terça-feira, 3 de março de 2015

PORQUE 70 SEMANAS?

PORQUE 70 SEMANAS?

PORQUE 70 SEMANAS?



Agora surge a pergunta, porque 70 semanas e não 80 e ou 90 semanas?



Vamos começar a entender o porque das 70 semanas.

 O profeta Danyahu (Daniel) havia entendido pelos livros de Yahmiahu - Jeremias, que a tempo do cativeiro em Babilônia seria de 70 anos; Danyah=Daniel; 9,2; Jeremias 25,11. Vemos que a matemática de Yahweh nas Escrituras Sagradas é exata; e o próprio Yahshuah diz que...A Escritura não pode falhar; e nem ser anulada; Yachonam=João 10,36. Vamos então aprender o porquê das 70 semanas de anos dadas aos Yahudim=Judeus, como tempo de arrependimento para o perdão de seus pecados; (que, aliás, não eram poucos). 


Quando Yahweh tirou seu povo do Egito, para os introduzir em Canaã, Ele lhes deu entre outros; o seguinte mandamento.

 "Quando estiverdes entrado na terra que eu vos dou...então a terra guardará um Shemitah (anos  sabatico a cada 7 anos) a Yahweh...seis anos semearás a tua terra...e colherá a sua novidade...porem...ao sétimo ano......haverá shabbat para a terra; um shabbat a Yahweh; não semearás o teu campo nem podarás o teu campo nem podarás a tua vinha...Lev.25: 1 a 7


Se viverem de acordo com meus regulamento, observarem e obedecerem às minhas mitzvot=mandamentos; darei a vocês a chuva necessária na estação, a terra dará seu produto, e as árvores no campo frutificarão. 

Sua debulha se estenderá até a colheita da uva...Comerão quanto quiserem e viverão com segurança em sua terra.
.Lev. 26: 3 e 4


No entanto, se não me ouvirem e não obedecerem a todos os mityzvot - mandamentos...(v.14)



Eu desolarei a vossa terra....Eu os dispersarei entre as nações e trarei a espada para persegui-los; sua terra será uma desolação, e suas cidades, um deserto. Lev. 26: 31 a 33)



Então por fim, a terra terá cumprido seus-70  -shabbatot=sabados. 

Enquanto permanecer desolada e vocês estiverem nas terras de seus inimigos, a terra descansará e será restituída de seus Shabattot=sabados sim enquanto permanecer desolada, descansará o descanso que ela não teve durante seus Shabbatot=sabados quando vocês viviam ali...;Vayikra=Levitico 26: 34 e 53 ( versão B. Judaica Completa)


Eu os castigarei 7 vezes Lev: 26: 28



 Aconteceu que, enquanto Yahweh reinou sobre seu povo hebreu por meio de juízes. O povo respeitou e guardou o ano sabático de descanso da terra a cada 7 anos como era o mandamento de Yahweh. Porém, o povo rebelou-se contra Yahweh nos dias de Samuyah=Samuel; E pediram um rei, não querendo mais que Yahweh os governasse;  I Samuel capitulo 8: 18 e 19. 


Então Yahweh lhes deu a Shaul como rei, desde então o povo na sua rebeldia e desobediência aos mandamentos de Yahweh, deixou de guardar o ano sabático a cada 7 anos. Shaul começou a reinar sobre Yashorul (Israel) por volta do ano de 1095-6 antes do mashiach-Dic-bíblico pg 40. 

Contados a partir de 1095-6 até a saída do povo hebreu para o cativeiro na Babilónia em 605-6 dão exatos 490 anos; Ou seja, 1095-6 menos 490 anos cai no ano 605-6 inicio do cativeiro. 


É muito importante entender que, o povo transgrediu o mandamento de Yahweh, deixando de guardar o ano sabático a cada 7 anos; exatamente 490 anos, ou seja, 70 semana de anos

Agora para nosso melhor entendimento, é somente somarmos os 605-6 mais os 490 anos de transgressão, e chega-se em 1095-6 quando Shaul iniciou seu reino sobre israel. Ficando claro que o povo Yahudi (judeu) deixou de observar a mittzvat=mandamento do ano sabático durante 490 anos.

E se a cada 7 anos dentre estes 490 anos era guardado um shabbatot anual. Vemos que a terra ficou sem o seu descanso exatos 70 Shabbatot; Ou seja, 70 anos; Exemplo 7X70=490 anos. E como castigo o povo hebreu foi levado para o cativeiro na Babilônia, ficando fora de sua terra 70 anos; para que a terra descansasse.como mostras as Escrituras.

Pelo profeta Yahmyahu=Jeremias, Yahweh avisou o povo dizendo:   

"... a cidade infalivelmente será entregue na mão do exército do rei de babilônia...o que ficar na cidade morrerá à espada, à fome e de pestilência; mas o que for para os caldeus viverá...assim diz Yahweh Tiz´vaot=Yah dos exércitos, a Zedequias; se voluntariamente saíres aos príncipes do rei de Babilônia; então viverá a tua alma, e esta cidade não se queimará a fogo, e viverá s tu e a tua casa. Mas, se não saíres aos príncipes do rei de Babilónia, então será entregue esta cidade Yahshalaym na mão dos caldeus, e eles a queimarão a fogo, e tu não escaparás da mão deles; Yahmyahu=Jeremias 38,1-18. 

Yahweh lutou com o povo para que eles saíssem da terra e fosse para o cativeiro pacificamente!

 Já que a terra obrigatoriamente teria que repousar vazia durante os 70 shabbatot(shemitah). E assim eles preservariam suas vidas, mas não aceitaram a proposta do Eterno, e foram destruídos...porque lhes faltou o entendimento.
Judeus levados ao cativeiro em Babilônia

"E os que...escaparam da espada, Nabucodonozor levou para a Babilónia...até ao tempo do reino da Pérsia...para que se cumprisse a palavra de Yahweh pela boca de Yahmyahu=Jeremias...até que a terra se agradasse dos seus 70 (shemitah)shabbatot=Sabados...todos os dias da sua desolação repousou, até que os 70 anos (70-shemitah-anos sabáticos) se cumprissem" 2 Crônicas 36: 20,21. 

Vemos que a transgressão do povo hebreu foi de 70 semanas de anos=490 anos; deixando de guardar o descanso da terra cada  shemitah. 

Assim também Yahweh designou-lhes um mesmo período de tempo para arrependimento; ou seja, 70 semanas de anos =490 anos. 

Referindo-se a este tempo dado aos hebreus Yahshuah disse a Kefah=Pedro, que ele deveria "perdoar seus irmãos hebreus, 70 vezes 7=490. Mattytiahu=mateus 18,21. 

Justamente as 70 semanas de tempo concedidas aos hebreus; interessante não? 

Ivonil Ferreira de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário