quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

QUANDO COMEÇA O MÊS

QUANDO COMEÇA O MÊS


Philon nasceu 20 anos antes da Era Comum, e morreu depois de 40 anos Era Comum, são preservados ainda hoje alguns dos seus trabalhos que ligam com a interpretação alegórica da Torá, e biografias de pessoas nas Escrituras, é descrito pelos seus leitores como “judeu grego” porque neles são refletidos não só ideias mas também sabedoria hebraica da filosofia grega. Foi testemunha ocular do calendário hebraico por volta do primeiro século.
Declarar o novo mês pela observação da lua nova, e o novo ano pela chegada da Primavera, pode apenas ser feito pelo Sinédrio.
Na época de Hillel II [4º século DC.],... os romanos proibiram esta prática. Hillel II foi então forçado a instituir o calendário fixo... “The Jewish Clendar; Changing the Calendar.” www.torah.org

Que diz a Escritura?

Em Números 28 o Criador dá instruções para os serviços no templo, é interessante observar a instrução: " TEREIS CUIDADO, para mas trazer em SEU TEMPO DETERMINADO.
Não era qualquer tempo (dia/hora) se houvesse desacato das ordens referente ao tempo, tanto a oferta não seria aceita, como as consequencias poderiam ser bem trágicas, como no caso da morte do Sumo Sacerdote, se entrasse fora do dia determinado no Lugar Kadochim (Santíssimo).

Só com o determinar do primeiro dia - lua nova é que se podia dizer quais seriam os subsequentes. 
Daí podemos dizer qual seria o dia 14 do mês de Abibe ( o 14º dia a partir da lua nova), dia 10 do mês sétimo ( o 10º dia a partir da lua nova) assim por diante.




O que é lunação!


Lunação é um ciclo lunar completo e corresponde ao tempo transcorrido entre duas luas novas  consecutivas. Esse período tem duração média de 29 dias, 12 horas, 44 minutos, contudo esse valor não é constante, e pode variar entre 29 e 4 h e 29 dias e 22 h aproximadamente.
Durante a lunação ocorrem as quatro fases da lua Nos calendários lunares ou luni-solares, o mês deve estar sincronizado com as lunações. Nesse caso, chama-se de mês sinódico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lunação


O que diz a história?

O sentido original da expressão lua nova referia-se ao primeiro crescente visível da Lua após a conjunção com o Sol. Este tem lugar no horizonte ocidental num breve período entre o pôr do sol e o pôr-de-lua, de modo que tempo exato e até mesmo a data da lua nova, por esta definição, vão ser influenciados pela localização geográfica do observador. 

A lua nova no seu sentido original marca o início do mês em calendários lunares, tais como o calendário muçulmano, e nos calendários lunissolares, tais como o calendário judaico, o calendários hindu e o calendário budista....http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua_nova


A divisão de tempo que compreende 7 dias, o que explica o nome hebraico ... a semana de sete dias, foi conectado com o mês lunar, que é cerca de um quarto. Divisão quadripartida do mês era evidente um uso entre os hebreus e outros povos antigos, mas não está claro se ele se originou entre os primeiros... Existem, por outro lado, para a hipótese de que, tanto entre os babilônios e os hebreus no primeiro dia da primeira semana é sempre calculado como coincidindo com o primeiro dia do mês.” Emil G. Hirsch – Enciclopédia Judaica – Artigo em “Semanas”


O mês Astronômico e Biológico!



Se os seres humanos possuem um relógio circalunar, é um assunto ainda pouco estudado...Contudo podemos afirmar que há efeitos da sincronia com a lua com os seres humanos, dizem os cientistas.
"Assim como o relógio circadiano, [o relógio circalunar] terá de ser redefinido.

"É difícil imaginar que os nossos sistema receptor não sofra a influencia da lua, visto que até as grandes marés estão sujeitas a sua força gravitacional. 
Depoimento de uma leitora:

Interessante que em 2007 participei de um congresso internacional na Unicamp, onde um pesquisador de Howard University, que estava no Brasil para pesquisar as marcações do tempo de tribos indígenas amazônicas, que praticamente não tem contato com a civilização, relatou-nos a sua pesquisa. Ele diz que os índios na mais incrível organização e também usou um termo inesperado "sabedoria", utiliza marcadores de tempos naturais como o sol e a lua e também as plantas em geral, os rios etc. Contou-nos que eles possuem calendário mas sem registro, só por observação da lua e do sol, o que eles passam de pai pra filhos, sendo que pelo contrário do que pensavam, não estão perdidos no tempo. Interessante, hoje para mim, relembrar dessa pesquisa feita por esse professor tão maravilhado e entusiasmado com o que nos passava. Elisângela Borges



"Assim diz o Senhor YHWH: A porta do átrio interior que dá para o oriente, estará fechada durante os seis dias que são de trabalho; mas no dia de sábado ela se abrirá; também no dia da lua nova se abrirá.
E o príncipe entrará pelo caminho do vestíbulo da porta, por fora, e permanecerá junto da ombreira da porta; e os sacerdotes prepararão o holocausto, e os sacrifícios pacíficos dele; e ele adorará junto ao umbral da porta, e sairá; mas a porta não se fechará até à tarde.

E o povo da terra adorará à entrada da mesma porta, nos sábados e nas luas novas, diante do Senhor.Ezequiel 46: 1 a 3







Na verdade, a ordem e funcionamento do calendário do criador no shamaym-ceus...é perfeita e linda ao mesmo tempo...e funciona na mais alta tecnologia jamais imitada por qualquer cientista humano!

Este é o único modelo de mês que se encaixa nas Escrituras! E está fadado à eternidade!!!





Diná Soares

ivonil f c...

Nenhum comentário:

Postar um comentário