sábado, 15 de dezembro de 2018

Existiu uma mulher antes de Havah ( Eva)?



Existiu uma mulher antes de Havah (Eva)?

Uma dúvida que tem voltado a surgir bastante é sobre a suposta existência de Lilith. Alguns pensam que Yahveh criou uma mulher antes de Havah (Eva) para Adam (Adão) criando assim outro relato da criação; tentando sujar o caráter de Yahveh.

Algo tem que ficar claro antes de tudo. A história de Lilith não tem apoio como sendo verídica em algum documento antigo, não existe um consenso entre os hebreus sobre a veracidade de algum documento tido como sagrado para apoiar tal ideia, o que se tem são várias interpretações do surgimento de Lilith em diversas culturas espalhadas pelo mundo e todas com um ponto em comum, Lilith é sempre tida como um símbolo do mal a "Rainha dos demônios".

Significado do Nome Lilith. Tem origem no acadiano lilitu, que quer dizer “da noite”. Na mitologia assíria, Lilith era um demônio citados em alguns mitos. 

Das pouquíssimas más interpretações que se faz para apoiar uma mulher antes de Havah (Eva), é a confusão que se faz com AB´ereshet (Genesis) capítulos 1 e 2.

E disse Yahveh: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Yahveh o homem à sua imagem; à imagem de Yahveh o criou; macho e fêmea o criou.
AB´ereshet (Genesis) 1:26-27 

Então o Senhor Yahveh fez cair um sono pesado sobre Adam (Adão), e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Yahveh tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adam (Adão).
AB´ereshet (Genesis) 2:21-22

Baseando-se nisso, alguns deduzem que Yahveh criou uma outra mulher. No entanto, essa ideia é totalmente errônea. AB´ereshet (Genesis) 1 e 2) fala sobre a mesma questão, o que acontece é que AB´ereshet (Genesis) 1) fala de uma forma mais universal onde Yahveh não deu muitos detalhes sobre a criação do homem, e AB´ereshet (Genesis) 2) já se trata de algo mais detalhado, onde Yahveh diz quais materiais ele usou para criar o homem e a mulher, como ele fez isso, e também apresenta a criação do homem sendo feita primeira e depois a mulher algo que em AB´ereshet (Genesis) 1) não é visto. Em AB´ereshet (Genesis) 1) alguns acham que a criação de ambos foi feitas juntos, porém o foco de AB´ereshet (Genesis) 1) em relação à criação do homem é apresentar que tanto homem quanto mulher é feitos a imagem e semelhança de Yahveh, que ambos são visto como iguais perante Yahveh. Essa confusão de AB´ereshet (Genesis) é tão absurda que se fosse pensar em 2 eventos de criação teriam que deduzir que Yahveh criou também um outro "Adam (Adão)" sendo que já foi explicado que não se tratam de 2 eventos da criação é um mesmo evento em duas  narrativas! Um sendo apresentado de maneira universal, e o outro de forma detalhada, explicando os pormenores  dessa mesma criação  do 1º casal humano Adam  e Havah... Sem contar que essa ideia de um outro homem também não teria apoio nas 
Escrituras de um só ventre fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra (Maaseh Hashiliachim (Atos apóstolos 17:26).


Uma outra conjectura que tentam fazer é com (Isaías 34:14) onde algumas traduções trazem o nome Lilith, o que ocorre é que em nenhum lugar de Isaías está escrito ali uma "Rainha dos demônios" ou a mãe dos vampiros uns súcubos", traz apenas a expressão "animais noturnos". Dentre as variadas histórias sobre tal personagem, há uma que é contada sobre Lili que ela teria sido criada do barro como Adam (Adão), mas, ao não querer se submeter a Adam (Adão) ela teria sido expulsa do Éden, onde ocorreram diversos fatos e ela passou a ser a "Rainha dos demônios" ou "mãe das súcubos". E para tentarem apoiar essa ideia na se utilizam de um texto que penso eu ser o mais usado para tentar dar sustento à ideia de uma suposta mulher antes de Havah ( Eva).

E disse Adam (Adão): Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

AB´ereshet (Genesis) 2:23

Alguns acabam deduzindo que a exclamação de Adam (Adão) "Esta é agora osso dos meus ossos" sugere que realmente houve uma mulher antes "Lilith", e a ali se tinha criado uma mulher que era osso dos ossos dele, não como a "outra" que foi feita do barro como ele. Basta apenas uma leitura simples que se percebe o porquê de Adam (Adão) ter dito isso.

Porém basta uma leitura simples de (AB´ereshet (Genesis) 2) e percebemos que quando Adam (Adão) foi criado a partir do versículo 7, (do 7-17) Yahveh foi explicando detalhes da criação e dando instruções para Adam (Adão). Yahveh então continuou com suas instruções;

Havendo, pois, o Senhor Yahveh formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxeram a Adam (Adão), para este ver como lhes chamariae tudo o que Adam (Adão) chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adam (Adão) pôs. os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; [...]
AB´ereshet (Genesis) 2:19-20a

Percebemos então que Adam (Adão) passou um longo tempo dando nome aos animais, dando a entender que Adam (Adão) olhava toda aquela criação de animais e não via nenhuma ser compatível com ele;


[ . . .] mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

AB´ereshet (Genesis) 2:20b

Então finalmente Yahveh diz.

Então o Senhor Yahveh fez cair um sono pesado sobre Adam (Adão), e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Yahveh tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adam (Adão).
AB´ereshet (Genesis) 2:21-22

Lendo de forma contextual fica muito claro a exclamação de Adam (Adão).

E disse Adam (Adão): Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
AB´ereshet (Genesis) 2:23

Adam (Adão) olhava toda aquela criação e não se achava ninguém semelhante a ele, mas quando Yahveh formou a mulher e a trouxe para ele, ai fica claro o porquê da exclamação ter sido feita da forma que foi, Adam (Adão) quis dizer algo como: "finalmente alguém que se parece comigo" ou "diferentes de todos os outros seres, essa sim é osso dos meus ossos e carne da minha carne". Portanto qualquer ideia que não venha das Escrituras deve ser rejeitada, principalmente se tratando de algo com o propósito de manchar o caráter de Yahveh. A Bíblia é clara em relação a que não houve nenhuma outra mulher sendo formada antes de Havah (Eva). Tudo que vá, além disso, vem de fontes não escrituristicas ou de má “conjecturas humanas!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário