Yahanam-joão 17, 1 ... Essas palavras falava Yahshuah e erguia os olhos
para os shamayim, e disse: Abba, a hora está chegando; e que, portanto,
2 Assim como Tu deste poder sobre toda a carne, Ele
dê eterna chayim (vida) a quantos você deu a si mesmo.
3 E esta é a eterna chayim (vida); que pode te conhecer, ECHAD - o único
"יהוה ולהים", emet, e Yahshuah hamashyah המשיעה יהשועה, a quem tu enviaste.
Nesta bela oração declaratória de Yahshuah ao Pai-Pai Yahveh ... não há espaço para as teorias unicistas e trinitárias.
Entendendo o termo "Echad" de shema Yahshurum.
Algumas pessoas por falta de conhecimento profundo sobre o hebraico acabam sendo enganadas por falsos especialistas em hebraico, que distorcem o texto, para tentar provar suas ideologias teológicas.
Hoje, neste texto, espero ajudar a esclarecer de uma forma simples a palavra "Echad- (אחד)" encontrada na declaração da fé hebraica, para esclarecer de uma vez por todas o verdadeiro significado desta palavra dentro daquele texto das escrituras.
Está escrito em Devarym (Deuteronômio) 6: 4 "Hey Yahshurum; YHVH nosso ulhim, é Echad (UM)
Teólogos em sua maioria dizem que o termo Echad (Um) neste texto significa um tipo de "unidade composta" e o fazem para apoiar sua crença em uma pluralidade de seres criadores, e eles dizem que em hebraico haveria uma palavra para significar uma unidade absoluta "Yachid", mas em nenhum dos léxicos da língua hebraica encontramos tal declaração, ou algo similar a esta declaração teológica, vamos então ver o que os léxicos da língua hebraica dizem:
De acordo com o dicionário do léxico Strong e Holladay, esta palavra Yachid significa "Único" e é um adjetivo masculino singular absoluto, e encontramos este termo em 3 passagens nas Escrituras; Tehilim (Salmos) 25:16, Yarmyahu (Jeremias) 6,26 e Amós 8:10.
"E eu vou lamentar suas festas, e todas as suas canções em luto; e eu colocarei saco sobre todos os lombos, e careca sobre todas as cabeças; e farei que se lamentem por um filho único, e seu fim como um dia de amargura (Amós 8:10 ACF) "
Esta palavra também aparece em sua forma feminina Yachidah (יח eness) em Juízes 11:34.
"Vendo, pois, Jefté a Mispá, a sua casa, eis que sua filha o encontrou ornamentos e danças, e ela era a única filha; ele não tinha outro filho ou filha.
Este adjetivo de acordo com o Strong é do verbo Yachad, que significa unir, unir, ser unido, portanto o adjetivo Yachid teria mais lógica de tentar provar uma pluralidade possível na divindade que o uso de um número cardinal, contrário, assim tanto o pensamento errado da teologia atual.
Este termo tem o mesmo significado da palavra portuguesa "individual", que serve tanto para designar uma única unidade, quanto um conjunto de unidades, como nestas frases: "O único exército que sobreviveu foi o israelense" e "Eu tenho apenas um equipe. "
Na primeira frase, a única palavra serviu para adicionar um grupo de soldados e, na segunda, para designar um único objeto.
Portanto, é falso pensar e dizer que o termo "Único" é uma unidade absoluta e que não é usado para designar um agrupamento de objetos.
Echad (אחד) de acordo com o mesmo léxico é um numeral cardinal masculino singular absoluto, e tem o mesmo significado da palavra inglesa 'A' e vem da raiz primitiva Achad (אחד) e que tem a versão feminina Achat (אחת) e de acordo com os textos BDA, a escrita de Kadosh tem aplicabilidade do mesmo termo em português e outra, o que pode significar um agrupamento de objetos como uma peça de mobília ou um único objeto, como uma caneta.
Como um exemplo de uma única unidade, podemos citar o texto de Yahshuah (Josué) 4: 2 "Tome do povo doze homens, de cada tribo um homem (Ish Echad) (איש אח tud); e como um exemplo de agrupamento podemos usar ABereshit (Gênesis) 34:16 "Então nós os daremos a nossas filhas, e tomaremos suas filhas, e nós moraremos com você, e nós seremos um povo (Echad) (עם אחד);
Há inúmeras passagens usando ambas as formas, então como podemos afirmar que o Echad encontrado em Devarym (deuteronômio) 6: 4 refere-se a uma única unidade e não a um agrupamento ou união em uma certa divindade?
Em primeiro lugar, devemos lembrar a palavra que precede a palavra Echad, no caso de Am Echad, a palavra povo é um grupo de indivíduos, deixando claro se é um grupo de seres humanos, e no caso de Ish echad como o homem substantivo é singular a compreensão é bem clara.
Mas, no caso de Shema Yahshurum?
No caso de Shema Yahshurum, precisamos simplesmente analisar o texto de maneira simples para entender seu significado.
"Yahshurum" Ouça Yahshurum" (ש י)
"" YHVH "é o nosso Ulhim" יהוה ולהים "" YHVH "é o nosso Ulhim
"YAHVEH YHVH echad "YAHVEH È UM!
Portanto, o texto está dizendo que YHVH é o regente de Yahshurum e (YHVH) é um, então afirmar que Echad neste texto significa um tipo de plural é afirmar a existência de outro Pai, porque o texto não é afirmando aqui que Ulhim é um, mas que YHVH-Yahveh é um deles.
Para concluir, vale a pena recordar uma importante questão histórica para fechar o nosso raciocínio, quando Yahshurum recebe as tabelas de instrução (lei) no Monte Sinai, ele veio de uma sociedade politeísta, por isso era essencial deixar claro quem o soberano que Yahshurum deveria seguir, estabelecendo o monoteísmo definitivamente era essencial para se retirar do coração qualquer desejo politeísta, então qualquer idéia de pluralidade confunde a crença do povo de Yahshurum, conseqüentemente é impossível acreditar que, ao proferir o shema Yahshurum, a idéia original era trazer uma pluralidade de qualquer maneira, mas estabelecer firmemente a unidade absoluta desse ser supremo e único chamado YHVH-Yahveh!
"Ouça Yahshurum" (ש י)
"" YHVH "é o nosso Ulhim" יהוה ולהים "" YHVH "é o nosso Ulhim
"YAHVEH YHVH echad "YAHVEH É UM.
Baruk hashem Yahveh-yhvh todo poderoso Abba pai de nosso soberano Yahshuah Hamashyah..!.
Ivonil Ferreira de Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário