Neshmah
“kol-neshamá”
...vejamos algumas
passagens que usam a fraseologia, “kol-neshamá”:
Devarin 20; 16 Mas das
cidades deste povo, que יהוה teu Ulhim te.
dá por uma herança, tu
nada pouparás com vida aquilo.
que respire: [kol-neshamá]
"Mas, das cidades
destes povos, que YHWH teu ULhim te dá em herança, nada que tem fôlego
[kol-neshamá] deixarás com vida. Antes destrui-las-ás totalmente: aos heteus, e
aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus,
como te ordenou YHWH teu ULhim." (Devarim/Deuteronômio 20:16).
40 Assim Yahshuah feriu
toda a terra das colinas, e do.
sul, e das nações
baixas, e das corredeiras, e todos seus completamente tudo que tinha fôlego,
(kol-ha-neshamá) como יהוה Ulhim
de Yahshurum ordenara.
11 E eles feriram todos
os seres (kol-hanefesh) que estavam nela à ponta
da espada, completamente
os destruíram: não houve
qualquer um deixado com fôlego:
(kol-ha-neshamá) e ele queimou Chatzor
com fogo.
Nas passagens descritas;
"kol-neshamah" poderia ser traduzido literalmente como “todo fôlego”.
Evidentemente, referindo-se a todo aquele que tem fôlego, isto é, o Tanach
procura enfatizar nesses trechos a morte de todas as pessoas.
2ª Samuel 22:16 E as
canalizações do mar apareceram; os fundamentos
do olam ficaram
descobertas, pela repreensão de ,יהוה
pelo assopro do vento
(minishmat- rukha) de Suas narinas
Tehillim-salmos 18; 15
Então os canais de mayim foram vistos, e os
fundamentos do olam
foram descobertos em Tua
repreensão, Ó יהוה , na
estrugir do fôlego das Tuas
narinas (minishmat rukha).
nefesh também aparece se
formando em conexão com neshamá (fôlego) e rukha (sopro) em AB´ereshit (Gênesis)
2:7
AB´ereshit-genesis 2; 7 E
יהוה Ulhim formou o homem do pó da terra, e.
soprou (rukha) em suas
narinas o fôlego (neshamá) da chayim, e o homem
tornou-se um nefesh
(alma) vivente.
Acima, a linguagem
poética também se utiliza do antropomorfismo para afirmar que a terra seca
apareceu a partir do momento que o fôlego de YHWH foi soprado pelas suas
narinas. Novamente, “neshamá” aparece como o movimento do fôlego, e rukha -
aqui traduzido como vento - é o que sai das narinas.
O uso de neshamá
(fôlego) aqui novamente se refere à vida da pessoa. "Para quem proferiste
palavras? E de quem é o espírito [venishmat] que saiu de ti?" (Iyov/Jó
26:4) "O espírito do homem [nishmat adam] é a lâmpada de YHWH, que
esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre." (Mishlei/Provérbios
20:27)
...então o filho da
mulher proprietária da bayit, caiu doente; e sua
doença era tão severa,
que não lhe restava fôlego "neshamá". Melachim Alef/1 Reis 17:17)
A ausência de fôlego é
usada na escritura para se referir ao estado d e óbito da criança!
"sopro (minishmat)
de yhvh
Pelo sopro de yhvh eles
perecem, e pelo Rukhah de
Suas narinas ele são
consumidos." (Iyov/Jó 4:9)
o conceito de
"neshamá" seja ele literal ou figurativo, permanece sendo o do
fôlego.
"A Rukha de yah me
fez, e o sopro do [venishmat] Shadai me dá vida." (Iyov/Jó 33:4)
(Iyov/Jó 34:14-15);14...Ele
ajuntasse para
Si mesmo o rukha do
homem e seu o seu sopro;
15 Toda carne pereceria
juntamente, e o homem voltaria
para o pó.
A vida do homem vem pelo
fôlego (neshamá) do Shadai (Todo-Poderoso). Isso significa um reconhecimento de
que o nosso fôlego vem de ULhim. Essa ideia é semelhante à de AB´ereshit (Gênesis). Isto é, a vida só existe porque Ulhim lhes concede o seu fôlego
(neshamá).
"Tudo quanto tem
fôlego [kol haneshamá] louve ao Yah. Halelu-Yah!" (Tehilim/Salmos 150:6)
Assim diz El YHWH que
criou os céus e os desenrolou, e estendeu a terra e o que dela procede; que dá
a respiração ao povo que nela está, e o espírito [neshamá] aos que andam
nela." (Yashayahu/Isaías 42:5) "Pois eu não contenderei para sempre,
nem continuamente ficarei irado; porque de mim procede o espírito [rukha], bem
como os fôlegos da vida [neshamot] que eu criei." (Yashayahu/Isaías 57:16)
Em ambas as passagens, o uso do termo neshamá (fôlego) se refere à própria
vida. Sem YHWH, o homem não poderia sequer respirar. Foi YHWH quem concedeu o
fôlego (neshamá) ao homem, e Ele pode a qualquer momento removê-lo. "Como,
pois, pode o servo do meu Adon falar com o meu Adon? “pois, quanto a mim, desde
agora não resta força em mim, nem fôlego [uneshamá] ficou em mim.” (Danyahu
10:17)
A primeira coisa que se
observa de equivocado é que neshamá (fôlego) não é super-alma, e sim o ato
bastante físico da respiração - quando muito um simbolismo para a vida. Ela não
separa o homem de outros seres vivos porque, conforme visto em Gn. 7:21-22, o
termo é usado indiscriminadamente tanto para homens quanto para animais. A
neshamá (fôlego) também não tem qualquer conexão com vida após a morte, pois
observa-se em textos tais como Melachim Alef (1 Reis) 17:17 e Iyov (Jó)
34:14-15 que a neshamá (fôlego) não permanece após a morte, pois nenhum morto
respira. A ideia de que a neshamá (fôlego) tenha qualquer coisa a ver com
intelecto ou consciência da existência de Ulhim também é uma enorme
extrapolação do texto poético de Iyob (Jó) 32:8,
Ivonil Ferreira de
Carvalho!
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