quarta-feira, 25 de maio de 2016

A Verdade Incontestável das 70 semanas de Danyahu - Daniel 9


A Verdade Incontestável das 70 semanas de Danyahu - Daniel 9


Existe uma harmonia perfeita entre os capítulos  8 e 9 de Danyahu.

 A perfeita conexão entre  a profecia  do capitulo 8 das 2300   עַרְבִיּוֹת 
 'arvit (2300 tardes) 
שְׁחָרִים- shachar  (manhãs) e a do capitulo 9 (70 shavuot (semanas).


Estudando  as Escrituras se percebe uma íntima relação entre os capítulos 8 e 9 de Danyahu (Dan-) e, consequentemente, o vínculo entre a profecia do capitulo  8 sobre as 2.300 tardes e manhãs e as 70 Shavuat (semanas)  do capitulo 9. Entretanto, o contexto e certos detalhes do relato requerem essa estreita conexão, como as seguintes evidências o demonstram:

1) Praticamente, todos os elementos contidos na visão de Danyah 8:1-14 estão explicados em Danyahu 8:15-27, exceto as 2.300 tardes e manhãs. É verdade que Gabryahu (Gabryahu) fez menção do período, mas não pôde completar sua exposição.

2) A perspectiva da terrível perseguição a sobrevir ao povo de YHVH-Yahveh mostrou-se muito mais do que o idoso profeta poderia suportar, e, em razão disso, ele se enfraqueceu e esteve enfermo alguns dias. E por  isso, O malach(anjo) De Yahveh teve que interromper sua exposição por algum tempo (Danyahu- 8:10-14 e 23-27).

 A visão do capitulo 8 foi dada ao  navy=profeta  no 1º  ano de Beltsazar  rei  de Babilonia  por  volta  do ano "556 antes  do mashyah" .

Já  a do capitulo 9   foi  lhe  mostrada no  ano "538" antes  do Mashyah. Nos  reinados  de  Ciro  rei  da Pérssia, e Daryauesh  rei  dos  medos.
Vê-se que...a  visão do capitulo 9  foi trazida  ao navi danyahu 18 anos  depois  da  do capitulo 8.

3) Como a visão do capítulo 8 fazia referência a Bayt Hamikdash( Santuário) e ao povo do Eterno, ambos sendo atacados pela ponta pequena, o Navi teve sua atenção atraída para uma declaração de Yahmyahu (Jer-) enquanto lia o livro desse profeta: “

A intercessão do profeta pelo seu povo
Danyahu 9
 A profecia  das  70  semanas
  ( ano 538.a.c)

1No primeiro ano de Daryauesh, o filho de
Achashverosh, da zerah dos Medos, o qual fora feitorei acima do reino dos Caldeus..
2 No primeiro ano do seu reino, eu, Danyahu דאַניאַהו-
compreendi pelos rolos das Escrituras, que o número de anos, afirmado na palavra de YAHVEH  יהוה que veio aYarmeyahu, o navyi (profeta), havendo de se cumprir, era de setenta anos, em consideração à desolação de Yahushalaym  Nos  seus “ setenta shemitah (anos  sabáticos).
Segundo o profeta Yarmyahu (Jer) após a queda de Babilônia e a ascensão dos reis medo-persas, os yahdim poderiam esperar sua breve libertação. O reinado de Daryauesh, da zerah dos medos, deveria concretizar as esperanças de Yahshurum; no entanto, sendo já o primeiro ano desse rei (havia passado o ano de ascensão), nenhuma medida havia sido tomada para permitir o regresso da naçãohebraica à sua pátria. Em decorrência disso, Danyahu temeu que o período indicado em sua última visão fosse um acréscimo ao número de anos de cativeiro.

4) O receio de que os 2.300 dias representassem uma tardança no cumprimento da promessa de libertação motivou a oração de Danyahu em prol de seu povo (Danyahu 9:3-19). Sabendo que as promessas deYahveh são condicionais  Yahmyahu (Jeremias 18:7-10) e concluindo que a transgressão de Yahshurum era responsável pelo que ele considerava uma extensão dos 70 anos, Danyahu suplicou pela benignidade de  Yahveh e pelo Seu perdão. Que o idoso profeta realmente estava enxergando as coisas sob essa ótica, pode-se deduzir de seu apelo final para que o Yahveh não retardasse Sua intervenção (Danyahu 9:19).

5) Uma comparação cuidadosa entre o capítulo 9 de Danyahu em que se faz referência às transgressões cometidas pelos hebreus, ao mal que sobreveio à cidade de Yahshalaym e à assolação do Templo, e os elementos do capítulo 8, em que se retrata um brutal ataque contra o Santuário de Yahveh, em virtude das transgressões do povo, torna evidente que Danyahu tinha o problema diante de si enquanto orava.

6) Após a visão, Gabryahu recebera a incumbência: “Dá a entender a este a visão.” Ao iniciar suas instruções, o anjo dissera a Danyahu: “Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim.” “Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira, porque esta visão se refere ao tempo determinado do fim.” Danyahu 8:16, 17 e 19. Mas, como, nessa ocasião, nem tudo fora devidamente explicado e visto que Danyahu entendera mal a parte derradeira da visão, Gabryahu teve que retornar para completar sua tarefa. Por isso, interrompendo a oração do profeta, disse o mensageiro de Yahveh: “Danyahu, agora, saí para fazer-te entender o sentido. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão.” Danyahu 9:23. O objetivo de Gabryahunessa nova visita, era o de projetar mais luz sobre o período profético mencionado na visão do capítulo precedente e, dessa forma, dissipar as conclusões equivocadas obtidas pelo profeta. Que Danyahu estivesse pensando na visão recebida anteriormente também pode ser comprovado pela maneira como ele identifica o anjo de Yahveh “Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabryahu que eu tinha observado na minha visão ao princípio (18 anos  atrás), veio rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde.” Danyahu 9:21.

7) Entretanto, uma das mais fortes evidências sobre a estreita conexão entre as 2.300 tardes e manhãs e as 70 semanas está em 2 vocábulos hebraicos empregados em Danyahu capitulos  8  e 9.

A palavra “visão”, conforme aparece nesses capítulos, é tradução de 2 vocábulos diferentes no original. Em Danyahu 8:1, 13, 15, 17 e 26 (última parte); e 9:21 e 24, o termo hebraico חָזוֹן Transliteração: cha_zon 
Tradução: visão, revelação, profecia (chazon), enquanto que, em Danyahu 8:16, 26 (primeira parte) e 27; e 9:23, o termo utilizado é מארה (mareh).

A palavra “chazon” é utilizada em Danyahu 8 e 9 para se referir à visão como um todo. Incluindo os elementos do carneiro, do bode e do chifre pequeno.
8 1 No terceiro ano do reino do rei Beelshatzar,(ano 553 a c).
uma visão apareceu a mim, Danyahu דאַניאַהו.

 “No ano terceiro do reinado do rei Belsazar, eu, Danyahu, tive uma visão depois daquela que eu tivera a princípio.” Danyahu 8:1.
 Logo após a declaração concernente às 2.300 tardes e manhãs, a visão se encerrou, pois, no versículo 15, o profeta assim se expressa: “Havendo eu, Danyahu, tido a visão (chazon), procurei entendê-la, e eis que se me apresentou diante uma como aparência de homem.” . Nesse momento, o anjo Gabryahu se aproximou e deu início à sua exposição. Após ter elucidado os principais elementos da visão, Gabryahu mencionou o período profético indicado no verso 14: “A visão (mareh) da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira; tu, porém, preserva a visão (chazon), porque se refere a dias ainda mui distantes. Eu, Danyahu, enfraqueci e estive enfermo alguns dias; então, me levantei e tratei dos negócios do rei. Espantava-me com a visão (mareh), e não havia quem a entendesse.”
Danyahu 8:26 e 27. Esse trecho se reveste de vital importância porque as duas palavras para “visão” aparecem com pequena distância entre si, permitindo uma comparação mais detalhada de seu significado. O vocábulo “mareh” é nitidamente associado a algo que foi dito na visão do capítulo 8. É importante notar que os versos 1-12 se referem a coisas que Danyahu viu, ao passo que somente nos versos 13 e 14 se diz que o profeta ouviu algo. Tendo isso em vista, percebe-se que a palavra “mareh” não alude à visão na sua totalidade, mas somente àquilo que foi dito. Isso se torna ainda mais evidente quando se observa que o texto diz que a “mareh da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira”. Em outras palavras, o termo “visão”, enquanto tradução de “mareh”, só se refere ao elemento “tempo” envolvido, o período das 2.300 tardes e manhãs, que consiste na única parte em que algo é falado na revelação. Dessa forma, quando o profeta exclamou que se espantava com a visão (mareh), sua intenção não era aludir a todos os elementos da revelação anteriormente recebida, tais como o carneiro e o bode. Isso seria ilógico, tendo em vista que Gabryahu explicara o significado desses símbolos. A mente de Danyahu estava voltada especificamente para o período de tempo mencionado.

Para arrematar, então, a conclusão de que as 70 Shavuat (semanas) são um complemento às 2.300 tardes e manhãs, basta uma leitura atenciosa dos termos empregados nos versos 21 e 23 do capítulo 9. Após mencionar o anjo Gabryahu que ele “tinha observado” na sua “visão (chazon) ao princípio”,Danyahu  registra as palavras que aquele mensageiro de Yahveh lhe dirigiu: “No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão (mareh).”. O uso da palavra “mareh”, nessa última passagem, demonstra que o anjo Gabryahu havia retornado, não para explicar todas as partes da visão do capítulo precedente, mas apenas aquela referente ao elemento “tempo envolvido”, isto é, os 2.300 dias.

Com essas observações, não há como se contestar a íntima relação entre Danyahu 8 e 9 e a real necessidade do estudo concatenado das 70 semanas e das 2.300 tardes e manhãs.

O  período  das  70  shavuot (semanas) = 490  anos;  é  dividida   em  3   partes;  7 shavuot (semanas)/49  anos;   62 shavuot (semanas) /434 anos;  e  1   shavuot (semanas) /7anos.

A Primeira parte:

  • Sete (7)  shavuot (semanas)  ou 49 anos começa com o edito do Rei Artaxexes em 457 , antes   do  Mashyah;  ( Dic-Bíblico pg 47;e refs)  Este permitiu  que  os  yahdim (judeus)  se  reedificassem  Yahshalaym.  Esta   data  457  marca  o  inicio  da  tempo  do  Mashyah.  

 Contadas   as  7  semanas=49  anos,  a    partir  de  457 chega-se  no  ano  de 408  antes   do Mashyah,  este   foi   o tempo  gasto  na  restauração  da  cidade  de  Yahshalaym e  seus  muros...em  tempos trabalhosos...com  uma mão  fazia  obra  e  a  outra    tinha  as   armas; Danyah=Daniel 9,25;  e  Neemias 4,1-17.


  A  Segunda parte:
  • AS 62   shavuot (semanas) =434  anos;  vai   desde   o  término  da  restauração   de  Yahshalaym  no  408 até  a  imersão=batismo  de  Yahshuah  quando   ele se tornou  no  Mashyah; no  ano  27 (15  anos  de  Tibério  Cezar) era  do  Mashyah.   Lemos na  pequena Enciclopédia   Bíblica   por  O, S, Boyer  pg  608;  que Tibério  Cezar  começou  a reinar  em Roma  no ano  12  da  era  do  Mashyah.
Não se conta o ano zero!

Somados  estes   12   anos mais   15  do  reinado  de  Tibério,  chegam  no   ano  27   era   do  Mashyah .

Num  exato  cumprimento da   profecia,  basta  contarmos as  62  semanas=434 anos  a partir   de 408  antes   do   Mashyah;  quando   do  término da  restauração  de  Yahshalaym;  que  sobram  na  era  do Mashyah 27  anos,  data  da imersão=batismo  de  Yahshuah.

A  Terceira parte:

  • E  ultima  parte, compreende    a  semana   do concerto   do Mashyah  com muitos;  envolvendo a  vida   pública  de   Yahshuah;  sua  pregação,  morte  e  repúdio    por   parte   do  povo  Yahudim; que    vai  desde   o  ano  27 quando   Yahshuah   Foi  imergido e  ungido pelo  Rukha   Hakodesh;  passando  por  sua  morte  e  ressurreição   no  ano  31; até   ao   término das  70 semanas,  e  fim do  tempo  dos  Yahudim,  e inicio   do  tempo  dos goym (gentios)  no   ano 34  era  do  Mashyah.   
  • O  Malak=Anjo  encarregado  disse  ao  profeta Danyah=Daniel que  da  saída  da  ordem  até  a  Tevilah=batismo de  Yahshuah  quando  Ele  se  tornaria  no  Mashyah = Messias;  haveria  uma contagem  de  69  semanas  de  anos  ou  483  anos.  
  • E  Josefo  afirma  que a promulgação da saída/ ordem  aconteceu  no  dia   14  de Tysri o  7º  mês; véspera  da  Festa  dos  Tabernáculos; contados  desde  o  dia  14  de  Tysri  do  ano  457  antes  do  Mashyah,  vamos  chegar  em 14  de  Tysri  do  ano  27  quando  Yahshuah  foi  emergido  tornando-se no Mashyah = ungido  de  Yahweh. 

Datas importantes e Cumprimentos das Festas

Todas as datas baseadas no Calendário lune solar do Criador:

DATA
ERA
ACONTECIMENTO



14 /Tyrsi/457
Antes do Mashyah
A promulgação da ordem.
14/Tyrsi/408
Antes do Mashyah
O término da restauração de Yahshalaym e  do estado judaico.
14/Tyrsi/03
Antes do Mashyah
Nascimento de Yahshuah.
01/Tyrsi/27
Depois do Mashyah
Início do ano Jubileu – Lukas – 4 18  / Lev. 25:10
14/Tyrsi/27
Depois do Mashyah
A Tevilah  de Yahshuah(com 30 anos  Lukas 3,21-22  quando ele  se  tornou o mashiach=ungido.
14/Abibe/31
Depois do Mashyah
Cumprimento da Festa da Páscoa = Morte de Yahshuah  na metade da semana
16 /Abibe/31
Depois do Mashyah
Cumprimento da Festa Primícias – Ressureição do Mashyah
15 21/Abibe/31
Depois do Mashyah
Cumprimento da Festa Pães Ázimos – Yahshuah morto sem nunca ter pecado.
09/Sivã/ 31
Depois do Mashyah
Cumprimento da Festa Sukot / Pentecostes – Atos 2
14/Tyrsi/34
Depois do Mashyah
Fim  das  70 semanas, Fim da era dos judeus e início  do tempo  dos gentios.
10/Tyrsi/1844
Depois do Mashyah
Cumprimento do Yom Kipput – Dia da Expiação - Fim  das  2300  tardes  e manhãs, inicio do Juízo Investigativo nos shamaym-ceus... a kaparah  do hamikdash=  purificação do santuário.



























Lembrando  que durante seu ministério terreno o Mashyah, Ele celebrou a Pêssah / Páscoa 4 vezes.
  1. 14-1-27 era  do Mashyah.
  2. 14-1-28..........................
  3. 14-1-29.........................
  4. 14-1-30......................... 

Como vemos a última  parte de  7  anos, refere-se  a semana  da  aliança  renovada...com muitos;Dnayah=Daniel 9,27.
Desta  aliança  renovada  com  muitos.  Yahweh  falou   por  meio  dos  seus  profetas...Eis   aqui meu  servo  a  quem  sustenho,  o   meu  eleito;  pus  o  meu  espírito  sobre  ele...Eu  Yahweh...ti...darei  por   concerto   do   povo  e  para  luz   dos  goym=gentios...assim diz  Yahweh...te  guardarei  e  te  darei  por  aliança   do  povo,  para  restaurares  a terra  e  lhes  dares em herança as  herdades   assoladas...dias  vêem  diz  Yahweh, em  que  farei  uma  renovada  aliança  com a  casa  de  Yashorul=Israel Yashayahu=Isaias  42,1-6.  e  49,8.  Yahmyahu=Jeremias  31,31,32.

Já  que   o  concerto  antigo  feito com  Dam=sangue  de  animais...era  transitório; II  Corintios  3,13.   A  aliança  renovada  com  o  Dam-sangue    do  Mashyah  seria  eterna;  Yahmyahu=Jeremias 32, 40.  e 50,5. Hebreus  8,6.  e 13,20.Durante  a  semana   dos  Yahudim=Judeus  Yahshuah  dizia  aos  seus  talmidim=dicipulos...não ireis  pelo caminho  dos  goym=gentios...mas,  ide ante  as    ovelhas  perdidas  da  casa  de  Yashorul=Israel...dizendo;  é  chegado  o  reino dos  céus;  Mattytiahu=Mateus  10,5-7. 

Antes   de   completar  a  metade  da semana,    a   Escritura  relata  que...Os  Yahudim=Judeus  procuravam  prender  Yahshuah mas,  ninguém  lançou   mão  dele,  porque  ainda  não  era  chegada  a  sua  hora...que  seria  na metade  da  semanas de  7 anos.  Yachonam=joão  7,30.  e  8,20.  No  entanto,  ao  terminar  os  3/5  anos=metade  da  semana de  nº  70.   O  
Mashyah  disse...eis que  é chegada   a hora  e  o  filho    do  homem  será  entregue    nas  mãos  dos  pecadores.  Mattytiahu=Mateus 26,45.  e Yachonam=João 16,32..  

Ao  tomar   o  cálice  da  última  Pessah - Páscoa o  Mashyah  afirmou....isto   é   meu   dam=sangue; derramado  por muitos; Mattytiahu=mateus 26,27,28.      Recordemos   que  Gabryah  relatou  que...na  metade da  semana  de   7 anos;  o  Mashyah faria    cessar   os sacrifícios...e   as   ofertas   de  manjares  que  eram  exercidos no  santuário  terreno.  Danyah=Daniel  9,27.  Em  fiel  cumprimento  da profecia,  o Mashyah   após  3/5   anos  de ministério terrestre, ofereceu  a   si   mesmo   para   morrer   na  estaca  de  tortura;  como  eterna  kaparah=expiação  pelos   pecados  da  humanidade. 
E  fazendo  cessar  todo   o  serviço  típico  de  ofertas  que  era  efetuado  no  santuário  terreno  por   meio  de  animais.
A  outra metade  da  última semana   3/5  anos, dedicada  aos   Yahudim=Judeus   foi  completada   pelos  Talmidim=Discípulos  de  Yahshuah.  Terminado com a  morte   de Êstevam  e  conversão  de Shaul=Saulo  e  a  Diaspóra=dispersão  dos  Yahudim=judeus  no   ano 34  era   do  Mashyah

Fim  do  tempo  exclusivo  dado  aos  hebreus,  e  inicio  do  tempo  dos Goyim=Gentios...

Era   necessário   que  a vós=judeus=se  vos   anunciasse  primeiro  a boa  nova  do  reino  dos  céus.  Mas,  visto  que  a rejeitais  e  vos não julgais dignos  da  Chaim ´olam=vida  eterna; Eis   que  nos   voltamos para   os goiym=gentios;Atos,  13,46,47.e   refs.


Ivonil  ferreira  de carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário