quarta-feira, 8 de abril de 2015

POR QUE O NOME YAHSHUAH E NÃO YESHUA?

POR   QUE  O NOME  YAHSHUAH   E  NÃO YESHUA?




Um detalhe a ser também notado, é que as bíblias em português usam o nome "Jesu-S" para o Messias, mas usam o nome "Jesu-A" para os que tinham o nome "Yeshu-A" no Tanakh, demonstrando assim mais CONTRADIÇÃO.
Outra coisa, é que a liderança religiosa judaica do primeiro século REJEITOU ao Messias, e os escribas puseram no Talmud (o comentário rabínico) que Ele era um suposto "falsário", "blasfemador" e que praticava "feitiçaria", e por isso usaram o acrônimo de MALDIÇÃO ישו (Yeshu), para se referir ao Messias:
ישו (Yeshu) = ימח שמו וזכרו (Yemach Shemô Vezikhrô = Seja apagado seu nome e sua memória-YERMYAHU 11,19).
Alguns tentam justificar dizendo que tal acrônimo seria uma "contração" do nome יֵשׁוַּע (Yeshua), mas isso NÃO é verdade, pois se acaso fosse, haveria no mínimo uma ocorrência de tal forma no Tanakh se referindo a alguém, mas isso NÃO acontece.
Assim,  ye shua não é o nome  do mashyah e sim               entre os  judeus  um nome de despreso !
Portanto, o sistema religioso tratou mesmo de EXCLUIR 0 PREFIXO יו (YAH) do Nome do Messias יהשועה = YAHSHUAH, para que NÃO HOUVESSE mais o VÍNCULO entre Pai (=יהוה=YAH-VEH) e Filho- יהשועה =YAHSHUAH



A Besora De Acordo Com
Mattityahu – מתיתיהו – Mateus
As Todas As Nações
1;21 E ela dará à luz a um Filho, e tu chamarás Seu Nome
de =יהשועה =yahshuah =
: porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados.
A Besora De Acordo Com
Luka – לוקא – Lucas
As Todas As Nações
2; 21 E quando se completaram os oito dias para a brit milah
do Menino, Seu Nome foi chamado   =יהשועה =yahshuah = que fora
assim chamado pelo malach celestial, antes que Ele fosse concebido no ventre.
O nome aramaico Yeshua (ישוע/ יֵשׁוּעַ) é uma forma alternativa de Yehoshua que vem do original paleo-hebraico yahshuah (Josué), considerado  por  alguns, o nome completo do messias, Yeshua Hamashia (transliterado ao grego Yeshua fica:Ιησου'α, "Iesua"/"Ieshua" [também Ιησου'ς, "Iesu' "/"Ieshu' "/"Iesus"]; Yehoshua [יהושוע/ יְהוֹשֻׁעַ‎] fica: Γεχοσούαχ) (em árabe Yeshua fica: يسوع "Yesu' "/"Yesua"/"Yasu' "/"Yashua"/"Yashua"; Yehoshua fica: يوشع "Yeusha"/"Y'usha"/"Yusha"/"Yush'a"/"Yushua"/"Y'ushua").
Na Bíblia hebraica a ortografia é usada uma vez em relação a Josué (Yahshuah), filho de Nun, mas é comumente utilizado em relação a Josué, o sacerdote no tempo de Esdras. O nome é também considerado por muitos como sendo o nome hebraico ou aramaico do "mesias".
 "Yeshua"  formado por quatro letras – ישוע (Yod, Shin, Vav e Ayin) - que é o “verbo-salvar”, sendo muito parecida com a palavra hebraica “substantivo feminino  shuáh(salvação) – יהשועה, yahshuah com significado de  yah+salvação e é considerado   a forma correta do nome de Josué em hebraico – יהושעה, Yahshuah – que significa “yah-veh é salvação.
"Josué", Yahshuah, reduzido como Yeshua (aramaico), ou reduzido como Iesous (grego; onde não se pronuncia o "s" final); com esse último nome, a Roma-Grégorizada apelidou o sucessor de Mehshuah ("Moisés"), onde virou cultura e tradição. O Hebreu era filho de Num da tribo de Efraim, nascido no Egito, circuncidado com o nome de Hoshêa, ao consagrá-lo para seu sucessor mehshuah(moises) deu-lhe o nome de Yahshuah, pois dentre os que saíram do Egito, ele foi achado digno de conduzir o povo de yahshorul  (Israel) à terra de Canaã. Nos relatos de Toledot Yeshu, elementos dos Evangelhos sobre o messias são conflitados com descrições dos indivíduos chamados pelo nome de “Yeshu” no Talmud. Price [1] interpreta “Yeshu” como uma forma abreviada de “Yeshua” e argumenta que esta era a forma pelo qual messias era conhecido pelos yahdim(Judeus.) De qualquer forma, as narrativas de Toledoth Yeshu tipicamente explicam a designação Yeshu como um acrônimo da frase hebraica ימח שמו וזכרו - Yemach Shemô Vezichrô (Que seja esquecido seu nome e sua memória) e declararam que este nome originalmente era Yahshuah (esta é a pronuncia mais aproximada.)


Nessa  foto é importante frisar  que...estão os caracteres  hebraicos   ישוע... yud shim  vav aym...e que  se pronunciava  yashuá (donde posteriormente  veio a forma abreviada  aramaica yeshua)após  o cativeiro babilonico...isso devido  o povo judeu haver  tirado  o um  hê  do nome  yahshuáh, época  em que  se  perdeu muito da originalidade  do ivryt-hebraico antigo! 


 Na verdade   não é yeshua e  nem yaohushua...e  sim  Yahshuah...vejam!!!

YAHSHUAH
YUD HEY VAV HEY  mais as a letra Shin=Sh  com som de x e o massorético  VAV SHURUK=”U”   o Ayin com o Patar, “A”=  e  o HEY=H no final mudo =יהשועה 
יהשועה  = YAHSHUAH  o nome do filho escrito  da direita  para  a esquerda em caracteres hebraicos transliterado.
Português: como você pode observar este Nome não tem nenhum, massôrach,
י ). Yôd = Y
ה ). Hêi = Ah
ש ). Shin = SH = X       
ו  )  VAV shuruk=U
ע ). Ain = A,
 ה ) Hêi  =H MUDO.
   יהשועה=YAHSHUAH   
Sempre lembrando que  no hebraico se escreve da direita  para a esquerda!






Este mosaico data do ano 100 depois do messias, o nome dele esta sem pontos massoretas não esta fraudado ainda em carceteres hebraico...ישוע... yud shim  vav aym...se lê YASHUÀ .

YAHSHUAH
YUD HEY VAV HEY  mais as a letra Shin=Sh  com som de x e o massorético  VAV SHURUK=”U”   o Ayin com o Patar, “A”=  e  o HEY=H no final mudo =יהשועה 
יהשועה  = YAHSHUAH  o nome do filho escrito  da direita  para  a esquerda em caracteres hebraicos transliterado.
Português: como você pode observar este Nome não tem nenhum, massôrach,
י ). Yôd = Y
ה ). Hêi = Ah
ש ). Shin = SH = X       
ו  )  VAV shuruk=U
ע ). Ain = A,
 ה ) Hêi  =H MUDO.
   יהשועה=YAHSHUAH   

Iesvs Christi Filivs Dei=6+102+57+501=666...!!!!
Seu nome contem  o Tetragrama YHWH, que  forma  também o nome de  seu Pai.  AVINU SHE-BA-SHAMAYIN, ou Nosso Pai do Céu

O nome do eterno na sua forma plena.
.....................Yahveh forma plena
.....................Yahu forma trilítera
......................Yah forma bilitera.
Portanto, o nome do filho Yahshuah tem em si,
O significado pleno de" Yah+Shuah=Yahveh é Salvação=הוהי =עושהי
Yah prefixo do nome do pai Yahveh, Shuah=Salvação...HWHY...HAUHSHAY.
Lembrando  sempre  que  em hebraico escreve-se  da  direita  para  a esquerda

Agora vamos ter algo inusitado e inesperado, muito interessante, no mesmo livro de I CRÔNICAS é registrado o nome de "Josué" em sua forma plena "YAHSHUA". E também na forma curta "YESHUA" para um Kohen descendente de Arão. Vejamos os textos:--"

De quem foi filho Num, de quem foi filho YAHSHUA.27 Nun, seu filho, Yahshua, seu filho.
 divrey hayanim=1ª Crônicas 7:27..ketivay  hakadosh


---"A nona a YESHUA, a décima a Secanias, 1 Crônicas 24:11 ---Assim fica claro que o nome de  josué   era yahshuah  e nunca yeshua,E AGORA???

QUANTO A TAL DESAPROVAÇÃO DO NOME DE "YAHSHUAH" PARA "YESHUA". 

Vamos entender isto PELAS ESCRITURAS INSPIRADAS DE YHWH Existem aqueles  que teimam  em  afirmar que o nome  do messias  é yeshua e não yahshuah...li uma declaração que está acontecendo no face, um debate acirrado entre messiânicos e não messiânicos, e alguém falou acerca da “doutrina” da DESAPROVAÇÃO de "YAHSHUAH" para "YESHUA", e confesso que o  que  vi  foi,  DOUTRINAS DE HOMENS sem um pingo de unção da Rukha Hakadosh. Quem desaprovou o nome de "YAHSHUAH"? Que loucura é esta? Quem encurtou, e  recebeu ordem de quem para encurtar? Quem ousou fazer isto? Quando foi feito isto? Já que foi mehshuah(moises) inspirado por Ulhim que deu a Hoshea Bin Num;  a autoridade do nome de YHWH ((YAH SHUAH = yhwh é  salvação)) para o mesmo triunfar sobre os inimigos e ser prospero na tomada e colonização da eretz (terra) DE YAHSHORUL(Israel) (Bamidbar/Números 13:8,16; DEVARIM/DEUT 1:38; 3:28; 31:3; 34:9; 31:7;---SEMIKHÁ 
34:9). Seu nome era HOSHEA e recebeu o tetragrama, ou seja, SEU NOME FEZ FOI AUMENTAR!!! pois seu nome é o mesmo nome cuja denominação YHWH usou com suprema autoridade e revelou a todo YAHSHORUL  ( israel) o nome do MALAKH QUE SEMPRE ESTAVA A FRENTE DO POVO (Shemot/Ex 23:20-30; Devarim/Deut 1:30-33) e que é o nome do MALAKH MOSHIAH/MASHIYAH. Desde quando "YAHSHUAH" foi desaprovado? Que espírito mentiroso de acusação contra um grande profeta e general de guerra de onde sacamos as dicas e as pistas do MASHYAH BEN YOSEF, pois "YAHSHUAH" foi ungido pelo poder da RUKHA por imposição de MEHUSHUÁ (Mosheh) que passou a Ele a SEMIKAHÁ (imposição de mãos) para derrotar os inimigos e fazer os filhos de YAHSHORUL (Israel) entrar na eretz e herdar a eretz YAHSHOR-UL(Israel.) Nos dias do ministério de "YAHSHUAH" YAHSHORUL (ISRAEL) foi mais fiel a HOSHEA do que nos dias de MEHUSHUÁ (MOSHEH,) vejamos: "Serviu, pois, YAHSHORUL (Israel) ao YHWH todos os dias de yahshuah=Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram muito tempo depois de Josué, e que sabiam todas as obras que o yhvh adonai tinha feito a YAHSHORUL (Israel").YAH SHUAH=Josué 24:31. -->>> Somente depois da MORTE DE JOSUÉ=YAHSHUAH" o povo se tornou idólatra e rebelde novamente, confirmemos a palavra: "E havendo yahshuah=Josué despedido o povo foram-se os filhos de Israel, cada um à sua herança, para possuírem a terra. E serviu o povo ao YHWH todos os dias de YAHSHUAH"(Josué,) e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de YAHSHUAH"(Josué,) e viram toda aquela grande obra do YHWH, que fizera a YAHSHOR-UL(Israel.) Faleceu, porém, YAHSHUAH"(Josué,) filho de Num, servo do YHVH=YAHVEH, com a idade de cento e dez anos;
E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás. E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.
Então fizeram os filhos de 
YAHSHORUL  (Israel) o que era mau aos olhos do YHWH; e serviram aos baalins"(idolos). Juízes 2:6-12; O MINISTÉRIO DE "YAHSHUAH" enquanto esteve vivo foi uma benção! O povo era super fiel a YHWH! e obedeceram ao Profeta de YHWH. Que desaprovação foi esta? Que falsa acusação dos diabos!!! O NOME DE "YAHSHUAH" NA VERDADE CONTÉM O TETRAGRAMA SAGRADO: YHVH mais a obra e missão de YHWH que se revelou  na forma de um MALAKH. O NOME DO MASHYAH foi revelado por mehshuah(Moisés)a todo YAHSHORUL  (Israel) e foi dado a autoridade do nome e INTEGRADO e AUMENTADO no nome de HOSHEA ((Oséias filho de Num, o poupar josué)). Todas as vezes que o povo CHAMAVA pelo nome novo integrado de YHWH ao nome de HOSHEA, estavam a dizer: YHWH SHUAH = YHWH É SALVAÇÃO!!! que é a missão do MALAKH DE YHWH quem tem o nome de YHWH: "Eis que eu envio um MALAKH diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.Guarda-te diante dele, e OUVE A SUA VOZ, e não o provoques à ira; porque não PERDOARÁ vossa rebeldia; porque O MEU NOME está NELE". Êxodo 23:20-21 
YAHUSHUAH este é o nome pleno que foi técnicas massoretas do "shem
 hameforash"(o tetragrama) por causa do NOME E SUA PRONUNCIA foi sutilmente em seu prefixo alterado para "YEHOshua" e agora segundo o talmude foi DESAPROVADO e ENCURTADO para "YESHUA...
(Judeus  nazarenos  no Brasil).

Nota: (1 ) Sefer Bessora haKodesh – É o Tomo de 04 Livros Sagrados denominados de Evangelhos escritos pelos Shiliachim Matitiahu (Mateus) Markos, Luqas e Yochanan (João) , é uma secção da Torah.
( 2 ) Adom- Mestre,amo,dono
( 3 ) Sefer haKodesh Birit Chadashah – É um Talmud messiânico.É o Tomo de 27 livros escrito pelos principais discípulos do Rabino Yahshuah. Estes livros compõem o Pacto Renovado ou a Nova Aliança,erroneamente chamado de “novo testamento”.
( 4 ) YAHSHUAH – a Forma hebraica correta do nome do Messias ( “Yeshua -Jesus cristo “ formas errôneas ) . Portanto os Kadoshim (separados) Nazarenos Israelitas devem pronunciar apenas o nome Kadosh sagrado do Mashiah : YAHSHUAH .

Rosh Uriel Ben levy Ben Israel, Israelita, levita, discipulo nazareno, administra a liderança junto recém criada comunidade israelita nazarena do Piauí e preside a Kehilah BEIT LEVI SHALOM, exerce o ministério debaixo da cobertura espirtual do Moreh e Cohen Dr. Mosheh Yosef Avshalom ben Macabesh, fundador,presidente e emissário do Ministério Mundial nazareno Sar Shalom e chefia a Sinagoga Nazarena Antioquia Shalom em panamáh city, Rep. do panamáh.



OS TEXTOS  MURASHU... CONFIRMA   O NOME  YAHSHUAH!

Os textos Murashu, datada de 5 século aC e escrita em tabletes de argila em escrita cuneiforme, relaciona os nomes de cerca de 70 colonos judeus na Pérsia. Nestes comprimidos, as vogais são usados. Os nomes em hebraico que começam com יהו (Yod Heh Waw) são todos escritos "Yah" e nunca "yeh".
"Nos textos cuneiformes yeho [YHW] Yo [PS] e Yah [YH] estão escritas Yahu-forma trilitera- como por exemplo nos nomes de Jeú (Yahu-a), Joacaz (Yahu-khazi) e Ezequias (Khazaqi-yahu)" Sayce AH em "Alta Crítica", observa a p. 87 

Observe que não foram apenas os nomes que começam com "yeho" escrito como "Yahu", mas também nomes que começam com "Yo", como "Yochanan (João) e" Yoel (Joel) foram escritos como "Yah". Isso indica John e Joel eram originalmente pronunciado "Yahchanan" e "Yah-ul" 


יהשועה- YAHSHUAH...O Verdadeiro Nome do
 Unigênito Filho Procriado de YHWH é visto em caracter negrito, restaurado conforme
havia surgido antes, desde o início nos Seus dias na terra, significando, YHWH aquele que causa  a salvação. A razão de uso de
“Yahshua/Yahushuah” em vez de “Y’shua”, ou “Yeshua” como o nome do mashyah, grandemente se acopla ao contexto histórico.

Eis a razão de usarmos  o  nome  Yahshuah  e não outros! Nessa  Escritura kadosh e onde, nós optamos por “Yahshua/Yahshuáh”, porque (conforme fora achado em nossas pesquisas) essa era a forma do Nome
antes do cativeiro da Babilônia, e também por causa de suas claras ligações nas Escrituras proféticas, tal como em
Zecharyah 6:11-12. Somado a este fato, do que Yahshuah veio em nome de Seu Abba, no qual mui obviamente
contém a letra HÊ, como em “Yahshuah” incontestávelmente. Em todo caso, considerando quo o Mashyah foi de fato
chamado em Seu primeiro advento, ambos através dos textos da Peshitta Aramáica e no Antigo Siríaco, referindo-se a Ele
como “yod-shen-vav-ayin”, em vez do “yod-hey-shin-vav-ayin-hey”. Nós optamos pelo nome pleno incluindo a letra “hey”
como revelado remotamente “antes da corrupção”.
Naquele tempo, Eu (YHWH ) mudarei a fala do Meu
povo arrependido para Hebraico puro, para que eles possam chamar o
shem(Nome) de YHWH juntos e adoram-no, em harmonia e unidade(yahid).' -
Zafna-yah (Sofonias) 3:9, Sagradas Escrituras.  יהוה é nosso Ul-him[antiga palavra hebraica mudada  para  (elohim)... יהוה é Echad:(UNICO)

YAHSHUAH

YUD HEY VAV HEY  mais as a letra Shin=Sh  com som de x e o massorético  VAV SHURUK=”U”   o Ayin com o Patar, “A”=  e  o HEY=H no final mudo =יהשועה
יהשועה  = YAHSHUAH  o nome do filho escrito  da direita  para  a esquerda em caracteres hebraicos transliterado.

Português: como você pode observar este Nome não tem nenhum, massôrach,

י ). Yôd = Y

ה ). Hêi = Ah

ש ). Shin = SH = X       

ו  )  VAV shuruk=U

ע ). Ain = A,

 ה ) Hêi  =H MUDO.

   יהשועה=YAHSHUAH   

Seu nome contem  o Tetragrama YHWH, que  forma  também o nome de  seu Pai.  AVINU SHE-BA-SHAMAYIN, ou Nosso Pai do Céu



O nome do eterno na sua forma plena.

.....................Yahveh forma plena

.....................Yahu forma trilítera

......................Yah forma bilitera.

Portanto, o nome do filho Yahshuah tem em si,

O significado pleno de" Yah+Shuah=Yahveh é Salvação=הוהי =11 A nona para Yeshua, a décima para Shecanyah,

Yah prefixo do nome do pai Yahveh, Shuah=Salvação...HWHY...HAUHSHAY.

Lembrando  sempre  que  em hebraico escreve-se  da  direita  para  a esquerda.

Por falta de uma melhor informação formaram

os grupos....de Yahveh.

.......................Yahu.

.......................Yah.

  HALLELU  YAH     הללויה=HALLELU  YAH=louvor  a YAH!



 LOUVOR  A YAH=YAHSHUAH;  hallel  louvor,  Yah  o  nome  do  Eterno,  perfeito  não? Se o  nome  do  pai  fosse Deus seria  hallelu deus;  se  do  filho  fosse jesus,  seria  hallelu  SUS;  não? Como fica os  cristãos  que  diz  hallelu  yah? Vão  mudar  para  hallelu  SUS ou  hallelu deus?

Em Yachonam=JOÃO 5:43  Yahshuah  declara "EU VIM EM NOME DE MEU PAI” (Yahshuah=Yahweh  é Salvação), e não me aceitais, se outro vier em seu próprio nome, (Jesus, Deus;) a esse recebereis.
O Jesus das igrejas " apareceu
 em seu próprio nome e foi recebido por muitos, mas YAHSHUAH sempre agiu em nome do Pai.

Veja a seguinte conexão:


JE-SUS (DE-US) JU-DEUS (JERU-SALÉM Qual a conexão existente aqui entre estes nomes? além da letra J que acima de tudo só passou a existir APARTIR  DO  SECULO 16-7. não há nenhuma ligação gramatical!!NENHUMA!!! 

Agora compare  aqui  os  nomes teofóricos.

Nomes  teofóricos  são aqueles  que  tem  o prefixo  ou  sufixo  do nome  do Eterno Yahweh;
Exemplos;

YAHVEH = YHVH = O PAI
YAH SHUA = SALVAÇÃO DE YAH (O FILHO)

YASHORUL=YAH  SUPREMO  JUSTO
YAH SHALYM = A CIDADE DE SHALOM=PAZ DE YAH

YAHUDAH=ADORADOR  DE YAH
YAH UDIM = ADORADORES DE YAH ( O POVO )

Aí  se cumpre as  palavras  de Yahveh  pelos  seus Naviym( profetas;)  “porão  assim o  meu  nome sobre  os filhos  de Yashorul=Israel=e eu os  abençoarei...e todos  os  povos  da  terra verão que  levas  o  nome  de Yahveh, e ficarão com  temor  de ti...M´dbar=Números 6,26,27.  e Devarym=Deut-28,10.

Ivonil ferreira d ecarvalho


3 comentários:

  1. Como é traduzindo yahshuah para o português?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome próprio não se traduz. Se translitera. No caso é dito e escrito deste modo.

      Excluir
  2. Parabens Pela Explicação.Que Tenha Bilhões de Visualizações.Louvado seja Yahshua Hamashia👍🏾👋🏿👋🏻🙌🏻🙏🏿🤓

    ResponderExcluir