terça-feira, 24 de setembro de 2013

O SIGNIFICADO DE TORAH...

O SIGNIFICADO  DE TORAH...
To-rah, Literalmente, “ensino”, mas comumente traduzida por “Lei” porque os gregos usaram "nomos" para verter torah. 1. Os cinco livros de Mosheh, o Pentateuco, chamados Torah Shebikhtav (“Torá Escrita”) [Mt 5,17], 2. A primeira, acrescida de Nevi’im [Profetas] e K’vim [Escritos], isto é, todo o Tanak. 3. A segunda, com material adicional, chamada Torah Sheb’at-peh (“Torah Oral”), e considerada em diferentes níveis detentora de autoridade no judaísmo (Gl 5,3), 4. A palavra torah com inicial minúscula pode ser entendida de forma genérica como “lei” ou “princípio” (Rm 7,21ss).
http://ivonilservodeyahshuah.blogspot.com/2014/09/e-virao-muitos-em-meu-nome.html
To-rah. Mestre da. Essa expressão é a tradução da palavra grega grammateus, que corresponde ao hebraico sofer (pl. sofrim), geralmente vertida como “escriba”. Aparentemente os escribas da Torah (Mt 2,4).
A palavra Torah (Strong's number 8451) deriva da palavra hebraica "Yarah, que quer dizer ensinar, instruir, apontar para o alvo, estabelecer uma fundação"...Segundo essa interpretação fica evidente  que  toda a Escritura  teria o sentido de...Torah,  ja  que é essa  a função  não só  do Tanak  como  tambem  o  é; da Briyt hadashah!  Acho estranho  no entanto,  os pseudos  faladores em torah. Serem plenamente  ignorantes ao  que  está escrito na Bryit  hadashah...Sendo  que  a B'rit Hadasha não anula, mas sim confirma o  Tanak, pois leva a Torah para o coração. Assim, todos os livros de B'rit Hadashah (de Mateus a Apocalipse) também são Torah.  Fica  aqui  uma pergunta deveras  intrigante! Porque então  os  judeus e  os judaizados  so falam  na  tanak  como  torah,  e  nos costumes  judaicos  que eram  regras  sim,  mas  para  uma  nação  civil organizada  como país  e  não como  kehilah espiritaul,  com o é  na Brit  hadashah?  A resposta  é simples  e clara...essa  visão  so é recebida  através   do rukha  nevuah...que  mostra  uma verdadeira  consonância entre  o Tanak e a bryit  hadashah. È uma coisa  que  não  se vê com  os olhos fisicos,  por esse  motivo obvio  os judeus  não  viram em Yahshuah  o Mashayh  do Eterno. E  o rejeitaram  e  o mataram  como um malfeitor  exatamente  por  falta  de conhecimento espiritual  de causa...Shaul escreveu a respeito dizendo...existe uma sabedoria  da qual  falamos aos  que  são suficientemente maduros  para  ela...a  sabedoria secreta  da parte  de yhvh,  que foi oculta até agora;...nenhum dos lideres(judeus)desse  mundo a entendeu, pois se eles ( judeus  e romanos) o tivessem feito, não teriam executado  Yahshuah  hamashyah  de quem essa sabedoria gloriosa  flui; todavia  como diz  no Tanak; "nenhum  olho viu  nem ouvido ouviu, e o coração  de ninguem imaginou  todas  as  coisas  que yhvh preparou  para aqueles  que  o amam;  Entretanto Yah  nos  revelou  essas  coisas.  Como?  Por  meio  do rukha nevuat,  porque  o rukha  sonda  todas  as coisas mesmo as profundezas  de yahveh...pois  ninguem...conhece  as  coisas  do pensamento  de Yah, a não  ser  o rukha  de Yah...nós  porem recebemos  o  rukha  kadosh, para podermos entender  as  coisas   que  Yah  nos deu  de forma gratuita...Assim  não usamos sabedoria terrena...e sim, usamos  o modo de  falar ensinado pelo  rukha kadosh, mediante  o qual explicamos  as  coisas  do rukha  a quem  tem  o rukha. Todavia o homem natural (apegado às  tradições  humanas) não recebe  o  que procede  do rukha  de Yah...ele é incapaz  de entender  tais coisas, pois elas  se discernem  por  meio  do rukha  kadosh. Entretanto,  a pessoa  que  tem o rtukha  nev uat é  capaz  de discernir  todas coisas, ao passo que  ninguem está em posição   de discerni-la..1= cor-2...


Ivonil ferreira  de carvalho-jatai-go


Nenhum comentário:

Postar um comentário