segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ORIGEM DO NOME YASHURUM...

ORIGEM E SIGNIFICADO DO NOME...YAHSHURUM...
Provérbios 3.6

Resultado de imagem para rio vale de jaboque onde jaco lutou


6 Reconhece-o em todos os teus caminhos e Ele endireitará [hebraico, yashar] as tuas veredas....

Endireitar [hebraico, Yashar]: Estar direito, ser correto, honesto, agradável, bom.


Yashar aparece aqui neste verso em sua forma intensiva e significa "tornar direito ou correto". YHVH irá corrigir o caminho dos seus servos fiéis e devotos. Deste verbo vem o substantivo YOSHER, que significa INTEGRIDADE, como no Salmo 119.7. Yov(Jó) é descrito como sincero e reto; Yov [Jó 1.1]. A promessa de YHWH a Ciro era dos caminhos tortos serem endireitados Yahshayahu[Isaías 45.2].
Por fim, de Yashar vem o nome poético "Yesurum" [o reto], um nome sempre aplicado a Israel como nação  de YHWH [Deuteronômio 33.5; Isaías 44.2].

Tehilim(Salmo) 119.7
7 Render-te-ei graças com integridade [hebraico, Yosher] de coração, quanto tiver aprendido os teus retos juízos.


Yov(Jó) 1.1

1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Yov(Jó;) homem íntegro e reto [hebraico, yashar], temente a YHWH, e que se desviava do mal.

Yahshayahu(Isaías) 45.2

2 Eu irei adiante de ti, endireitarei [hebraico, yashar] os seus caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei as trancas de ferro;

Deuteronômio 33.5

5 E tornou-se rei em Yasurum [hebraico, Yashurum. Originário da raiz, yashar-Integro,  reto], quando se congregaram os cabeças do povo juntamente com as tribos de Yahshurum(Israel.)

Yahshayahu(Isaías 44.2).
2 Assim diz o Soberano  que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó 
Ya´akov (Jacó,) servo meu, e tu, Yashurum , a quem escolhi.

Portanto, o nome YS  RA  EL...é um nome falso e blasfemico...



Ya´akov, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. Bereshit(Gênesis) 32:24

E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Ya´akov, lutando com ele. Bereshit(Gênesis) 32:25.

Era como se Ya´akov dissesse: "Eu preciso da tua benção, pois aquela benção que eu roubei, quando eu tentei ser abençoado por meus próprios meios, quando eu tentei dar uma "ajudinha" a Yahveh, aquela "benção" tem me custado muito caro."E na sua luta com o Malach (Anjo,) de Yahveh. As palavras de Ya´akov: "não te deixarei ir, se não me abençoares", eram de imensa profundidade. Traziam em si o significado de toda a sua história.

E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. Bereshit(Gênesis) 32:26

E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Ya´akov(Jacó.) Então disse: Não te chamarás mais Ya´akov(Jacó,) mas Yahshurum pois como príncipe lutaste com Ulrrim e com os homens, e prevaleceste. Bereshit(Gênesis )32:27-28
jacó lutou com o anjo



"Local onde  Ya´akov  lutou  com  o Malach  de Yahveh"

"O Rio Jaboque nas Montanhas de Gileade, Atualmente a Jordâ


Ivonil  ferreira  de carvalho-jatai-goias-Brasil

Um comentário: