quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A LEI CERIMONIAL=UM TIPO...


A LEI CERIMONIAL – FOI DENOMINADA A “LEI DE MOISÉS”

Neemias 8: 1
“... disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés...”
Atos 15: 5
“Alguns, porém, da seita dos fariseus... se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a Lei de Moisés.”
A Lei Moral – é Chamada a “Lei Real” – Tiago 2: 8
“... se cumprirdes, conforme a Escritura, a Lei Real...”
A Lei Cerimonial – é Chamada a “Cédula de Ordenanças”
Colossenses 2: 14
“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças...”
Efésios 2: 15
“Na Sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos que consistiam em ordenanças...” (A Lei Cerimonial é chamada também de Lei Ritual).
A Lei Moral – Existia Antes do Pecado do Homem – Romanos 4: 15
“... onde não há – lei – também não há transgressão.”
(Logicamente, se Adão e Eva pecaram, é porque transgrediram a lei de Yahveh. Disso Shaul=Paulo dá provas cabais e insofismáveis, ao declarar: “Como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte... Mas o pecado não é imputado não havendo lei (Rom. 5: 12-13). Fica então claro, que a Lei de Deus existia antes do pecado do homem, no Éden).
A Lei Cerimonial – Foi Dada Depois da Queda de Adam=Adão

Os símbolos e cerimônias desta lei (Lei Cerimonial) deveriam conduzir os homens ao Messias que viria para resgatar os pecadores. (Leia Hebreus 10:1).
A Lei Moral – Foi Escrita Pelo PRÓPRIO Yahveh – Êxodo 31: 18
“E deu a Moisés...duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas com o dedo de Yahveh.”
A Lei Cerimonial – Foi Escrita por Moisés – Deuteronômio 31: 9
“E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos filhos de Levi...”
A Lei MORAL – Foi Escrita em Tábuas de Pedra – Êxodo 31: 18
“E deu a Moisés... duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra...”
A Lei Cerimonial – Foi Escrita em um Livro – Deuteronômio 31: 24
“E aconteceu que, acabando Moisés de escrever as palavras desta lei num livro, até de todo as acabar.”
A Lei Moral – Foi Colocada Dentro da Arca – Deuteronômio 10: 5
“E virei-me e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão como o Eterno me ordenou.”
A Lei Cerimonial – Foi Colocada Fora da Arca – Deuteronômio 31: 26
“Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca...”
A Lei Moral – é uma Lei Perfeita – Salmo 19: 7
“A Lei de Yahveh é perfeita e refrigera a alma...”
A Lei Cerimonial – “Nenhuma Coisa Aperfeiçoou” – Hebreus 7: 19
“Pois a – lei – nenhuma coisa aperfeiçoou...”
A Lei Moral – é uma Lei Eterna – Mateus 5: 18
“... em verdade vos digo que até que o Céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”
A Lei Cerimonial – Era Transitória – Hebreus 10: 1
“Porque tendo a lei sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas...”
A Lei Moral – É Santa, Justa e Boa – Romanos 7: 12
“... assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.”
A Lei Cerimonial – Nada Aperfeiçoou ou Santificou – Hebreus 10: 1
“...Nunca, pelos mesmos sacrifícios que contínuamente se oferecem a cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.”
A Lei Moral – É uma Lei Espiritual – Romanos 7: 14 
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual...”
A Lei Cerimonial – Era Carnal – Hebreus 9: 10
“Consistindo somente em manjares, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne...”
A Lei Moral – Contém um Shabat=Sábado Semanal – Êxodo 20: 8-11
“Lembra-te do dia de Sábado para o santificar...”
A Lei Cerimonial – Tinha SeteShabatot= Sábados Anuais – Levítico 23: 27; 23: 32

A Torah registra    7  shabbaot (sabados) durante  o  ano  hebraico em  datas  e  festividades diferentes,  como  veremos  a seguir.
1º-shabbat-Vayikra (levitico)23,5. primeiro dia da matzah (ázimos) 15 de Abib-março-Abril.
2º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,8. no 7º  e ultimo  dia da matzah (ázimos) 21 de Abib-março-Abril.
3º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,15,16. na festa  de  shavu`ot (pentecostes) dia  4 de sivâ o 3º mês.
4º-shabbat-Vayikra (Levirico 23,23-25.no dia do ano  novo-jubileu 1º de Tysri 7º mês-Setembro-out-.
5º-shababt-Vayikra (Levitico) 23,26-32. dia de "Yom-Kippur (Expiação) 10 de Tysri.
6º-shabbat-Vaykra (Levitico) 23,39. 1º dia da  festa de sukkot (tendas) 15  de Tysri 7º mês.
7º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,38-40; O ultimo  dia da  festa de Sukkot 22  de Tysri  7º  mês.
A Lei Moral – Não Foi Ab-rogada (anulada) por Yahshuah
Mateus 5: 17-19
“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: Não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o Céu e a Terra passem, nem um jota, ou um til, se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido...”
A Lei Cerimonial – Sim – Foi Cravada na Estaca de execução;
Colossenses 2: 14
“Havendo riscado a cédula que era contra nós, nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.”
A Lei Moral – Não Foi Abolida Nem Anulada Pela Fé em Yahshuah
Romanos 3: 31 – “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma; antes, estabelecemos a lei.”
A Lei Cerimonial – Foi Desfeita ou Cancelada por Yahshuah
Efésios 2: 15 – “Na Sua carne (Seu sacrifício) desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças...”
Finalmente, lhe digo amado: A Lei Moral não dá instruções ou informações sobre ofertas queimadas, de manjares, páscoa, ereção de altares, circuncisão, ordem sacerdotal, etc. A Lei Cerimonial é que engloba e
exige a prática destes ritos.

O  SHABBAT  E  OS  SHABBAOT...

Colossenses 2:
16  Ninguém, pois,  vos julgue por causa de comida e bebida, ou  dia de festa, ou lua nova, ou sábados. Que  são sombras  e  ou figura do que havia de vir...
Os  shabbaot=sábados-plural, nada  tinha  a ver  com o shabbat  do 4º mandamento! E eram denominados  de  shabbaot=sabados  das festividades, que  eram apenas  um tipo-figura,  sombra  do que havia de vir!

Vc



                    COMPREENDENDO A TIPOLOGIA

TIPOLOGIA – é a parte da teologia que estuda as conexões históricas entre determinados fatos, pessoas ou objetos do Antigo Testamento e sua aplicação profética no Novo Testamento.
Tipo é a pré-figuração do verdadeiro, que é chamado anti-tipo. Em outras palavras, o tipo é uma sombra que antecede o real (o antítipo). Para isto o tipo estará sempre figurando no Antigo Testamento e o antítipo estará sendo confirmado no Novo Testamento. Exemplo:
Yossef=José é tipo do mashyah= Cristo, e o mashyah Cristo é antítipo de Yossef=José.

ANTIGO TESTAMENTO
YOSSEF=JOSÉ

-          rejeitado pelos irmãos – Gn 37:4
-          deixou a casa do pai – Gn 37:28
-          foi vendido – Gn 37:27-28
-          foi tentado – Gn 39:7-12
-          esteve preso – Gn 39:20
-          exerceu o governo – Gn 41:39-44
-          salvou o povo – Gn 41:57

NOVO TESTAMENTO
YAHSHUAH=JESUS
(Antítipo – Hb 9:24)

-          rejeitado pelos irmãos – Jo 1:11
-          deixou a casa do Pai – Jo 17:3, 5
-          foi vendido – Mt 27:9
-          foi tentado – Mt 4:1-11
-          esteve preso – Mt 26:47-56
-          exerceu o governo – Is 9:6
-          salvou o povo – Mt 1:21

O profeta  Osheiah disse da parte de Yahveh  sobre o cessar  dessas  festas tipológicas  da seguinte maneira!!!
Oséias 2:
11 – Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, os seus sábados e todas as suas solenidades.


E Shaul ratificou  dizendo que...havendo o mashyah riscado  a cédula que era  contra  nos nas  suas  ordenanças...tipologicas...a qual de alguma maneira  nos era  contraria, e  tirou-a  do meio de nós, cravando-a  na estaca  de execução..Col-2,14...

Porisso  Shimom  foi enfático eu seu depoimento  sobre essa transição  do  tipo =figura...para o antítipo=realidade!
Dizendo...Yah me escolheu dentre  vocês (judeus) para ser                                                                    aquele cuja boca os goym  pudesse ouvir a mensagem  das  boas  novas e confiar.    E Yah que conhece os corações, deu lhes  testemunho ao conceder  o ruach  hakodesh  a eles,  como  fizera a nós, isso é, ele  não faz  distinção  entre  nós  e eles, mas  purificou-lhes  os corações mediante a confiança  no Mashyah. Então porque    vocês  estão tentando  ao Eterno agora,  ao  colocar  um jugo sobre o pescoço  dos  talmidim que  nem  nossos  pais e nem  nós  tivemos  forças  para  carregar? Atos,14,6-12..

Assim como em muitas  outras  passagens da Escritura  mostra  essa  transição  do  modelo de adoração  no Tanach usando  as  coisas  físicas  que  eram...um tipo=figura... para  a Bryit  hadashah  em espirito  que  é o Antitipo-real!.

 O  shabbat singular do 4º mandamento  não  setá  dentro  das  regras  do  tipo=figura!  Ele  um  dos 10 mandamentos  do Eterno Yahveh  que  não muda! Ele e foi instituído na  Bereshit  no final  da maravilhosa obra  criadora  de Yahveh ulhim...E  é  um monumento da criação do Eterno Criador Yahveh. 
Portanto dizer que o shabbat  do 4º mandamento era  sombra  de Yahshuah, é uma miopia  espiritual      sem limites...shabbat  shalom  a todos  os que amam  o Mashyah em espirito e  em verdade!!!

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