PILATOS PERGUNTOU A YAHSHUAH...
Que é a verdade(emet)?Yahanam (joão) 18;38
...nem sempre o que acreditamos ser verdade, é realmente à verdade!
Aquilo que transmite, aquilo que repete, nós o chamaremos um saber. Distinguir verdade de saber é essencial.
"O paranoico tem certezas, a falta de dúvida é o que o torna idiota. Se duvidasse, ele poderia ser um filósofo. O conhecimento paranoico cria monstros que ele mesmo acredita combater a partir de suas certezas."
"Portanto, evite as certezas; estude leia pesquise!
"Portanto, evite as certezas; estude leia pesquise!
O termo verdade como a maioria das palavras da língua portuguesa tem sua origem no latím veritas e é um conceito bastante subjetivo de difícil definição. Ás vezes o que é verdade para alguém ou para um determinado grupo de pessoas não é para outro grupo social, familiar ou mesmo a um nível entre duas pessoas. De esse modo uma pessoa tem normalmente duas verdades. Uma que faz parte de sua própria vivência, de seu próprio conceito de vida, e uma segunda verdade que é a verdade concebida pelo grupo social do que faz parte.
A verdade não se limita à forma do juízo humano. So por que alguem diz que, algo é a verdade, não significa que seja realmente !
Hegel mostra que a verdade é percurso.
Partirei da idéia seguinte: uma verdade é primeiro uma novidade.
Aquilo que transmite, aquilo que repete, nós o chamaremos um saber. Distinguir verdade de saber é essencial.
Essa é uma distinção que já existe na obra de Kant: a distinção entre razão e entendimento. Para Heidegger é capital esta distinção: a que existe entre verdade, alethéia, e conhecimento, ou ciência, techné.
Se toda verdade é uma novidade, qual é o problema religioso essencial da verdade? É o de seu aparecimento e de seu vir-a-ser. E preciso que se pense uma verdade, não como juízo (como verdade absoluta-indiscutivel) mas como um processo real.
O esquema que os senhores têm em mãos representa o vir-a-ser de uma verdade. O objetivo desta palestra é a explicação do esquema.
Para que se inicie o processo de uma verdade, é preciso que algo aconteça. Pois, o que existe, a situação do saber tal como está, dá-nos apenas a repetição. Para que uma verdade afirme sua novidade, tem de haver um suplemento, o qual está entregue ao acaso. Ele é imprevisível, incalculável. Situa-se para além daquilo que existe, chamo-o evento.
Uma verdade vem a ser, na sua novidade, porque um suplemento – evento interrompe a repetição.
Um evento é ligado à noção de indecidível. Tomem o enunciado: Este evento pertence à situação.
Se os senhores pudessem, com as regras do saber estabelecido, decidir que tal enunciado é verdadeiro ou falso, o evento não seria um evento. Seria calculável a partir da situação. Nenhuma regra permite decidir que o evento é um evento. Nada permite dizer: aqui começa uma verdade. Vai precisar fazer uma aposta. Por isso é que uma verdade começa por um axioma de verdade. Começa por uma decisão. A decisão de dizer que o evento se deu.
O fato de que o evento é indecidível obriga a que apareça um sujeito do evento. Um sujeito é constituído por um enunciado em forma de aposta, enunciado que é o seguinte: Deu-se isto, que eu não posso calcular, nem mostrar, mas a que permanecerei fiel.
Resumindo de um modo simples, a verdade da escritura é definida em dois itens basicos...
Primeiro item.
1° corintios 2;14 O homem natural" não aceita o que vem
do rukha kadosh d e Yahveh. É loucura para ele; não pode compreender.
Segundo item.
Alem de exigir o possuir do rukha kadosh do eterno, é preciso tambem, não ser analfabeto-funcional(não entender o que lê) Assim um homem natural e analfabeto-funcional não tem nenhuma chance de receber a revelação da verdade do eterno!
Por essa causa lógica o Brasil está no momento com mil verdades!
Ivonil ferreira de carvalho
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