THÉOS (deus) um DEUS GREGO! (NO LATÍM: "ZEUS"
THÉOS GREGO! NO LATÍM: "ZEUS" PARA NOSSA LÍNGUA: DEUS?!!! SIM: DEUS O TODO PODEROSO! MAS COMO??? UM ÍDOLO VIRA UM DEUS VIVO...???
Zeus significa "Pai do socorro" e Theos significa "Deus"
No grego ARCAICO, a palavra para "deus" era SIÓS. Desse têrmo, surgiram as formas THEÓS e ZEUS.
Note-se também que o vocativo de ZEUS era DIÁ, o que "denuncia" a raíz sânscrita "DIV", que também aparece no latim (Deus / divus / diva).
Note-se também que o vocativo de ZEUS era DIÁ, o que "denuncia" a raíz sânscrita "DIV", que também aparece no latim (Deus / divus / diva).
De acordo com o Dicionário Teológico do Novo Testamento ed. Gerhard Kittel...Theos encontrou sua expressão mais completa no deus Zeus.
Na verdade, Theos estava cheio de significado;Theos era Zeus e Logos era um Grande Mestre Unificador,
Shemot (Exodo) 23:13 “
Em tudo o que vos tenho dito, andai apercebidos. Do nome de ídolos nem fareis menção; nunca se ouça da vossa boca o nome deles.”
Em tudo o que vos tenho dito, andai apercebidos. Do nome de ídolos nem fareis menção; nunca se ouça da vossa boca o nome deles.”
“Os LXX (septuaginta) designara o “ULHIM” de Yahshurum pelos termos Theos ou Kyrios. Mas ULHIM não é Théos, o deus de Yahshurum latino; ademais, à época, Theos designava apenas os deuses do Olimpo. Os lingüistas vêem em Theos uma longínqua derivação de Zeus. Mas traduzindo assim, os LXX estavam sendo fiéis a seu propósito de introduzir a Bíblia às exigências da cultura grega. Graças a este impulso, há dois mil e trezentos anos os leitores da Bíblia nas línguas ocidentais vêm chamando o ULHIM de Yahshurum pelos nomes com os quais seus ancestrais denominavam seus ídolos. Obviamente, com o tempo, os nomes “Deus” ou “Senhor” encheram-se na cristandade, de significações bíblicas. Entretanto, parece claro que é preferível chamar o “ULHIM” de Yahshurum por seus nomes, transcritos tais quais, a dizer o que eles significam.”
DEUS (Grego THEOS) - “Compare Zeus com Theos e Deus na coluna seguinte:
Zeus Theos (Usando a consoante teta)
Deus
Não é necessário um diploma de lingüista para enxergar que os três nomes procedem de uma única raiz lingüística.
- Os três começam com consoantes --- Z, Teta, e D --- que exigem que a ponta da língua esteja entre os dentes ou imediatamente por trás deles.
- Os três nomes destacam o que os lingüistas chamam de “vogal e média, aberta” no segundo espaço.
- O terceiro espaço nos três nomes contêm as vogais o ou u “posteriormente fechadas”.
- E os três nomes preenchem o quarto espaço com a sibilante s.
- Em último lugar, os três compartilham de um sentido semelhante.
“A Palavra daimon, no grego, teve diferentes significados, em cada estágio histórico, desde os tempos de Homero até o tempo da Septuaginta e do Novo Testamento. Nos tempos de Homero, daimon significava deuses, e era sinônimo de theos, que significa DEUS
Ivonil ferreira de Carvalho..jatai-goias!
Ivonil ferreira de Carvalho..jatai-goias!
O Cristianismo é uma seita criada por Roma!
ResponderExcluirNão foi criado mas sim adaptado e mudado e claro acrescentado várias coisas erradas
ExcluirO cristianismo foi criado por Roma tendo inicio no concilio de Niceia em 325 e consolidado no concilio de constantinopla em 381 era comum...é so pesquisar!
ExcluirÉ verdade infelizmente maioria não sabem e nem querem enxergar a verdade nas caras deles!
ResponderExcluir