sexta-feira, 18 de março de 2016

EQUINÓCIO E AS FESTAS FIXAS!











EQUINÓCIO E AS FESTAS FIXAS!

 Há dois Equinócio anuais. O primeiro sinaliza o primeiro mês Abibe, e o segundo o sétimo mês, Tisry do calendário das Escrituras. O equinócio neste ano de 2016, acontece dia  20 de Março de 2016 marca o início do outono no hemisfério sul, e a primavera no hemisfério norte.  
O equinócio é um fenômeno astronômico onde os dias têm a mesma duração que a noite, tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul. É muito importante porque marca o início do ano na primeira lua nova depois da sua ocorrência. O mês de Abibie. Neste dia o sol nasce exatamente ao leste e se põe exatamente no oeste, passando sobre a linha (imaginária) do equador que neste dia passa pela linha imaginária do equatorial celeste. O período de promavera, eram apresentadas diante de Yahveh  os primeiros molhos da colheita. A cevada era o primeiro cereal a produzir na região, e nesta época começava amadurecer, este evento  nunca ocorre antes do Equinócio, ou seja na entrada da primavera, o molhe deste ceral era mivido pelo sacerdote diante do altar em reconhecimento de que todas as coisas eram dele e para Êle.antes desta cerimônia que ocorria no dia 16 de Abibe a colheita não era realizada. 


 A alegria da natureza despertava nos corações de Yahshorul ( Ysrael) , júbilo e gratidão para com o Doador de todos os bens. Cantavam-se os grandiosos salmos hebreus, exaltando a glória e majestade de Yahveh. Ao som da trombeta que dava os sinais, juntamente com a música dos címbalos, erguia-se o coro de ações de graças, avolumado por centenas de vozes: O período de outono marca, no calendário agrícola, a época de colheitas, quando os produtos cultivados já estão bastante desenvolvido e seus frutos começam a amadurecer no hemisfério sul, e no hemisfério norte o amadurecimento do grão. Este evento era essencial para que ocorresse a Festa das Primícias (Bikurim – dia 16 de Abibe). 



Desta forma, Abibe e Tysri, o primeiro e o sétimo mês,  estão sinalizados e confirmados pela ocorrência deste fenômeno astronômico, e consequentemente visível na agriculura. Visível no céu - o Equinócio que antecede a lua nova. Visível na terra - O amadurecimento do grão e dos frutos. O Equinócio também é o ponto crucial para se determinar os mês Intercalar ou Embolístico, como aconteceu este ano. Lemos nas Escrituras:  E Ulhim disse, Haja luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite; e que eles sejam por otot, para  moadim, e por dias, e anos; Gên. 1:14 Otot – significa sinal – e sinal sempre é visível. Moadim – significa – tempos designados, comemorações perpétuas de Yahveh Significa que os movimentos deste “luzeiros” sol e lua – que são para “sinais” dos tempos sagrados ( o shabat e as festas fixas) devem ser observados. O sol e a lua, está “assinalando” os shabat e os meses das Festas Fixas. “Assim diz Yahveh, que dá o sol para a luz do dia, e as leis fixas a lua e as estrelas...Se falharem estas leis diante de Mim, diz Yahveh, deixará a descendência de yashorul de ser uma nação diante de mim para sempre.” Jer. 31:35 e 36


“Os céus declaram a tiferet do Soberano, e a sua expansão mostra as obras de Suas mãos. ...Sem discurso, sem palavra, sem que sua voz seja ouvida, sua mensagem ecoa ao redor de toda a terra”..  Salmos 19: 1 e 3 Desta forma, podemos ver de forma perfeita e assombrosa, as datas dos shabat e das festas dias e meses marcados e sinalizados no céu!


Por  Ivonil F. Carvalho
Diná Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário