domingo, 28 de junho de 2020

Sábado não é o shabbah do sétimo dia da criação!-22

Sábado não é o shabbah do sétimo dia da criação!

AB´reshit (genesis) 2;2 E aconteceu que no sexto dia Ulhim (Ulrrim) cessou o trabalho ao terminar Sua obra que Ele tinha feito; e Ele descansou no sétimo dia, de toda sua obra que Ele tinha feito.
3 E Ulhim (Ulrrim) abençoou o sétimo dia, e o fez Kadosh; porque nele, Ele descansou de toda Sua obra que Ulhim (Ulrrim) criou e fez
 asher mela‟chto hashishi ‟i bayom „e Ulhim vayechal
mela'chto-mikol hashvi‟i bayom vayishbot „assah

hashvi‟i yom-et „e Ulhim vayevarech „assah „Asher
mela‟chto-mikol shavat vo ki „oto vayeqadesh 


Yom Shivii [sétimo dia] - Shabat

2 1 Assim  hashamayim (os céus) e a terra foram acabados, e todos seus exércitos.

2 E aconteceu que no sexto dia Ulhim cessou o trabalho ao terminar Sua obra que Ele tinha feito, e Ele descansou -hashvi‟i bayom vayishbot- sétimo dia- erev boqer-tarde e manhã- de toda sua obra que Ele tinha feito.

3 E Ulhim abençoou- hashvi‟i bayom vayishbot-o sétimo dia, e o fez Kadosh, porque nele, Ele descansou de toda Sua obra que Ulhim criou e fez.


De fato, o termo "sábado", ao qual muitos estão acostumados,  tem uma origem pagã.




Shabah significa  cessar repousar, descansar. difere do sábado no calendário gregoriano do papa Gregorio XIII que é etmologicamente: o dia de Saturno. (Revelação divulgada, p. 145, 146). A palavra "sábado" em inglês é "saturday": dia (de) Saturno.

Os nomes dos dias da semana em português têm a sua origem na liturgia católica. Na maior parte das outras línguas românicas, a sua origem são nomes de idolos pagãos romanos aos quais os dias eram dedicados, neste caso o sábado era dedicado a divindade romana Saturno (este por sua vez equivalente ao deus grego Cronos).

Em todos os meses do ano. Existem 4 Shabah em cada mês.

E os quatro dias são visíveis pela posição  da lua no shamayim (céus), como antes era, agora será assim e até no futuro. E virá a se passar que, a cada mês em Rosh Chodesh [Lua Nova] e toda a semana no shabat, todos virão adorar na Minha presença, diz YAHUH יהוה 
 YahshayahuI  (saías) 66-18 

 Desde os tempos antigos, o povo Yahdim (judeus) observava o shabbah. Observando sempre  a posição da lua!

Em AB´resht (Gênesis) o Criador Eterno diz: ... e as estrelas devem marcar um certo tempo, sejam: dias, semanas, meses e anos ...


Assim, o CRIADOR colocou o calendário no céu!

Bem, como o sol celebra 1 (ou) dia 

A lua marca meses e semanas.

E Ulhim colocou luminares na expanção do shamayim (ceus) ...
E disse ULHIM (ULRRIM): Haja luminares na expansão dos céus, para separar entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para esta-ções e para dias e anos. (hashamayim bireqia' me'orot yehi 'Ulhim vayo‟mer-le'otot vehayu halayəlah uven hayom beyn lehavdil-lime'orot vehayu veshanim uleyamim ulemo‟adim)
-AB´reshit (genesis) 1;14

Uma semana corresponde a 7 dias.

Inicialmente, possui meses entre 29 e outros com 30 dias, diferentemente do calendário greco-romano, que tem meses entre 28, outros 29, cerca de 30 e alguns mais com 31 dias.

É importante saber que o primeiro mês do ano inteiro deve ser Abib, o mês do calendário greco-romano de abril. Shemot (Êxodo:) 13. 4. Hoje, no mês de Abib, você saí.  Shemot 12. 2. Este mês vos será o começo dos meses ; Este será o primeiro dos meses do ano.

E vale ressaltar que: O 1º dia do mês é marcado por uma lua nova. Quando a 1ª crescente da lua aparece no shamayim (ceu) todos os meses, este é o primeiro dia do mês. e não um dia semanal, como fomos ensinados por Roma, que inventou o calendário seqüencial 1-2-3-4-5-6-7 onde a fase da lua não significa nada.



 A lua nova também deve ser tão kadosh quanto o Shabah. 

Ahmos – עמוס– Amós

 8. 5 Dizem: Quando o Rosh Chodesh [Cabeça do mês] irá ocorrer, para que nós venhamos vender nosso grão? E o Shabat, para que nós arranjemos o trigo, fazendo um efah diminuir, e aumentar o shekel, e falsificarmos as balanças por engano?

Algumas pessoas, porque adoravam a lua: criaram apenas o calendário lunar... E outras, porque adoravam o sol: criou o calendário apenas o solar (por exemplo: aqueles que adoram no domingo-sanday dia do sol dos romanos...e o Saturday  dia de saturno (sábado gregoriano) dos próprios romanos)... E Roma ganhou essa história de sua invenção d "o calendário mundial" Sunny "com a mais alta divindade:" DIEV SOLLI INVICTV "(Deus é o Sol Invencível" ....


Deixando um pouco de história, passamos ao nosso tópico:

Existem 4 Shabah em cada mês. COMO DETERMINAR?

É SIMPLES ...

O primeiro dia do mês é visto no Rosh Chodesh (cabeça do mês na lua nova,) e este é apenas um dia do mês, não um dia semanal.

Rosh Chodesh -cabeça do mês-(lua nova) A primeira ascendente visível, quando parece fininha no shamayim (céu,) é o primeiro dia do mês.




Quando está no meio do quarto levante, este é o primeiro shabbah do mês (sempre cai no oitavo dia do mês) porque tem o rosh chodesh no dia 1º início do mês  que é um dia  de adoração quando a porta do átrio estaria aberta  igualmente no dia  de shabbah. A partir  do rosch chodesh se conta 6 dias  de trabalho, e assim após  o dia 1º feriado da lua nova  e mais  os  6 dias  de trabalho se chega no primeiro shabbah do mês dia 8.

Quando a lua está cheia, é o segundo sábado do mês (sempre o cai no 15º dia do mês)

Quando ela está na metade declinante, é o terceiro shabbah do mês (ele sempre cai no dia 22 do mês).

Quando está em conjunto, o quarto Shabah do mês (sempre cai no 29º dia do mês)-lembrando que as datas citadas  aqui são do calendário luni-solar !

Também vale a pena notar que a Lua Nova também é o dia do triunfo de YHVH-Yahveh Ulhim, como está em Yahshayahu  (Isaías) 66:18 diz no final. E você não pode trabalhar, como é óbvio em:

Ezekyahu (Ezequiel:) 46:1
46 1 Assim diz o Soberano YAHUH יהוה: A porta do átrio interno que olha em direção ao oriente será fechada e trancada durante os seis dias úteis que são de trabalho, mas no shabat [do sétimo dia] se abrirá, e no dia de Rosh Chodesh [Lua Nova] se abrirá. 




Ezekyahu (Ezequiel:) 46. 3. E o povo da Terra adorará na entrada do mesmo portão, no shabbah e no Rosh Chodesh (lua nova-inicio de cada mês), diante do Criador Yahweh.



Ivonil ferreira  de Carvalho-s paulo Brasil

quarta-feira, 24 de junho de 2020

gigante-nafil heb



נָפִיל
(masculino)
Fem./Plural: נְפִלִים--נְפִילִים
Transliteração: nafil
Traduçãogigante
עֲנוֹק
(masculino)
Fem./Plural:
Transliteração: 'anoq
Traduçãogigante
עֲנַק
(masculino)
Fem./Plural: עֲנַקִים גם עֲנַקוֹת
Transliteração: 'anaq
Traduçãogigante; colar

cair-verbo-heb

cair-verbo

נָפַל, לִפֹּל אוֹ לִנְפֹּל
(verbo)
Fem./Plural:
Transliteração: nafal, lipol 'o linpol
Traduçãocair; ser morto em batalha; render-se; assentar; omitir; acontecer
צָנַח
(verbo)
Fem./Plural:
Transliteração: tsanach
Tradução: descer, baixar, cair; saltar de pára-quedas
פָּק, לָפוּק
(verbo)
Fem./Plural:
Transliteração: paq, lafuq
Tradução: tropeçar, cair, vacilar
חָמַט
(verbo)
Fem./Plural:
Transliteração: chamat
Tradução: enfraquecer, desmaiar, cair
חָמַט
(verbo)
Fem./Plural:
Transliteração: chamat
Tradução: enfraquecer, desmaiar, cair
הִתְמוֹטֵט
(verbo)
Fem./Plural:
Transliteração: hitmotet
Traduçãocair, desmoronar, colapsar; cambalear

sexta-feira, 5 de junho de 2020





Yahanam-john 17, 1 ... Estas palabras habló Yahshuah, y levantó Sus ojos
para los shamayim, y dijo, Abba, la hora es llegada; y que, por lo tanto,
2 Así como Tú de este poder sobre toda carne, Él
dé a chayim (vida) eterna a tantos como Tú te entregaste.
3 Y esta es la chayim (vida) eterna; que puedan conocerte, ECHAD-el único
"יהוה ולהים", emet, y Yahshuah hamashyah המשיעה יהשועה, a quien Tú Enviaste.
En esta hermosa oración declaratoria de Yahshuah al Padre-Padre Yahveh ... no deja margen para las teorías Unicista y trinitaria.
Entendiendo a término "Echad" del shemá Yahshurum.
Algunas personas por falta de conocimiento profundo sobre el hebreo acaban siendo engañados por falsos expertos en la lengua hebrea, que distorsionan el texto, para intentar probar sus ideologías teológicas.
Hoy en este texto espero ayudar a aclarar de manera simple el vocablo "Echad- (אחד)" encontrado en la declaración de fe hebrea, para aclarar de una vez por todas el verdadero sentido de este vocablo dentro de aquel texto escriturístico.
Está escrito en Devarym (Deuteronomio) 6: 4 "Oye Yahshurum; YHVH nuestro ulhim, es Echad (UM)
Los teólogos en su mayoría dicen que el término Echad (Uno) en este texto significa una especie de "unidad compuesta" y lo hacen para dar soporte a su creencia en una pluralidad de seres creadores, y dicen que en Hebraico existiría una palabra para significar una unidad absoluta "Yachid" pero en ninguno de los léxicos del idioma hebreo encontramos tal afirmación, o algo parecido a esta afirmación teológica, veamos por lo tanto aquello que dice los léxicos de la lengua hebrea:
Según el diccionario Strong y el Holladay lexicon esta palabra Yachid significa "Único" y es un adjetivo masculino singular absoluto, y encontramos este término en 3 pasajes en la Escritura; Tehilim (Salmos) 25:16, Yarmyahu (Jeremías) 6, 26 y Amós 8:10.
"Y haré vuestras fiestas en duelo, y todos vuestros cánticos en lamentaciones; y pondré tela de saco sobre todos los lomos, y calva sobre toda cabeza; y haré que eso sea como luto por un hijo único, y su fin como día de amarguras. (Amo 8:10 ACF) "
Este vocablo también aparece en su forma femenina Yachidah (יחeness) en Jueces 11:34.
"Viendo, pues, Jefté a Mizpa, a su casa, he aquí que su hija le salió al encuentro con adornos y con danzas; y era ella la única hija; no tenía otro hijo ni hija.
Este adjetivo según el Strong es proveniente del verbo Yachad, que significa unir, unir, ser unido, por lo tanto el adjetivo Yachid tendría más logica de intentar probar una posible pluralidad en la deidad que el uso de un numero cardinal, contrariando , por lo tanto todo el pensamiento erróneo de la teología actual.
Este término tiene el mismo significado de la palabra portuguesa "individual", que sirve tanto para designar a una sola unidad, como un conjunto de unidades, como en estas frases: "El único ejército que sobrevivió fue la israelí" y "Tengo una único equipo ".
En la primera frase la palabra única sirvió para agregar una agrupación de soldados, y en la segunda para designar un solo objeto.
Por lo tanto, es falso pensar y decir que el término "Único" es una unidad absoluta, y que no se usa para designar un agrupamiento de objetos.
Echad (אחד) de acuerdo con el mismo léxico es un absoluto masculino numeral cardinal singular, y tiene el mismo significado de la palabra Inglés 'A' y viene de la raíz primitiva Achad (אחד) y que tiene la versión Achat hembra (אחת) y de acuerdo con los textos BDA Kadosh escritura tiene aplicabilidad del mismo término en un portugués y una, lo que puede significar una agrupación de objetos como un mueble o un objeto único, como un bolígrafo.
Como ejemplo de una única unidad podemos citar el texto de Yahshuah (Josué) 4: 2 "Tomad del pueblo doce hombres, de cada tribu un hombre (Ish Echad) (איש אחtud); y como ejemplo de agrupamiento podemos usar Bereshit (Génesis) 34:16 "Entonces les daremos a nuestras hijas, y tomaremos a vuestras hijas, y habitaremos con vosotros, y seremos un pueblo (Echad) (עם אחד);
¿Existen innumerables pasajes usando ambas formas entonces cómo podemos afirmar que el Echad encontrado en Devarym (deuteronomio) 6: 4 hace referencia a una sola unidad y no a una agrupación, o unión en una determinada deidad?
En primer lugar, debemos recordar la palabra que precede o antecede al vocablo Echad, en el caso de Am Echad, la palabra pueblo es un conjunto de individuos, quedando bien claro si se trata de una agrupación de seres humanos, y en el caso de Ish echad como el sustantivo el hombre es singular la comprensión queda bastante clara.
Pero, en el caso del Shemá Yahshurum?
En el caso del Shemá Yahshurum necesitamos simplemente analizar el texto de manera simple para comprender su sentido.
"Yahshurum" (Israel) "Escucha Yahshurum" (ש י)
"" YHVH "es nuestro Ulhim" יהוה ולהים "" YHVH "es nuestro Ulhim
"YAHVEH [ES] UN" YHVH echad "YAHVEH [es] UN"
Por lo tanto el texto esta diciendo que YHVH

Por lo tanto el texto esta diciendo que YHVH es el soberano de Yahshurum-Israel y Él (YHVH) es uno, así siendo afirmar que Echad en este texto significa una especie de plural es afirmar la existencia de otro Padre, pues el texto no esta afirmando aquí que el adonai es uno, pero que YHVH-Yahveh es uno.

Para concluir vale recordar una cuestión histórica importante para cerrar nuestro razonamiento, cuando Yahshurum (Israel) recibe las tablas de la Instrucción (ley) en el monte Sinaí, él venía de una sociedad politeísta, de modo que era fundamental dejar bien claro quién era el el soberano al que Yahshurum (Israel) debía seguir, establecer el monoteísmo de manera definitiva era fundamental para retirar del corazón de todos cualquier deseo politeísta, así que cualquier idea de pluralidad confundir la creencia del pueblo de Yahshurum (Israel), consecuentemente queda imposible de creer que al proferir el shema Yahshurum (Israel), la idea original era traer una pluralidad de todos modos, pero establecer de una manera firme la unidad absoluta de este ser supremo y único llamado YHVH.
Baruk hashem Yahveh-yhvh todo poderoso Abba pai de nosso soberano Yahshuah  Hamashyah..!.



Ivonil Ferreira  de  Carvalho