quinta-feira, 10 de agosto de 2017

A Importante Distinção entre “Satan” e “HaSatan”

A Importante Distinção entre “Satan” e “HaSatan”
[OBS: a transliteração → Â ← (com um circunflexo) no texto abaixo, diz respeito ao massorético qamats gadol (qamats longo).]
Muitos questionam a existiam de um ser Espiritual e Opositor dos homens, mas antes de entrarmos neste assunto, precisamos ver um pouco sobre a origem etimológica da palavra “satan”.
O VERBO← hebraico שָׂטַן (sâtan), pode significa “atacar” (figurativamente) ou “acusar”; e este verbo deu origem aos SUBSTANTIVOS:
שָׂטָן (sâtân) = “adversário” , “opositor” ou “oponente”
שִׂטנָה (sitnâh) = “acusação” ou “inimizade”.
O substantivo שָּׂטָן (sâtân) não é um nome próprio, como alguns equivocadamente pensam, e esse é o motivo desta palavra ser empregada em diversas ocasiões nas Escriturais referindo-se a simples pessoas, como em I Rs 11:14, II Sm 19:22 (23 na versão hebraica), Sl 38:20, e outros.
Entretanto, é necessário notarmos que TODAS as 13 ocorrências da expressão הַשָּׂטָן (ha sâtân), onde há a presença do artigo definido הַ (ha = o) PRECEDENDO a palavra שָּׂטָן (sâtân = Adversário), são usadas -EXCLUSIVAMENTE-para um ser ESPIRITUAL e OPOSITOR dos homens.
Essas 13 ocorrências da expressão הַשָּׂטָן (ha sâtân = o adversário), são:
Yob (“Jó”) 1:6, 1:7, 1:8, 1:9, 1:12, 2:1, 2:2, 2:3, 2:4, 2:6 e 2:7
Zakaryâhu (v“Zacarias”) 3:1 e 3:2
Já sabemos do ser espiritual que acusou Yob (“Jó”) diante do Criador, entretanto, muitos chegam a dizer este ser espiritual não era um opositor dos homens, mas um simples e obediente מַלאָך mal'ak ("anjo" ou "mensageiro") que fazia apenas o que o Criador lhe permitia.
E muito não crerem na existência de um ser espiritual que adversário da humanidade por causa deste tipo de conceito.
Contudo, vejam o que aconteceu nos versos de Zakaryah 3:1-2, em relação a este mesmo ser espiritual e adversário:
Zakaryah (“Zacarias”) cap 3
1 E me mostrou o sumo sacerdote Yahshuah ("Josué"), o qual estava diante do anjo de יהוה, e o Adversário estava à sua mão direita, para se lhe opor.
2 E disse ao Adversário: יהוה YAHVEH te REPREENDE, ó Adversário, sim, יהוה, que escolheu "YAHSHALAYM", te REPREENDE: não é este um tição tirado do fogo?
Portanto, vemos que há de fato um ser ESPIRITUAL que se OPÕEM aos homens, e que foi realmente REPREENDIDO pelo Criador יהוה YAHVEH nos versos de Zakaryah 3:1-2.
Isso corrobora com o que o que está escrito no livro de Revelação, vejam:
"E ouvi uma grande voz nos céus, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Soberano, e o poder do Seu Ungido; porque já -O ACUSADOR de nossos irmãos É DERRUBADO, o qual diante do nosso Soberano OS ACUSAVA DE DIA E DE NOITE▬." Gilyahna("Apo-") 12:10
Ivonil Ferreira de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário