A Verdade Incontestável das 70 semanas de Danyahu - Daniel 9
Existe uma harmonia perfeita entre os capítulos 8 e 9 de Danyahu.
'arvit (2300 tardes)
Estudando
as Escrituras se percebe uma íntima relação entre os capítulos 8 e 9 de Danyahu (Dan-) e, consequentemente, o vínculo entre
a profecia do capitulo 8 sobre as 2.300
tardes e manhãs e as 70 Shavuat (semanas)
do capitulo 9. Entretanto, o contexto e certos detalhes do relato
requerem essa estreita conexão, como as seguintes evidências o demonstram:
1) Praticamente, todos os elementos
contidos na visão de Danyah 8:1-14 estão explicados em Danyahu 8:15-27, exceto as 2.300 tardes e manhãs. É verdade
que Gabryahu (Gabryahu) fez menção do período, mas não pôde completar sua
exposição.
2) A perspectiva da terrível perseguição a
sobrevir ao povo de YHVH-Yahveh mostrou-se muito mais do que o idoso profeta
poderia suportar, e, em razão disso, ele se enfraqueceu e esteve enfermo alguns
dias. E por isso, O malach(anjo) De
Yahveh teve que interromper sua exposição por algum tempo (Danyahu- 8:10-14 e 23-27).
A visão do capitulo 8 foi dada ao navy=profeta no 1º ano de Beltsazar rei de Babilonia por volta do ano "556 antes do mashyah" .
Já a do capitulo 9 foi lhe mostrada no ano "538" antes do Mashyah. Nos reinados de Ciro rei da Pérssia, e Daryauesh rei dos medos.
Vê-se que...a visão do capitulo 9 foi trazida ao navi danyahu 18 anos depois da do capitulo 8.
3) Como a visão do capítulo 8 fazia
referência a Bayt Hamikdash( Santuário) e ao povo do Eterno, ambos sendo
atacados pela ponta pequena, o Navi teve sua atenção atraída para uma
declaração de Yahmyahu (Jer-) enquanto lia o livro desse profeta: “
A intercessão do profeta pelo seu povo
A intercessão do profeta pelo seu povo
Danyahu 9
A profecia das
70 semanas
( ano 538.a.c)
1No
primeiro ano de Daryauesh, o filho de
Achashverosh,
da zerah dos Medos, o qual fora feitorei acima do reino dos Caldeus..
2 No
primeiro ano do seu reino, eu, Danyahu דאַניאַהו-
compreendi
pelos rolos das Escrituras, que o número de anos, afirmado na palavra de YAHVEH יהוה que veio aYarmeyahu,
o navyi (profeta), havendo de se cumprir, era de setenta anos, em consideração
à desolação de Yahushalaym Nos seus “ setenta shemitah (anos sabáticos).
Segundo o profeta Yarmyahu (Jer) após a
queda de Babilônia e a ascensão dos reis medo-persas, os yahdim poderiam
esperar sua breve libertação. O reinado de Daryauesh, da zerah dos medos,
deveria concretizar as esperanças de Yahshurum; no entanto, sendo já o primeiro
ano desse rei (havia passado o ano de ascensão), nenhuma medida havia sido
tomada para permitir o regresso da naçãohebraica à sua pátria. Em decorrência
disso, Danyahu temeu que o período indicado em sua última visão fosse um
acréscimo ao número de anos de cativeiro.
4) O receio de que os 2.300 dias
representassem uma tardança no cumprimento da promessa de libertação motivou a
oração de Danyahu em prol de seu povo (Danyahu 9:3-19). Sabendo que as promessas deYahveh são condicionais
Yahmyahu (Jeremias
18:7-10) e
concluindo que a transgressão de Yahshurum era responsável pelo que ele
considerava uma extensão dos 70 anos, Danyahu suplicou pela benignidade de Yahveh e pelo Seu perdão. Que o idoso profeta
realmente estava enxergando as coisas sob essa ótica, pode-se deduzir de seu
apelo final para que o Yahveh não retardasse Sua intervenção (Danyahu 9:19).
5) Uma comparação cuidadosa entre o
capítulo 9 de Danyahu em que se faz referência às transgressões cometidas pelos
hebreus, ao mal que sobreveio à cidade de Yahshalaym e à assolação do Templo, e
os elementos do capítulo 8, em que se retrata um brutal ataque contra o
Santuário de Yahveh, em virtude das transgressões do povo, torna evidente que
Danyahu tinha o problema diante de si enquanto orava.
6) Após a visão, Gabryahu recebera a
incumbência: “Dá a entender a este a visão.” Ao iniciar suas instruções, o anjo
dissera a Danyahu: “Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo
do fim.” “Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira,
porque esta visão se refere ao tempo determinado do fim.” Danyahu 8:16, 17 e 19. Mas, como, nessa ocasião, nem tudo
fora devidamente explicado e visto que Danyahu entendera mal a parte derradeira
da visão, Gabryahu teve que retornar para completar sua tarefa. Por isso,
interrompendo a oração do profeta, disse o mensageiro de Yahveh: “Danyahu,
agora, saí para fazer-te entender o sentido. No princípio das tuas súplicas, saiu
a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a
coisa e entende a visão.” Danyahu
9:23. O objetivo de Gabryahunessa
nova visita, era o de projetar mais luz sobre o período profético mencionado na
visão do capítulo precedente e, dessa forma, dissipar as conclusões equivocadas
obtidas pelo profeta. Que Danyahu estivesse pensando na visão recebida
anteriormente também pode ser comprovado pela maneira como ele identifica o
anjo de Yahveh “Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabryahu
que eu tinha observado na minha visão ao princípio (18 anos atrás), veio rapidamente, voando, e me tocou à
hora do sacrifício da tarde.” Danyahu 9:21.
7) Entretanto, uma das mais fortes
evidências sobre a estreita conexão entre as 2.300 tardes e manhãs e as 70
semanas está em 2 vocábulos hebraicos empregados em Danyahu capitulos 8 e 9.
A palavra “visão”, conforme aparece nesses capítulos, é tradução de 2
vocábulos diferentes no original. Em Danyahu 8:1, 13, 15, 17 e 26 (última parte); e 9:21 e 24, o termo hebraico חָזוֹן Transliteração: cha_zon
Tradução: visão, revelação, profecia (chazon), enquanto que, em Danyahu 8:16, 26 (primeira parte) e 27; e 9:23, o
termo utilizado é מארה (mareh).
A palavra “chazon” é utilizada em Danyahu
8 e 9 para
se referir à visão como um todo. Incluindo os elementos do carneiro, do bode
e do chifre pequeno.
8 1 No terceiro ano do reino do rei Beelshatzar,(ano 553 a c).
uma visão apareceu a mim, Danyahu דאַניאַהו.
“No ano terceiro do reinado do rei Belsazar,
eu, Danyahu, tive uma visão depois daquela que eu
tivera a princípio.” Danyahu
8:1.
Logo após a declaração concernente às 2.300 tardes e manhãs, a visão se encerrou, pois, no versículo 15, o profeta assim se expressa: “Havendo eu, Danyahu, tido a visão (chazon), procurei entendê-la, e eis que se me apresentou diante uma como aparência de homem.” . Nesse momento, o anjo Gabryahu se aproximou e deu início à sua exposição. Após ter elucidado os principais elementos da visão, Gabryahu mencionou o período profético indicado no verso 14: “A visão (mareh) da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira; tu, porém, preserva a visão (chazon), porque se refere a dias ainda mui distantes. Eu, Danyahu, enfraqueci e estive enfermo alguns dias; então, me levantei e tratei dos negócios do rei. Espantava-me com a visão (mareh), e não havia quem a entendesse.” Danyahu 8:26 e 27. Esse trecho se reveste de vital importância porque as duas palavras para “visão” aparecem com pequena distância entre si, permitindo uma comparação mais detalhada de seu significado. O vocábulo “mareh” é nitidamente associado a algo que foi dito na visão do capítulo 8. É importante notar que os versos 1-12 se referem a coisas que Danyahu viu, ao passo que somente nos versos 13 e 14 se diz que o profeta ouviu algo. Tendo isso em vista, percebe-se que a palavra “mareh” não alude à visão na sua totalidade, mas somente àquilo que foi dito. Isso se torna ainda mais evidente quando se observa que o texto diz que a “mareh da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira”. Em outras palavras, o termo “visão”, enquanto tradução de “mareh”, só se refere ao elemento “tempo” envolvido, o período das 2.300 tardes e manhãs, que consiste na única parte em que algo é falado na revelação. Dessa forma, quando o profeta exclamou que se espantava com a visão (mareh), sua intenção não era aludir a todos os elementos da revelação anteriormente recebida, tais como o carneiro e o bode. Isso seria ilógico, tendo em vista que Gabryahu explicara o significado desses símbolos. A mente de Danyahu estava voltada especificamente para o período de tempo mencionado.
Logo após a declaração concernente às 2.300 tardes e manhãs, a visão se encerrou, pois, no versículo 15, o profeta assim se expressa: “Havendo eu, Danyahu, tido a visão (chazon), procurei entendê-la, e eis que se me apresentou diante uma como aparência de homem.” . Nesse momento, o anjo Gabryahu se aproximou e deu início à sua exposição. Após ter elucidado os principais elementos da visão, Gabryahu mencionou o período profético indicado no verso 14: “A visão (mareh) da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira; tu, porém, preserva a visão (chazon), porque se refere a dias ainda mui distantes. Eu, Danyahu, enfraqueci e estive enfermo alguns dias; então, me levantei e tratei dos negócios do rei. Espantava-me com a visão (mareh), e não havia quem a entendesse.” Danyahu 8:26 e 27. Esse trecho se reveste de vital importância porque as duas palavras para “visão” aparecem com pequena distância entre si, permitindo uma comparação mais detalhada de seu significado. O vocábulo “mareh” é nitidamente associado a algo que foi dito na visão do capítulo 8. É importante notar que os versos 1-12 se referem a coisas que Danyahu viu, ao passo que somente nos versos 13 e 14 se diz que o profeta ouviu algo. Tendo isso em vista, percebe-se que a palavra “mareh” não alude à visão na sua totalidade, mas somente àquilo que foi dito. Isso se torna ainda mais evidente quando se observa que o texto diz que a “mareh da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira”. Em outras palavras, o termo “visão”, enquanto tradução de “mareh”, só se refere ao elemento “tempo” envolvido, o período das 2.300 tardes e manhãs, que consiste na única parte em que algo é falado na revelação. Dessa forma, quando o profeta exclamou que se espantava com a visão (mareh), sua intenção não era aludir a todos os elementos da revelação anteriormente recebida, tais como o carneiro e o bode. Isso seria ilógico, tendo em vista que Gabryahu explicara o significado desses símbolos. A mente de Danyahu estava voltada especificamente para o período de tempo mencionado.
Para arrematar, então, a conclusão de que
as 70 Shavuat (semanas) são um complemento às 2.300 tardes e manhãs, basta uma
leitura atenciosa dos termos empregados nos versos 21 e 23 do capítulo 9. Após
mencionar o anjo Gabryahu que ele “tinha observado” na sua “visão (chazon)
ao princípio”,Danyahu
registra as palavras que
aquele mensageiro de Yahveh lhe dirigiu: “No princípio das tuas súplicas, saiu
a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a
coisa e entende a visão (mareh).”. O
uso da palavra “mareh”, nessa última passagem, demonstra que o anjo Gabryahu
havia retornado, não para explicar todas as partes da visão do capítulo
precedente, mas apenas aquela referente ao elemento “tempo envolvido”, isto é,
os 2.300 dias.
Com essas observações, não há como se
contestar a íntima relação entre Danyahu 8 e 9 e a real necessidade do estudo concatenado das 70 semanas e
das 2.300 tardes e manhãs.
O período das 70 shavuot (semanas) = 490 anos; é dividida em 3 partes; 7 shavuot (semanas)/49 anos; 62 shavuot (semanas) /434 anos; e 1 shavuot (semanas) /7anos.
A Primeira parte:
- Sete (7) shavuot (semanas) ou 49 anos começa com o edito do Rei Artaxexes em 457 , antes do Mashyah; ( Dic-Bíblico pg 47;e refs) Este permitiu que os yahdim (judeus) se reedificassem Yahshalaym. Esta data 457 marca o inicio da tempo do Mashyah.
Contadas as 7 semanas=49 anos, a partir de 457 chega-se no ano de 408 antes do Mashyah, este foi o tempo gasto na restauração da cidade de Yahshalaym e seus muros...em tempos trabalhosos...com uma mão fazia obra e a outra tinha as armas; Danyah=Daniel 9,25; e Neemias 4,1-17.
A Segunda parte:
- AS 62 shavuot (semanas) =434 anos; vai desde o término da restauração de Yahshalaym no 408 até a imersão=batismo de Yahshuah quando ele se tornou no Mashyah; no ano 27 (15 anos de Tibério Cezar) era do Mashyah. Lemos na pequena Enciclopédia Bíblica por O, S, Boyer pg 608; que Tibério Cezar começou a reinar em Roma no ano 12 da era do Mashyah.
Não se conta o ano zero!
Somados estes 12 anos mais 15 do reinado de Tibério, chegam no ano 27 era do Mashyah .
Num exato cumprimento da profecia, basta contarmos as 62 semanas=434 anos a partir de 408 antes do Mashyah; quando do término da restauração de Yahshalaym; que sobram na era do Mashyah 27 anos, data da imersão=batismo de Yahshuah.
A Terceira parte:
- E ultima parte, compreende a semana do concerto do Mashyah com muitos; envolvendo a vida pública de Yahshuah; sua pregação, morte e repúdio por parte do povo Yahudim; que vai desde o ano 27 quando Yahshuah Foi imergido e ungido pelo Rukha Hakodesh; passando por sua morte e ressurreição no ano 31; até ao término das 70 semanas, e fim do tempo dos Yahudim, e inicio do tempo dos goym (gentios) no ano 34 era do Mashyah.
- O Malak=Anjo encarregado disse ao profeta Danyah=Daniel que da saída da ordem até a Tevilah=batismo de Yahshuah quando Ele se tornaria no Mashyah = Messias; haveria uma contagem de 69 semanas de anos ou 483 anos.
- E Josefo afirma que a promulgação da saída/ ordem aconteceu no dia 14 de Tysri o 7º mês; véspera da Festa dos Tabernáculos; contados desde o dia 14 de Tysri do ano 457 antes do Mashyah, vamos chegar em 14 de Tysri do ano 27 quando Yahshuah foi emergido tornando-se no Mashyah = ungido de Yahweh.
Datas importantes e Cumprimentos das Festas
Todas as datas baseadas no Calendário lune solar do Criador:
DATA
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ERA
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ACONTECIMENTO
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14 /Tyrsi/457
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Antes do Mashyah
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A promulgação da ordem.
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14/Tyrsi/408
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Antes do Mashyah
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O término da restauração de Yahshalaym e do estado judaico.
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14/Tyrsi/03
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Antes do Mashyah
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Nascimento de Yahshuah.
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01/Tyrsi/27
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Depois do Mashyah
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Início do ano Jubileu – Lukas – 4 18 / Lev. 25:10
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14/Tyrsi/27
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Depois do Mashyah
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A Tevilah de Yahshuah(com 30 anos Lukas 3,21-22 quando ele se tornou o mashiach=ungido.
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14/Abibe/31
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Depois do Mashyah
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Cumprimento da Festa da Páscoa = Morte de Yahshuah na metade da semana
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16 /Abibe/31
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Depois do Mashyah
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Cumprimento da Festa Primícias – Ressureição do Mashyah
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15 21/Abibe/31
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Depois do Mashyah
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Cumprimento da Festa Pães Ázimos – Yahshuah morto sem nunca ter pecado.
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09/Sivã/ 31
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Depois do Mashyah
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Cumprimento da Festa Sukot / Pentecostes – Atos 2
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14/Tyrsi/34
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Depois do Mashyah
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Fim das 70 semanas, Fim da era dos judeus e início do tempo dos gentios.
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10/Tyrsi/1844
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Depois do Mashyah
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Cumprimento do Yom Kipput – Dia da Expiação - Fim das 2300 tardes e manhãs, inicio do Juízo Investigativo nos shamaym-ceus... a kaparah do hamikdash= purificação do santuário.
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Lembrando que durante seu ministério terreno o Mashyah, Ele celebrou a Pêssah / Páscoa 4 vezes.
- 14-1-27 era do Mashyah.
- 14-1-28..........................
- 14-1-29.........................
- 14-1-30.........................
Como vemos a última parte de 7 anos, refere-se a semana da aliança renovada...com muitos;Dnayah=Daniel 9,27.
Desta aliança renovada com muitos. Yahweh falou por meio dos seus profetas...Eis aqui meu servo a quem sustenho, o meu eleito; pus o meu espírito sobre ele...Eu Yahweh...ti...darei por concerto do povo e para luz dos goym=gentios...assim diz Yahweh...te guardarei e te darei por aliança do povo, para restaurares a terra e lhes dares em herança as herdades assoladas...dias vêem diz Yahweh, em que farei uma renovada aliança com a casa de Yashorul=Israel Yashayahu=Isaias 42,1-6. e 49,8. Yahmyahu=Jeremias 31,31,32.
Já que o concerto antigo feito com Dam=sangue de animais...era transitório; II Corintios 3,13. A aliança renovada com o Dam-sangue do Mashyah seria eterna; Yahmyahu=Jeremias 32, 40. e 50,5. Hebreus 8,6. e 13,20.Durante a semana dos Yahudim=Judeus Yahshuah dizia aos seus talmidim=dicipulos...não ireis pelo caminho dos goym=gentios...mas, ide ante as ovelhas perdidas da casa de Yashorul=Israel...dizendo; é chegado o reino dos céus; Mattytiahu=Mateus 10,5-7.
Antes de completar a metade da semana, a Escritura relata que...Os Yahudim=Judeus procuravam prender Yahshuah mas, ninguém lançou mão dele, porque ainda não era chegada a sua hora...que seria na metade da semanas de 7 anos. Yachonam=joão 7,30. e 8,20. No entanto, ao terminar os 3/5 anos=metade da semana de nº 70. O Mashyah disse...eis que é chegada a hora e o filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores. Mattytiahu=Mateus 26,45. e Yachonam=João 16,32..
Antes de completar a metade da semana, a Escritura relata que...Os Yahudim=Judeus procuravam prender Yahshuah mas, ninguém lançou mão dele, porque ainda não era chegada a sua hora...que seria na metade da semanas de 7 anos. Yachonam=joão 7,30. e 8,20. No entanto, ao terminar os 3/5 anos=metade da semana de nº 70. O Mashyah disse...eis que é chegada a hora e o filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores. Mattytiahu=Mateus 26,45. e Yachonam=João 16,32..
Ao tomar o cálice da última Pessah - Páscoa o Mashyah afirmou....isto é meu dam=sangue; derramado por muitos; Mattytiahu=mateus 26,27,28. Recordemos que Gabryah relatou que...na metade da semana de 7 anos; o Mashyah faria cessar os sacrifícios...e as ofertas de manjares que eram exercidos no santuário terreno. Danyah=Daniel 9,27. Em fiel cumprimento da profecia, o Mashyah após 3/5 anos de ministério terrestre, ofereceu a si mesmo para morrer na estaca de tortura; como eterna kaparah=expiação pelos pecados da humanidade.
E fazendo cessar todo o serviço típico de ofertas que era efetuado no santuário terreno por meio de animais.
A outra metade da última semana 3/5 anos, dedicada aos Yahudim=Judeus foi completada pelos Talmidim=Discípulos de Yahshuah. Terminado com a morte de Êstevam e conversão de Shaul=Saulo e a Diaspóra=dispersão dos Yahudim=judeus no ano 34 era do Mashyah.
Fim do tempo exclusivo dado aos hebreus, e inicio do tempo dos Goyim=Gentios...
Era necessário que a vós=judeus=se vos anunciasse primeiro a boa nova do reino dos céus. Mas, visto que a rejeitais e vos não julgais dignos da Chaim ´olam=vida eterna; Eis que nos voltamos para os goiym=gentios;Atos, 13,46,47.e refs.
Ivonil ferreira de carvalho
Ivonil ferreira de carvalho
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