segunda-feira, 4 de maio de 2020

Genética nas Escrituras (parte três) O sangue do Resgate!22

Genética nas Escrituras (parte três) O sangue do Resgate!

A genealogia de Yahshuah!

Tempo Determinado:

Por mais de mil anos aguardara o povo judeu a vinda do Salvador. Nesse acontecimento fundamentara suas mais caras esperanças. No cântico e na profecia, no ritual do templo e nas orações em tudo estava envolvido o Seu nome.

Yahveh escolheu Yahshorul (Israel) chamou este povo para conservar entre os homens o conhecimento de Seus mandamentos, dos símbolos e profecias que apontavam para o Salvador. O que foi Avraham (Abraão) na terra de sua peregrinação, o que foi (Yoseh) José no Egito e Danyahu (Daniel) nas cortes de Babilônia, devia ser o povo hebreu representante do Eterno e Sua vontade entre as nações.

Na vocação de Abraão, יהוה Yahveh dissera: “Abençoar-te-ei, [...] e tu serás uma bênção [...] e em ti serão benditas todas as famílias da Terra”. Gênesis 12:2, 3.
O mesmo ensino foi repetido pelos profetas.

Ainda depois de Yahshorul (Israel) haver sido arruinado por guerras e cativeiros, pertencia-lhe a promessa:
“Então os restos de Jacó estarão no meio de muitos povos, como um orvalho que vem do Soberano, e como gotas de água que caem sobre a erva, sem dependerem de ninguém...”. Miquéias 5:7.

O rolo das gerações de Yahshuah יהשועה que é o Mashyah. Filho de Davi, o Filho de Abraão (Avraham)

·         Avraham gerou a Yitzchak (Isaque) e
·         Yitzchak gerou a Yaakov (Jacó); e
·         Yaakov gerou a Yahudah (Judá) e a seus irmãos;
·         E Yahudah gerou a Peretz e Tzerah de Tamar (nora de Judá); e Peretz
       gerou a Hetsron; e Hetsron gerou a Ram;  E Ram gerou a Amminadav; e     Amminadav gerou a Nachshon; e Nachshon gerou a Salmon;
  • ·          Salmon gerou a Boaz de Rachav (Raabe a meretriz);
  • ·          Boaz gerou a Oved (Obede de Rute, a moabita)
  • ·         Oved Obede) gerou a Yishai;
  • ·          Yishai (Jessé) gerou a Dawid (Davi), o rei;
  • ·         Dawid, o melech (rei),gerou a Shlomo, (Salomão) de Bat-Shebah que tinha sido a esposa de Uriyah (Urias).
  • ·         Salomão gerou a Roboão (Rechavam)
  • ·         Rechavam gerou a (Abias) Aviyah;
  • ·         Aviyah gerou a Asa;
  • ·         Asa gerou a Yahushafat (Josafá)
  • ·         Yahushafat gerou a (Jorão) Yahuram;

·         Yahuram gerou a Uziyahu (Uzias);
·         Uziyahu gerou a Yoatham (Jotão)
·         Yoatham gerou a Achaz Acaz
·         Achaz gerou a Hizqiyahu (Ezequias);
·         Hizqiyahu gerou a Menashsheh (Manassés);
·         Menashsheh gerou a Amon;
·         Amon gerou a Yoshiyahu (Josias);
·         Yoshiyahu gerou a Yehkonia (Jeconias) e a seus irmãos, por volta do tempo que eles foram levados para Bavel (Babilonia) e depois do exílio em Bavel:

·         Yehkonia gerou a Shealtiel;
·          Shealtiel gerou a Zerubbavel;
·         Zerubbavel gerou a Avihud;
·         Avihud gerou a Elyaquim;
·         Elyaquim gerou a Azor;
·         Azor gerou a Tzadok; (Sadoque)
·         Tzadok gerou a Achim;
·         Achim gerou a Elihud;
·         Elihud gerou a El-Azar;
·         El-Azar gerou a Mattan;
·          Mattan gerou a Yaakov;

     Yaakov gerou a Yosef.

 Este Yosef era o pai de Miryam, da qual nasceu Yahshuah.
De sorte que todas as gerações desde Avraham (Abraão) até Davi são catorze, de Davi até o exílio na Babilônia, catorze, e catorze de Babilônia até Yahshuah יהשועה

O número de gerações:

Nos primeiros 1500/600 anos vividos pelos patriarcas, as gerações demoravam centenas de anos, de forma que neste período vemos a descrição em Gênesis de apenas 10 gerações.

·         De Adam (Adão) até Noach (Noé)           – 10 gerações.  (período de 1500 anos aproximada/e)
·         De Noach     até      Avrahah (Abraão)     – 10 gerações.  (período de 500 anos) 
·         De Abrahan  até Davi, de Davi até o cativeiro babilônico e do cativeiro babilônico até o Mashyah    
Temos um período de 2000 anos divididos em três etapas de 14 gerações cada uma, de forma que em 4000 anos tivemos uma soma de 62 gerações.

Uma questão bem curiosa, já que vemos uma cronologia lógica nas Escrituras, é pensar em quantas gerações, podemos ter em 6000 anos (semana milenar).

Ao contrário da primeira etapa patriarcal onde os homens viviam centenas de anos e demoravam muito tempo para gerar filhos, nas últimas gerações, os homens tem filhos antes de completarem 20 anos, de forma que se viverem 100 anos, verão seus tataranetos, ou seja 4 gerações, em raros casos, até a quinta geração!

Bem, 2000 anos é 20 períodos de 100 anos. Em 100 anos temos 4 gerações ou um pouco mais; representaremos com o numeral -  4.1.



20 x 4.1 = 82 gerações em 2000 anos

Se somarmos o número de gerações em 4000 anos, mais o número de gerações em 2000 anos após o Mashyha = Temos a fantástica soma equivalente a  144. Que número! Será que o nosso Criador matemático, tem mais uma surpresa pra nós?
62+82= 144

Tempo Determinado:

Mas, quando chegou a plenitude do tempo, יהוה Yahveh enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da torah, Gálatas 4:4

A vinda do Salvador foi predita no Éden. Quando Adam e Isha (Eva) ouviram pela primeira vez a promessa, aguardavam-lhe o pronto cumprimento. Saudaram alegremente seu primogênito, na esperança
de que fosse o Libertador. Mas o cumprimento da promessa demorava.
Aqueles que primeiro a receberam a promessa, morreram sem o ver seu cumprimento. Desde os dias de Enoque, a promessa foi repetida por meio de patriarcas e profetas, mantendo viva a esperança de Seu aparecimento, e todavia Ele não vinha... 

O aparecimento do Mashyah o Salvador, devia acontecer no tempo determinado dentro da cronologia profética da Escritura dentro do projeto exato do Criador, o grande arquiteto e matemático do Universo.

A profecia de Daniel (Danyahu) revelou o tempo de Seu advento, mas nem todos interpretavam corretamente a mensagem. Século após século se passou; cessaram as vozes dos profetas....A mão do opressor era pesada sobre Yahshorul (Israel), e muitos estavam dispostos a exclamar: “Prolongar-se-ão os dias, e perecerá toda a visão”. Ezequiel 12:22.

O verbo se fez carne:

Ele será chamado pelo nome de Emanu Yah  que quer dizer Yah conosco: (Emanu – conosco /  Yah – prefixo do nome do Pai)”. Mateus 1:23.
O brilho do “conhecimento da tiferet (glória) de יהוה Yahveh ” vê-se “na face de יהשועה Yahshuah”. 
Foi para manifestar essa tiferet (glória) que Ele veio ao mundo. Veio à Terra entenebrecida pelo pecado, para revelar a luz do amor de יהוה Yahveh, para ser “יהוה Yahveh conosco”.
Portanto, a Seu respeito foi profetizado: “Será o Seu nome “EmanuYah”. Isaías 7:14.

Uma visão genética:

A morte entrou por meio de Adam:

“Porque no dia que comer dela, certamente morrerás” (Bereshit-Gn 2:17).
Adão (Adam) recebeu um fruto das mãos de Isha (Eva), e desobedientemente comeu. Foi privado do fruto da árvore que lhe dava vida imortal,  e por meio de seu sangue, todos herdamos a morte.

Da mesma forma herdamos a vida por causa do sangue de um só Homem, Yahshuah haMashyah.

“De um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra ....” Atos  7:26

Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. 1 Coríntios 15:21

Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. Romanos 5:19

Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem do Eterno a imensa provisão da chem (graça) e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Yahshuah haMashyah. Romanos 5:17

O sangue que se circula nas artérias e veias de um bebê no útero materno, não é derivado da mãe, o sangue é produzido dentro do corpo do próprio feto. Somente depois que a zerah (esperma), fertiliza o óvulo, o feto começa a se desenvolver, e o sangue aparece.

A parte feminina de Maria, (Miryam) ou seja cromossomo X X, foi humana, mas a zerah que concebe, o cromossomo “Y” foi de quem? Do pai. Quem é o pai? יהוהYahveh!

“Eu também sou um homem mortal, como todos os demais, descendência do primeiro homem mortal, que foi feito do pó, e no ventre de minha mãe fui feito carne durante o espaço de 10 meses, compactado no sangue da semente de seu marido...” (Sabedoria de Shlomo (Salomão) 7:1-3, a nova Bíblia em Inglês com os textos Apócrifos).

Incrível semelhança no que diz a revista superinteressante:
“Os nove meses que um feto passa dentro do útero correspondem a dez ciclos da Lua ao redor da Terra. Ou, 40 semanas. Ou 280 dias...Dentro do útero, o sangue do feto não se mistura com o da mãe. Como os pulmões e o sistema digestório só funcionarão plenamente a partir do nascimento, é na placenta que o sangue é oxigenado. O processo ocorre totalmente separado do sistema circulatório materno. É por isso que o tipo sanguíneo do bebê não é necessariamente igual ao mãe”. http://super.abril.com.br/comportamento/utero-doce-utero

"Pois Tu formaste minha porção interior; Tu me envolveste no ventre de minha mãe. Eu Te darei hallel; porque eu fui espantosamente e maravilhosamente formado; magníficas são as Tuas obras; e minha alma sabe plenamente bem. Meus ossos não Te foram escondidos, quando eu fui formado no lugar oculto, e entrelaçado na porção mais baixa da terra. Teus olhos viram meu corpo informe, ainda, no Teu rolo todos os meus membros já estavam anotados, que foram formados quando ainda nenhum deles existia." Salmos (Tehillim) 139:13 a 16

O sangue que redime do mal, só poderia vir do Soberano Yahveh!

O sangue transporta nutrientes, gases respiratórios, hormônios e resíduos do metabolismo. Ele é constituído basicamente de: plasma, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

No sangue, na genética, está o componente da vida! O sangue é vida! Mas, no caso especial do Salvador o sangue, o cromossomo “Y” de יהשועה Yahshuah é excepcional!

Para que ele seja o nosso “Redentor”, seu sangue não pode ser como o de qualquer outro “homem”.
Porque a palavra declara que: “nenhum deles pode redimir a seu irmão ou dar ao Soberano יהוה um resgate por ele... a redenção da alma deles é caríssima, o preço é muito alto! Mas o Eterno redimirá a minha vida da tumba” (Salmos 49:7,15).

“... apareceu-lhe um anjo do Soberano יהוה Yahveh e disse: " Yahusef (José), filho de Davi, não tema receber Miryam (Maria) como sua esposa, pois o que está concebido nela foi gerado do ruach haKodesh.”  Mateus 1:20
Havia componentes extraordinários na concepção dAquela criança aparentemente comum!
A Escritura traz a genealogia do povo hebreu, do povo da promessa feita a Adam, repetida a Avraham (Abraão), e dita por patriarcas e profetas durante séculos!
Seres humanos podem regatar coisas terrenas, mas redimir da morte eterna, é um preço que só poderia ser pago, com o “sangue do Cordeiro”

Filho do Homem, Filho de Adam, mas o Filho de יהוה Yahveh, o Cordeiro de יהוה Yahveh!
No sacrifício feito naquela Pessach do ano 31, o Pai  יהוה Yahveh, não estava passivamente presenciando o sofrimento de Seu Filho, todos os componentes do Universo estavam envolvidos, enquanto pendia entre o céu e a terra o destino do homem.
Maravilhoso amor!

Diná Soares
Ivonil Ferreira Carvalho

sexta-feira, 1 de maio de 2020

A raiz da palavra pecado-espanhol

LA PALABRA PECADO" y su raíz hebrea.
"La Biblia dice que ... el pecado es la transgresión de la Ley ... 1 ° Juan 3,4"
"En la escritura hebrea no hay palabra" LEY "sino TORAH
¡La Torá significa instrucción! Y fue incorrectamente cambiado por los traductores por LEI.
¡Vea y diferencia entre LEY E INSTRUCCIÓN!
Significado de la INSTRUCCIÓN!
en el Diccionario en línea portugués.
Clase gramatical: sustantivo femenino
s.f. Acción para instruir; enseñanza educación:
¡LEY SIGNIFICATIVO!
sustantivo femenino
1)
regla categórica
2. regla, prescripción escrita que emana de la autoridad soberana de una sociedad determinada e impone a todos los individuos la obligación de someterse a ella bajo pena de sanciones "
La raíz de la palabra pecado en hebreo
En hebreo hay algunas palabras relacionadas con el concepto de pecado. Sin embargo, la palabra principal (hay otras, por supuesto) que se usa para describir el pecado es hatáh (Ratáh) - רטה
cuyo significado básico es "perder un objetivo o un camino", o "no alcanzar el estándar". Esta palabra se puede encontrar en una de sus diversas formas verbales, por ejemplo, en Jueces 20:16, donde leemos sobre la existencia de "setecientos hombres zurdos elegidos, que arrojaron una piedra con la honda en un cabello, y no faltaron ( yahati ') ". A partir de este concepto básico, podemos decir que "pecar es perder la mosca". Fácil, no me estoy refiriendo al "insecto" llamado la mosca. Más bien, me refiero a la mosca en su sentido técnico-militar, refiriéndome al "punto central del blanco en los ejercicios de tiro". Malo, regular, bueno, muy bueno y genial. . Creo que este hecho debería servir para despertar en cada uno de nosotros la siguiente pregunta: "¿Qué calificación he recibido del Maestro en mi disparo al objetivo espiritual?". O más bien, diciendo: "¿Yahveh ha aprobado o rechazado la vida de fe que he vivido últimamente?" O, para usar un lenguaje más militarizado: "¿qué 'nota' le daría Yahveh a mi 'objetivo' hoy"? Piense en eso.
II - El pecado y su raíz griega
En el idioma griego, la palabra que mejor caracteriza la idea del pecado es la palabra hamartia, cuyos significados básicos son: "fracaso, culpa, pecado". [2] Kenneth Wuest, al comentar sobre el conocido texto de Rom. 3:23: "Porque todos pecaron y están en la miseria están en medio de Yahveh", hace una observación interesante sobre el concepto de pecado que aparece en el versículo. Él dice:
"El término griego aquí traducido como 'pecado' es una palabra que, entre los griegos paganos, significaba 'errar el blanco' o 'fallar en el desempeño'. Los atletas griegos, apuntando a un blanco, a veces fallaban su objetivo. toda la raza humana perdió la marca, es decir, una vida condujo al tigre de Yahveh ".
A medida que leemos este texto, nos damos cuenta de que el concepto de "pecado" detrás de la palabra hamartia es muy similar al concepto que se encuentra en el hebreo hata ', especialmente con respecto a la idea de "perder la marca".

III - El pecado y su raíz latina
Finalmente, nos enfrentamos con el concepto de "pecado" en latín. Se sabe que el verbo portugués "pecar" se deriva del latín peccare, que, en su uso primitivo, significaba: "dar un paso en falso, perder el pie y, por lo tanto, caer, hablando de caballos y otras monturas; más tarde , figurativamente, haciendo un mal paso moral, cometiendo errores, cometiendo errores ". Esta palabra está vinculada a la palabra latina pecus, que significa: "pie defectuoso, pie incapaz de recorrer el camino". En otras palabras, "pecar" es "cojear, cojear, cojear". De hecho, a partir de estos datos, podríamos concluir que "pecar" es "pelear con Yahveh". En otras palabras, cuando pecamos estamos dando un "paso falso" en nuestra relación con Yahveh.
Conclusión
De una manera muy general, podemos resumir este breve texto diciendo que la "raíz" del pecado se encuentra básicamente en dos factores: "errar el blanco" y "paso en falso en el camino de Yahweh". Cuando no alcanzamos el "objetivo" propuesto por Yahveh para nuestra vida (que es alabarlo a través de toda nuestra vida) y también cuando no "caminamos" correctamente en sus caminos, tales actitudes se traducen en pecado ante Él.
Para aquel que es poderoso para ayudarnos en nuestro "objetivo" y en nuestro "caminar", sea HALELLU-YAH por siempre y para siempre.





Ivonil ferreira de carvalho

segunda-feira, 27 de abril de 2020

TEOLOGIA: ETIMOLOGIA E DEFINIÇÕES

TEOLOGIA: ETIMOLOGIA E DEFINIÇÕES

Teologia (do grego θεóς, transl. theos = "divindade" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo, análise, consideração, discurso sobre alguma coisa ou algo"), WorlNet: “theology”

“Theos” no grego = Deus,  - , Ζευς (Zeus) e θεος (Theos) – as palavras existem juntas.
“Logos” no grego = estudo
No sentido literal, - Estudo de Théos
No início era o nome dado a um dos muitos deuses gregos e apenas mais tarde, com a chegada do cristianismo, passou a significar “Deus Supremo”. Explicar o "que é a teologia" não é uma tarefa nada facil. Tal desafio tem gerado opiniões diferentes no mundo teológico, e isso não somente no meio acadêmico, mas também dentro da própria igreja. Contudo, embora as divergências teológicas sejam reais, a maioria dos teólogos(as), tanto católicos quanto protestantes, grosso modo, costumam definir a teologia como sendo o "estudo de Deus". Vejamos algumas definições clássicas a respeito da teologia apresentadas por alguns teólogos:

Definições
1.      "É a ciência dos fatos da revelação divina até onde esses fatos dizem respeito à natureza de Deus e à nossa relação com ele, como suas criaturas, como pecadores e como sujeitos da redenção" - Charles Hodge .
2.       " É a ciência que extrai o conhecimento de Deus de Sua revelação, que estuda e pensa sobre ela sob a orientação do Espírito Santo, e então tenta descrevê-la de forma a honrar a Deus" - Herman Bavink .
3.       "É a ciência de Deus e das relações entre Deus e o universo." ? Augustus Strong .
4.       "De maneira sintética, dizemos que a teologia cristã é uma reflexão, sistemática e crítica, esperançada e sábia, sobre a fé cristã, vivida e transmitida nas comunidades eclesiais, a serviço da evangelização". Afonso Murad.

A palavra "teologia", assim como outros termos teológicos (Trindade, por exemplo) não se acha escrito na Bíblia. O termo é mais uma das heranças que o cristianismo adquiriu do mundo grego antigo no correr da sua história. Antes mesmo do surgimento do cristianismo, na Grécia clássica, os poetas gregos já recebiam o título de "teólogos" por compor e discursar versos para os deuses. "Homero e Hesíodo narraram as estórias a respeito dos deuses usando o veículo especial do mito; a teologia deles era mítica".

 Do  período clássico da Grécia Antiga,

 Sócrates se referia a uma das três disciplinas da filosofia teórica como "teologia". Essa disciplina ficou conhecida mais tarde como "metafísica" ou "metà ta physiká.
Platão (427-347 a.C), por sua vez, usou o termo "teologia" para exprimir o discurso crítico-racional sobre os deuses da mitologia.
 Aristóteles (384-322 a.C), o termo já é usado para se referir ao estudo do "Ser" mais excelente ou supremo. Neste caso, "Aristóteles já delimita para a teologia determinado campo de saber, além de, às vezes, usá-lo também no sentido de fábulas mitológicas".
Ao que se sabe, no início das primeiras comunidades cristãs, não "existia" teologia nesse sentido organizado e sistemático como se conhece hoje, não havia sequer o emprego da palavra teologia pela comunidade cristã.
No cristianismo, o uso do termo teologia começou a ser usado primeiro pelos cristãos
·         No Oriente, mais precisamente na Escola de Alexandria (Clemente e Orígenes) para se referir ao conhecimento cristão de Deus.
·         "No Ocidente, até a Idade Média pouco se falava em "teologia". Faz-se teologia sob o nome agostiniano de Doutrina sagrada". Para Santo Agostinho (354-431?) - bem como outros pensadores cristãos de sua época –
A teologia não se ocupava de todo o corpo da doutrina cristã, mas somente da "Doutrina de Deus". Nesta época, a "Doutrina de Deus" era uma disciplina específica que estudava o "Ser de Deus" da mesma forma que hoje, por exemplo, a "eclesiologia", estuda tão somente sobre um único assunto, a saber, a Igreja.
É na escolástica que o termo teologia passa a ser usado para se referir não apenas ao estudo do "Ser de Deus", mas dessa vez a "todo o corpo da doutrina cristã".
Esta mudança tem possivelmente uma relação com o desenvolvimento das primeiras universidades que surgiram na Europa por volta dos séculos XII e XIII . Sobre isto o teólogo Alister McGrath faz a seguinte observação:

"Embora inicialmente o termo "teologia" significasse a "doutrina de Deus", o termo adquiriu sutilmente um novo sentido, nos séculos XII e XIII, à medida que a Universidade de Paris começou a se desenvolver. Era necessário encontrar uma designação para o estudo sistemático de nível universitário, voltado à fé cristã. A expressão latina theologia, sob a influencia de escritores parisienses como Pedro Abelardo e Gilberto de la Porree, passou a significar "a disciplina da ciência sagrada" que abrangia a totalidade da doutrina cristã, e não somente a doutrina de Deus"(MCGRATH, 2005. p.176).


Embora Pedro Abelardo (1079-1142) tenha usado o termo teologia para se referir ao estudo "científico da fé", abrangendo assim a totalidade da doutrina cristã, Tomás de Aquino (1225-1274) preferia usar o termo "Doutrina Sagrada" em lugar do termo teologia .
Referindo-se ao modo como era usado o termo teologia no período da escolástica, o teólogo João Batista Libanio faz a seguinte observação:

"No mundo latino, Abelardo usa-o em sentido teológico cristão para referir-se ao tratado sobre Deus, enquanto se empregava o termo "beneficia" para a teologia sobre Cristo. Apesar desse uso de Abelardo, a escolástica preferiu outros nomes para teologia:
“ ?doctrina crhistiana", "doctrina divina", "sacra doctrina", "divina institutio", "divinitas", "scriptura", "sacra Pagina". Santo Tomás manuseia os termos "sacra doctrina" ou "doctrina crhistiana" e raramente o termo "theologia", e num sentido diferente do atual. O termo "theologia" não se firmara na alta escolástica"(LIBANIO, 1996, p. 66).

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES MUITO IMPORTANTES:

Théos, Zeus  ou Deus  - As Escrituras nunca se referiram ao Eterno Criador por estes nomes, na realidade estes seres que fazem parte da mitologia grega, e foram adotados pelo cristianismo.
Cristo, cristão  e cristianismo -  Cristo - palavra grega que nunca fez parte das Escrituras,
Cristo é o termo usado em português para traduzir a palavra grega Χριστός (Khristós) que significa "Ungido".
 Cristo do grego, crestos “ungido” incontestávelmente traz em seu embrião histórico e linguistico provas que se tratam de uma unção solar – o dicionário mostra o “Cris” ou “criso” – significa eclipse do sol. Cristo do grego – crestos  - significa ungido do sol, ou pelos raios da Crista do sol.


 DICIONÁRIO GAMA:

CRISOL – s.m. (Ant.) – Eclipse do sol. Cris +sol (criso/cristo = raios do sol.
CRISMA – s.m. (Chisma) – Sacramento de confirmação, (mudança de nome)
CRISMAR – Acunhar, apelidar, cognominar-se. Nota. Todos os papas ao serem cremados por “CRIS, CRISO, CRESTA, CRESTOS, CRISTO” – muda imediatamente seus nomes, como no velho costume babilônico  -isto é chamado de CRISMAR.


MONOGRAMA DE CRISTO -  


São as primeiras letras do nome de Cristo em grego.

 O “X” pronuncia-se – quis   

O  “P” tem um som “R”




Formam as iniciais “CRIS”  de CRISTO -  que é um símbolo usado a séculos no “CRISTIANISMO”.
ALFA E ÔMEGA
Como um símbolo cristão, o Alfa eo Ômega representar a eterna natureza de Jesus Cristo. Alfa e Ômega são a primeira ea última letras do alfabeto grego. O símbolo lembra uma linha no Livro do Apocalipse: 
O Alfa eo Ômega são igualmente incluídos no nome IAO, um Greco-Romana rendition do hebraico tetragrammaton que também foi utilizado como um sagrado nome de Bacchus / Dionysus e como “Iao Sabaoth” representou o demiurgo gnóstico.
O “Livro de Símbolos “ pag. 33 mostra-nos que Cris (XP) é um monograma usado pelo clero romano para CRISTO. – foto
É impossível fazer uma separação da palavra Cristo e o Sol.



CRISTÃO  –  Adorador de  Cristo.

CRISTIANISMO - (do grego Xριστός, "Christós", messias) é uma religião centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus  - A religião cristã tem três vertentes principais:

Ø   Catolicismo Romano - subordinado ao bispo romano (papa).
Ø   Ortodoxia Oriental  - se dividiu de Roma em 1054 após a Grande Cisma.
Ø  Protestantismo - que surgiu durante a Reforma do sáculo XVI.
 O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações.
Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Na Batalha da Ponte Mílvia teve lugar a 28 de outubro de 312d.C., entre os imperadores romanos Constantino e Magêncio.
A tradição sustenta que, ao anoitecer de 27 de outubro, quando os exércitos se preparavam para a batalha, Constantino teve uma visão quando olhava para o sol que se punha. As letras gregas XP (Chi - Rho, as primeiras duas letras de Χριστός, "Cristo") entrelaçadas com uma cruz apareceram-lhe enfeitando o sol, juntamente com a inscrição "In Hoc Signo Vinces" — latim para "Sob este signo vencerás". Constantino, que era pagão na altura (apesar de que provavelmente sua mãe fosse cristã), colocou o símbolo nos escudos dos seus soldados.

De fato, existem duas narrativas mais ou menos contemporâneas do episódio: Segundo o historiador Lactâncio, Constantino teria recebido num sonho a ordem de inscrever "o sinal celeste nos escudos dos seus soldados"1 - o que teria feito ordenando que fosse neles traçado um "estaurograma", uma cruz latina com sua extremidade superior arredondada em "P". Segundo Eusébio de Cesareia, o próprio Constantino teria lhe dito que, numa data incerta - e não necessariamente na véspera da batalha - teria tido, ao olhar para o sol, uma visão de uma cruz luminosa sobre a qual estaria escrito, em grego, "Εν Τουτω Νικα", ou, em latim, in hoc signo vinces - "com este sinal vencerás", e que, na noite seguinte, Cristo lhe teria explicado em sonho que esta frase deveria ser usada contra seus inimigos.

No dia seguinte, os dois exércitos confrontaram-se e Constantino saiu vitorioso Constantino entrou em Roma pouco depois, onde foi aclamado como o único Augusto ocidental. Ele teve creditada a vitória na ponte Mílvia à "Divindade" - ou a "uma Divindade" (na formulação deliberadamente ambígua escolhida pelo senado romano, simpatizante do paganismo, para ser colocada no seu arco do triunfo) e ordenou o fim de todas as perseguições aos cristãos nos seus domínios, um passo que ele já tinha tomado na Britânia, na Gália e Hispânia em 306. Com o imperador como patrono, o cristianismo, que já era muito difundido no império, explodiu em conversões e poder. http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_da_Ponte_M%C3%ADlvia.

A VERDADE

O termo correto é no hebrtaico  מָשִׁיחַ (Māšîaḥ), transliterado para o português como MASHYAH.

MASHYAH -   Significa – UNGIDO DE YAHVEH.
YAHVEH  - Significa – o Eterno Criador – Soberano Aquele que existe por Si só.


Pesquisa:   Diná  Soares e Ivonil Ferreira de Carvalho




Comentários

  1. muito bom esse estudo, onde a mente humana carnal não alcança. As coisas espirituais se disecernem espiritualmente. Mas para os carnais e meros mortais sem fé e sem esperança, há somente teologia, estudar um deus amorfo formado à imagem do homem, assim como faziam os gregos e outras culturas com suas divindades. Quem é o homem para estudar seu Criador? Deveria o homem idólatra sair do seu pedestal de orgulho e aceitar e adorar ao verdadeiro Criador, no meu caso YHWH. Devemos sim estudar o homem em sua misera jornada por esta terra rumo ao seu julgamento final. Obras qualquer um faz e qualquer religião ensina. adorar ao verdadeiro Criador e saber quem Ele é, saber Seu Nome verdadeiro é outra coisa é uma busca constante de geração em geração. Como diz : Buscar-me-eis e me achareis. É por revelação do rucha kadosh que conhecemos o verdadeiro Pai-abba kadosh. Mas poucos, muitos poucos o buscam. Buscam de tudo nesta vida, menos adorar o Pai em espírito e verdade. Pois isto implica em compromisso e prestação de contas de seus atos e motivos.Enfim para os preguiçosos espirituais melhor estudar teologia da conveniência como ciênscia humana, onde tudo se explica por experiências carnais, é pura matemática religiosa, onde tudo se explica com fórmulas e fábulas, parte de um misticismo religioso e de uma mitologia utópica.
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quarta-feira, 8 de abril de 2020

AXIOMA DE EVENTOS EN LA MUERTE DE YAHSHUAH-spanol

AXIOMA DE EVENTOS EN LA MUERTE DE YAHSHUAH

Otro ejemplo también fue cuando mattytiahu (Mateus) describió los hechos relacionados con la muerte del mashyah en la hoguera de tortura; Vinculado con una profecía sobre la resurrección de la vida en el último día diciendo ... y desde la sexta hora (mediodía) había oscuridad en la tierra hasta la novena hora (3 pm) ... y ... el la tierra tembló y las piedras se rompieron ... y abrieron las tumbas, y muchos cuerpos de santos dormidos fueron levantados. Y saliendo ... de las tumbas después de la resurrección de Yahshuah, entraron en la ciudad de kadosh y se aparecieron a muchos. Mattytiahu (Mateo) 27: 45-56.


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En primer plano tenemos que admitir que la oscuridad descrita aquí no era material, sino espiritual. Especialmente porque ninguno de los discípulos que anunciaron las buenas nuevas de la mashyah se refirió a tales hechos.Resultado de imagem para o dia da morte de Yahshuah-fotos

Otro ejemplo también fue cuando mattytiahu = Mateus describió los hechos relacionados con la muerte de la mashyah en la hoguera de tortura; Vinculado con una profecía sobre la resurrección de la vida en el último día diciendo ... y desde la sexta hora (mediodía) había oscuridad en la tierra hasta la novena hora (3 pm) ... y ...

Predicando en la hoguera y matando al propio hijo del dueño ... los granjeros al ver al hijo dijeron entre ellos: Este es el heredero ... déjenos matarlo, apoderarnos de su herencia, y usándolo, lo arrastraron lejos fuera de la viña y lo mató; mattytiahu (Mateo) 21: 33-45. El que vino a ser ... la luz del mundo ... y la luz de los hombres ... por lo tanto ... luz para iluminar a las naciones; Yachanam (João) 1,4 y 8,12; Lukas 2.32.

Aquellos que supuestamente se beneficiarían de la luz del mundo, estaban extinguiendo allí en el monte del cráneo, "incluso por un corto tiempo" la ... lámpara que ilumina la ciudad kadosh; Gilyahna (apocalipsis) 21,23. De hecho, Yahshua estaba contando a sus talmidim (discípulos) acerca de su muerte ... la luz aún está con ustedes por un rato; Yachanma (John) 12,35.

El terremoto registrado por Mattytiahu (Mateus) no habla de un choque sísmico, sino de un evento tremendo y extraordinario como la ejecución y muerte de Yahshuah en la hoguera de tortura. El único pueblo de Yahveh el Yahudim, su nación elegida hasta entonces.

Predicando en la hoguera de tortura para ser cruelmente asesinado, el Salvador del mundo. Esta fue definitivamente la sombra de una duda, el mayor shock que la historia humana ha podido contemplar y registrar en todo momento. Este terremoto no podría ser literal; porque si es así, lo que estaba en juego eran Yahshua y sus dos compañeros de súplica. Habrían caído al suelo, lo que no sucedió. Dado que las Escrituras informan que ... Yosssef de Ramataym fue valientemente a Pilato y le pidió el cuerpo de Yahshuah ... el cual fue y tomó de la estaca donde fue clavado y lo colocó en una nueva tumba cercana; Marcos, 15,42-46; y refs.

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Las piedras rotas se refieren a los corazones endurecidos de algunos Yahudim (judíos) presentes en la crucifixión de la mashyah. Que se dividieron en el acto de ese evento y reconocieron que ... En verdad ... Yahshuah era el hijo de Yahveh; Mattytiahu (Matthew,) 27.54.

"Cumpliendo lo que los profetas de Yahveh habían dicho ... tomaré el corazón de piedra de su carne, y les daré un corazón de carne ... porque ... de estas piedras Yahweh puede criar hijos a Abraham; Ezekiahu = Ezequiel 11, 19; y mattytiahu = Mateo 3.9.

Y con respecto al contenido profético de la lectura de la Biblia, tenemos que estar de acuerdo en que no hubo resurrección positiva de los muertos el día de la muerte de la mashyah. Ya que él solo resucitó después de 3 días y 3 noches según el relato profético.

Mattytiahu (Mateo) declara que ... los santos fueron resucitados solo después de la resurrección de Yahshuah; Mattytiahu (Mateus) 27,52,53. Como se descarta definitivamente, cualquier posibilidad de que alguien resucite en ese día de la muerte de Yahshua.

Shaul (Paulo) escribiendo sobre la resurrección de los muertos en la mashyah, dijo ... Yahshuah hamashyah es el primogénito entre muchos hermanos; ROM, 8.29. Y Yachonam (João) confirma que ... Yahshuah hamashyah ... es el primogénito de los muertos; Gilyahna = (Apocalipsis) 1.5. Entonces esto aclara muy bien, que de la muerte solo Yahshauh hamashYah se levantó de la muerte en un cuerpo glorioso e inmortal, nadie más.

Porque los otros elegidos y hermanos de la mashyah que son considerados dignos de la resurrección de la vida; solo se levantarán de la tumba en sheni biat mashiyah = la segunda venida de mashyah.

Cuando ... los muertos en el mashiach resuciten ... inmortales ... 1st Tess, 4,13-16. y refs.

Shaul(Paulo) fala que...se esperarmos em Yahshuah só nessa vida somos os mais miseráveis dos homens...mas, agora o mashyah ressuscitou dos mortos

E foi...o primeiro dos que dormem, porque assim como a morte veio por um homem Adam também a ressurreição dos mortos veio por um homem, Yahshuah 1ª Cor, 15,16-20. O emissário dos goym=gentios, é categórico em afirmar a ressurreição dos mortos em Yahshuah hamashyah. Entretanto ele deixa bem claro o seguinte...Yahshuah ressuscitou primeiro; e ainda; que, os seus escolhidos que estarão na sepultura, também ressuscitarão.

Porém quando findar esse dia de Yahveh, e vier o filho do homem para ser estimado nos seus kadoshim. Então os que tiverem feito o bem durante suas vidas, estando na sepultura...ouvirão a voz do filho do homem...e sairão para a ressurreição da vida.Yachonam=João 5,28,29. e 2ª Tess, 1,10. Entretanto, cada um por sua ordem, primeiro Yahshuah ressuscitou no ano 34 da era comum.

Depois, os salvos por Yahshuah...ressuscitarão...na ressurreição do último dia...na volta do mashiac; Yachonam=joão 6,39. e1ª Cor,15,23. e 1 ª Tess, 4,13-17. Como pois será feita essa ressurreição, e quem são esses santos que Mattityah mencionou em sua narrativa profetica? Bem, a ressurreição desses como a dos demais santos, será efetuada na volta do mashyah como ficou explicado.

Agora quem são esses kadoshim que entraram na cidade santa, e que apareceram a muitos?;

E a que cidade santa está se referindo Mattityah?

E ainda quem são esses muitos?

A cidade kodosh aqui descrita é a nova Yahshalaym celeste=Kehilah da Bryt hadashah, a noiva do Mashyah composta dos muitos com quem Yahshuah fez o seu concerto no seu sangue...isso é o meu sangue da aliança renovada com muitos; Mattytiahu=mateus 26,27.

São portanto os santos da Tanakh que não fizeram parte dessa nova Yahshalaym na nova Aliança; Que ressuscitarão no final desse grande dia de Yahveh, na sheni biat mashiach=segunda vinda do mashyah.

Unindo-se aos fieis da nova aliança, fazendo parte  desse povo  remido; e  assim, entrando  na cidade kadosh, e serão vistos por esses muitos. Assim estarão todos os santos de todas as eras, juntos com Yahshuah...num novo céu e uma nova terra onde habita a justiça..............................

Shaul(Paulo) fala que...se esperarmos em Yahshuah só nessa vida somos os mais miseráveis dos homens...mas, agora o mashyah ressuscitou dos mortos

E foi...o primeiro dos que dormem, porque assim como a morte veio por um homem Adam também a ressurreição dos mortos veio por um homem, Yahshuah 1ª Cor, 15,16-20. O emissário dos goym=gentios, é categórico em afirmar a ressurreição dos mortos em Yahshuah hamashyah. Entretanto ele deixa bem claro o seguinte...Yahshuah ressuscitou primeiro; e ainda; que, os seus escolhidos que estarão na sepultura, também ressuscitarão.

Porém quando findar esse dia de Yahveh, e vier o filho do homem para ser estimado nos seus kadoshim. Então os que tiverem feito o bem durante suas vidas, estando na sepultura...ouvirão a voz do filho do homem...e sairão para a ressurreição da vida.Yachonam=João 5,28,29. e 2ª Tess, 1,10. Entretanto, cada um por sua ordem, primeiro Yahshuah ressuscitou no ano 34 da era comum.

Depois, os salvos por Yahshuah...ressuscitarão...na ressurreição do último dia...na volta do mashiac; Yachonam=joão 6,39. e1ª Cor,15,23. e 1 ª Tess, 4,13-17. Como pois será feita essa ressurreição, e quem são esses santos que Mattityah mencionou em sua narrativa profetica? Bem, a ressurreição desses como a dos demais santos, será efetuada na volta do mashyah como ficou explicado.

Agora quem são esses kadoshim que entraram na cidade santa, e que apareceram a muitos?;

E a que cidade santa está se referindo Mattityah?

E ainda quem são esses muitos?

A cidade kodosh aqui descrita é a nova Yahshalaym celeste=Kehilah da Bryt hadashah, a noiva do Mashyah composta dos muitos com quem Yahshuah fez o seu concerto no seu sangue...isso é o meu sangue da aliança renovada com muitos; Mattytiahu=mateus 26,27.

São portanto os santos da Tanakh que não fizeram parte dessa nova Yahshalaym na nova Aliança; Que ressuscitarão no final desse grande dia de Yahveh, na sheni biat mashiach=segunda vinda do mashyah.

Unindo-se aos fieis da nova aliança, fazendo parte  desse povo  remido; e  assim, entrando  na cidade kadosh, e serão vistos por esses muitos. Assim estarão todos os santos de todas as eras, juntos com Yahshuah...num novo céu e uma nova terra onde habita a justiça..............................
Shaul(Paulo) fala que...se esperarmos em Yahshuah só nessa vida somos os mais miseráveis dos homens...mas, agora o mashyah ressuscitou dos mortos

E foi...o primeiro dos que dormem, porque assim como a morte veio por um homem Adam também a ressurreição dos mortos veio por um homem, Yahshuah 1ª Cor, 15,16-20. O emissário dos goym=gentios, é categórico em afirmar a ressurreição dos mortos em Yahshuah hamashyah. Entretanto ele deixa bem claro o seguinte...Yahshuah ressuscitou primeiro; e ainda; que, os seus escolhidos que estarão na sepultura, também ressuscitarão.

Porém quando findar esse dia de Yahveh, e vier o filho do homem para ser estimado nos seus kadoshim. Então os que tiverem feito o bem durante suas vidas, estando na sepultura...ouvirão a voz do filho do homem...e sairão para a ressurreição da vida.Yachonam=João 5,28,29. e 2ª Tess, 1,10. Entretanto, cada um por sua ordem, primeiro Yahshuah ressuscitou no ano 34 da era comum.

Depois, os salvos por Yahshuah...ressuscitarão...na ressurreição do último dia...na volta do mashiac; Yachonam=joão 6,39. e1ª Cor,15,23. e 1 ª Tess, 4,13-17. Como pois será feita essa ressurreição, e quem são esses santos que Mattityah mencionou em sua narrativa profetica? Bem, a ressurreição desses como a dos demais santos, será efetuada na volta do mashyah como ficou explicado.

Agora quem são esses kadoshim que entraram na cidade santa, e que apareceram a muitos?;

E a que cidade santa está se referindo Mattityah?

E ainda quem são esses muitos?

A cidade kodosh aqui descrita é a nova Yahshalaym celeste=Kehilah da Bryt hadashah, a noiva do Mashyah composta dos muitos com quem Yahshuah fez o seu concerto no seu sangue...isso é o meu sangue da aliança renovada com muitos; Mattytiahu=mateus 26,27.

São portanto os santos da Tanakh que não fizeram parte dessa nova Yahshalaym na nova Aliança; Que ressuscitarão no final desse grande dia de Yahveh, na sheni biat mashiach=segunda vinda do mashyah.

Unindo-se aos fieis da nova aliança, fazendo parte  desse povo  remido; e  assim, entrando  na cidade kadosh, e serão vistos por esses muitos. Assim estarão todos os santos de todas as eras, juntos com Yahshuah...num novo céu e uma nova terra onde habita a justiça...

Ivonil Ferreira de Carvalho