AS ESCRITURAS E A
PREDESTINAÇÃO!
Yahshuah=... subiu um monte, chamou os que ele quis, e eles foram para
perto dele. Então escolheu doze homens para ficarem com ele e serem chamados
seus emissários: Marku 3, 13-19.
Não foi vos que escolhestes a mim; mas, eu
vos escolhí a vós!! Yahanam 15;16.
"Mas há alguns dentre vós que não crêem. Porque Yahshuah
hamashyah המשיעה יהשועה sabia desde o principio quais eram aqueles que não
haviam de crer, e quem O trairia.Yahyanam (Yahanam (João) )6;64"
"Como também nos elegeu em
Yahshuah haMashyah antes da fundação do mundo, para que
fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em ahavah; E nos
predestinou para filhos de adoção por Yahshuah
HaMashyah, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.”
Efesiyah 1:4 e 5
Porque os que dantes conheceu, também os
predestinou...E aos que predestinou...também chamou, a
esses também justificou...e também
glorificou; Romanos 8:29,30.
Eu sei ô Yahveh, que não cabe ao homem determinar o
seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os
seus passos.Yahmyahu=Jeremias 10,23
Yahshuah subiu ao montee chamou os que Ele mesmo quis,
e vieram para Ele...Marku 3:13.
E Yahshuah lhes disse...não foi vós que
escolhestes a mim; mas Eu vos escolhi a vós...Não
rogo pelo mundo, mas pelos que me destes... Yahanam
(João) 15:16 e 17;9.
Só não adoraram a besta, os que seus
nomes estão escritos no livro da vida do
Cordeiro desde
a fundação do mundo. Gilyahna=Apocalipse 17,8
Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem
corre, mas de usar Yahveh a sua bondade.
Porque a Escritura diz a Faraó: Para isso mesmo te levantei,
para mostrar em ti o meu poder e para que o Me nome seja anunciado
por toda a terra. Rom.9:16 e 17
SE YAHVEH É
ONISCIENTE, COMO PODERIA ENTÃO NÓS TERMOS O
DITO LIVRE ARBITRIO?
Simples, se ele pode saber o que vamos ou não fazer, existe algo como um
destino, do qual tudo é predestinado a acontecer. Então, não temos livre
árbitro seguindo essa linha de raciocínio, porque se Yahveh sabe que faremos
algo e nos decidimos fazer outra coisa, ele não é onisciente, e se Ele pode
saber o que vamos fazer, nós não temos livre arbítrio.
Dissertem sobre essa aparente contradição bíblica.
Há uma polêmica sobre o tema da predestinação. Se ouvi muito nos nossos dias, pregadores eufóricos, afirmando na sua ingenuidade e ignorância quanto As Escrituras.
Dizendo que a salvação está ao
alcance de todos. Basta alguém querer e será salvo!
E mais, que a salvação para todos, e que é
somente alguém aceitar “Jesus” e pronto, está com
o passaporte garantido para entrar no céu.
Vamos analisar os fatos:
· Primeiro
“Jesus” é o caminho que conduz a Roma, e nunca à
salvação. Apenas Yahshuah é o caminho!
· Depois,
as Escrituras hebraicas não nos mostram na Bryt
hadashah=Novo-Testamento; os Talmidim=discípulos de Yahshuah
convidando alguém para aceitar “Jesus” e ser
salvo. Portanto esse é um argumento sem nenhum
fundamento nas escrituras da verdade.
Os
Apóstolos procuravam sempre, mostrar a salvação comum,
através da boa nova de Yahshuah, e
nunca por meio de convite para aceita-lo. Nunca agiram
assim.
“... empregava toda a diligência em
escrever-vos a cerca da nossa comum salvação... exortando-vos a batalhardes,
diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.Judas 3”.
Certa feita
Shaul=Paulo anunciou a boa nova do Mashyah em
Antioquia, e muitos goym=gentios ouviram a mensagem dele; mas somente
creram... os que estavam ordenados para a vida eterna.Atos
13: 45-50.
Na cidade de
Filipos, os Apóstolos saíram fora da cidade para a
oração.
LÍDIA
E Shaul=Paulo
anunciou a boa nova de Yahshuah ás mulheres, que
estavam ali. E A Escritura diz que... o Rukha
hakadosh(espírito santo) abriu o coração de Lídia,
de sorte que ela aderiu ás palavras do
Apostolo...e foi imergida em nome de
Yahshuah haMashyah. Atos 16:11-15.
Haviam várias mulheres
junto de Lídia, no entanto o Rukha hakadosh (espírito
santo), não abriu o coração de nenhuma
delas, por quê? Certamente não estavam
ordenadas para a vida eterna.
No entanto, os “homens
obstinados, de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvidos, que
sempre resistem as escrituras inspiradas pelo Rukha
hakadosh (espírito santo.) Atos 7:51
... desafeiçoados, implacáveis,
caluniadores, sem domínio de si cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, mais
amigos dos prazeres do que de YAHVEH. II Tim 3: 3 e 4.
Esses tipos de pessoas estão sempre
insistindo em anunciar coisas, dizendo que Yahveh
diz, quando Yahveh não o diz:
“Eles veem
vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem;
Yahveh disse; quando Yahveh os não enviou.
E fazem que esperem o cumprimento
da...sua...palavra...não vedes visão de vaidade, e não falais
adivinhação mentirosa, quando dizeis Yahveh diz, sendo
que EU tal não falei? Ezekiahu=Ezequiel 13:6 e 7.
KAIM E ABEL
A predestinação é mostrada
claramente nas Escrituras de Bereshit (Genesis)
Gilyahna=Apocalipse. Vejamos; No inicio da
criação a Escritura relata a história de Abel e
Kaim. Ambos ofereceram um culto à Yahveh, aconteceu
a cabo de dias, que Kaim trouxe do
fruto da terra uma oferta a Yahveh. E
Hevel (Abel) também trouxe dos primogênitos
das suas ovelhas, e da sua gordura, e atentou
Yahveh para Abel... mas para Kaim...não atentou;
Bereshit=Genesis 4:3-5.
Nota-se, que os
dois irmãos foram oferecer um culto a
Yahveh o Criador de seu pai; E Adão com
certeza havia instruído seus filhos, a
maneira correta de cultuar ao Eterno.
Tanto é verdade que a
narrativa bíblica afirma que...eles ofereceram
um culto a Yahveh o Criador de seu pai Adam”.
Há aqui uma ponderação séria a
ser feita. Ao contrário do que os Teólogos
pregam, Abel não foi aceito por ter feito
um culto correto: Pelo contrário! Ele fez o culto
de maneira certa, porque tinha sido escolhido por
Yahveh antecipadamente, e recebido o Rukha hakadosh =espírito
de Yahveh.
E esse espirto
Kadosh=santo, o inspirou a cultuar
o Eterno de maneira agradável a Ele. A implantação
do poder santo de Yahveh nas pessoas, os
ensina a cultuá-lo de maneira correta, e aceita
por Ele. Já o culto de Kaim,
simplesmente não foi recebido pelo Eterno por uma
questão de escolha de Yahveh, pois isso...não
depende do que quer e nem daquele que
corre, mas de Yahveh que escolhe; Rom.9:16.
O Apostolo
Yachanam=Yahanam (João) relata que...Kaim matou
seu irmão Abel... porque...Ele ( Kaim) era
do maligno...e as suas obras eram más; 1ª Yahanam
(João) 3,12.
Vê-se, que por
pertencer ao maligno as obras de Kaim eram
más; E não por suas obras serem más, que
ele havia se tornado do maligno. Não são os
frutos que produzem árvores, e sim, as árvores
que produzem os frutos.
“Não pode a árvore boa
, produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.” Mateus 7: 18.
Ali teve inicio
as duas linhagem, a semente dos benditos
por meio de Hevel (Abel,) depois Sete. E a
semente dos malditos filhos do maligno através
de Kaim.
Assim as Escrituras relatam:
“Quem comete pecado
é do Diabo; porque o Diabo peca desde o
principio...com Kaim...Qualquer que é nascido de Yahveh não
comete pecado; porque a sua semente permanece
nele...e é nascido de Yah...nisto são manifestos
os filho de Yahveh (da semente de sete e os
filhos do Diabo(da semente de Kaim) Iª Yahanam (João) 3:8-10.
Vemos que de Sete
até ao Dilúvio dentro da linhagem dele. Yahveh o Eterno Criador, se
manifestou à apenas três profetas, ao longo dos
1656 anos, de Adão ao Dilúvio, sendo eles: Enos,
Enoque e Noach=Noé o profeta...pregoeiro da
justiça...nos dias antediluvianos; Bereshit=Genesis 4:26 e 5:18-24, e 6:7 e 8.
ABRAHAM – ABRAÃO
Passados depois do
Dilúvio cerca de 400 anos, foi que Yahveh voltou à terra e
escolheu outro profeta para ser seu mensageiro:
“havendo Yahveh falado no
passado-Tanakh-pelos profetas...Hebr.1:1. A Escritura
relata que...apareceu Yahveh a Abraham, e disse-lhe,
sai da tua terra, e da tua parentela...e vai...para
a terra que EU te mostrarei; Bereshyt=Genesis 12:1.
A Escritura afirma
que “Yahveh apareceu a Abraham, não foi Abraham que estava
procurando a Yahveh.
Foi Yahveh quem
veio a terra, ao encontro de Abraham a
quem já havia escolhido “desde a fundação do mundo”.
E confirmou dizendo-lhe...À tua semente darei
essa terra; Bereshyt=Genesis 12:7.
No entanto, Yahveh disse
que a semente ou descendência de Abraham, seria escrava em
terra estranha 400 anos antes de possuir a terra
prometida. Adonai disse a Abraham; “saiba disso com
certeza; seus descendentes serão estrangeiros em uma
terra que não lhes pertence. Eles se
tornarão escravos..Bereshyt=Genesis 15:13.
Não devemos
crer porém, que os hebreus foram escravizados e
afligidos no Egito por sua própria vontade, e
ou livre arbítrio; e sim, pelo decreto do Eterno
Yah, o que não é outra coisa senão a predestinação.
YA’AKOV – JACÓ
O próprio Ya´akov=Jacó
pai dos Hebreus, foi escolhido por Yahveh mesmo
não sendo o primogênito de Ytz, akh.. E
tu Ya´akov, a quem escolhi. Contudo, amei Ya´akov e odiei
Esav=Esaú...Não tendo eles ainda nascido, nem
feito bem ou mal...para que a escolha de
Yahveh, segundo a eleição, ficasse firme; não por
causa das obras, mas por aquele que chama:
Malakiah 1:2,3. Rom.
9:11-13.
...Não foi Esaú irmão de Ya´akov?
– disse o Yahveh, todavia amei a Ya´akov porém aborreci a Esaú...dei a sua
herança aos chacais do deserto.Malakyah 1:2 e 3
A eleição
para a chai olam (vida eterna), não depende do eleito, e
sim daquele que elege....Pelo favor imerecido sois
salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós;
é Dom do Eterno Yahveh...Ele é quem opera em vós,
tanto o querer como o efetuar; Efes. 2:8. e Fil: 2:13.
Assim a nação hebraica
nasceu de uma sucessiva hierarquia eletiva.
Daí Yahveh mencioná-la como...seu povo escolhido...Yahveh
teu Ul him te escolheu a ti, para lhe seres
o seu próprio povo..
E estas palavras, que hoje te ordeno,
estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado
em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.Devarym=Deut-6:6 e
7
Porque és povo kadosh ao teu
Ulhim; e Yahveh te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra,
para lhe seres o seu próprio povo. Devarym 14;2.
Para assim te exaltar sobre todas as
nações que criou, para louvor, e para fama, e para glória, e para que sejas um
povo kadosh ao teu Ulhim como tem falado;Devarim 26;19
Agora, pois, se diligentemente
ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha
propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.Shemot=Êxodo 19:5.
Yahshuah confirma essa eleição...
vós não me escolhestes a mim, mas, eu vos escolhi a
vós...ninguém pode vir a mim, se o pai
que me enviou não o trouxer...que a promessa diz respeito...a
tantos quantos Yahveh chamar...serão salvos somente os...que
são chamados por seu decreto; Yahanam (João) 6:44, Atos, 2:39;
Rom: 8:28.
Sendo a escolha de
Yahveh, logo a doutrina do livre arbítrio não é
bíblica.
Numa apologia de Agostinho
sobre a predestinação, encontramos o seguinte relato:
“O mais sério uso dessa
liberdade, deveria ser, portanto, que a vontade ardesse
por se unir ao Criador, e compartilhar da verdadeira
luz; pois daquele de quem se recebeu o ser,
também se pode conseguir a bem-aventurança”. Mas, se o
caminho da verdade for escondido ao homem, o livre arbítrio
serviria apenas para o conduzir ao pecado e a perdição. Mesmo
com a evidência do que deva fazer e almejar,
se não sentir prazer e amor, não cumprirá seu dever.
Nem mesmo intentara cumpri-lo, nem atingirá a vida reta. Eis por que, a
fim de sentirmos esse afeto “o amor do Eterno Criador foi derramado
em nossos corações não pela livre escolha que nasce de nós mesmos, mas,
pelo Espírito que nos foi dado; Rom.5:5.”
Assim, nós o amamos a
Ele, porque Ele nos amou primeiro... o amor consiste,
não em termos nós amado a Yahveh, mas, em que Ele
nos amou a nós. I Yahanam (João) 4:10, 19.
Quando Yahveh tirou
seu povo do Egito, Ele disse entre outras
coisas, o seguinte sobre a distinção o povo hebreu e os Egípcios...
No entanto, não se ouvirá nem mesmo um rosnado de um cão contra Yahshurum=
Israel...
“Desse modo, vocês
perceberão que Yahveh faz distinção entre os
egípcios e Yahshurum”. ´Shemot=Êxodo 11:7.
Falando sobre a predestinação
S´haul=Paulo disse... Que diremos pois? Há porventura
injustiça em Yahveh?
De modo nenhum. Pois a Mehushuah=Moisés
Yah disse, terei benevolência, de quem me aprouver ter
benevolência, e ter compaixão de quem me aprouver ter compaixão... pois
disse Yahveh ao Pharaó(casa grande) Para isso
mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder, e para que
seja anunciado o meu nome “Yahveh” por toda a
terra...logo Ele Yah...tem benevolência de quem quer, e a
quem quer endurece...Shemot=Êxodo 9:16, e 33:19.
Que diremos, pois? que há injustiça
da parte de Yahveh? De maneira nenhuma.
Pois diz a Moysés: Compadecer-me-ei
de quem me compadecer, e terei benevolência de quem eu tiver benevolência.
Assim, pois, isto não depende do que
quer, nem do que corre, mas de Yahveh, que se compadece.
Porque diz a Escritura a Faraó: Para
isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome
seja anunciado em toda a terra.
Logo, pois, compadece-se de quem
quer, e endurece a quem quer. Rom. 9:14-18.
Assim Yahveh
recolherá o seu trigo no celeiro (os predestinados) e
queimará a palha (os não predestinados) com o Esh O´lam=fogo
eterno; Mattytiahu=Matteus 3:12.
Já que Shaul=Paulo
escreveu que. Se alguém sobre o fundamento do
nome de Yahshuah haMashyah, construir uma obra de palha, essa
será queimada; I Cor. 3:11-14.
E Em Ilyahna (Apocalipse) 19:20 lemos que...a
Besta e o falso profeta...igrejas edificadas sobre palha,
isso é, sem o fundamento profético...chamados de, os
mistérios ocultos desde a fundação do mundo, “e agora
revelado aos santos...pela aparição de Yahshuah haMashyah
nosso Salvador- II Tim.1:10. Foram queimadas no fogo.
Alguém dirá, de que se
queixa ele então, já que ninguém resiste a sua
vontade!
“Mas quem és tu ô
homem que replicas ao Eterno”? Porventura a coisa
formada dirá a quem a formou; porque me fizeste
assim? Não tem o oleiro poder sobre o barro,
para fazer da mesma massa, um vaso para
honra e outro apara desonra? Rom.9:19-30.
Portanto, não está em
poder do homem o querer ser salvo. E nem o efetuar
as boas obras que
produzem a salvação pela fé em
Yahshuah. Pois quem não tiver a assistência de Yahveh,
ainda que tenha o desejo de andar no
caminho da verdade, de maneira nenhuma será
sólido e firme na justiça, mas inchado de
inchaço fatal de um irreverente orgulho.
“Não é do homem o seu
caminho e nem do homem que caminha o
dirigir seus passos Yarmyahu=Jeremias=10:23”.
Isso nô-lo ensina a
oração dominical, pois seria perfeitamente
inútil a nós clamarmos ao Eterno Criador, dizendo: “Não
nos deixe cair em tentação”, se o não cair estivesse
em nosso poder, de modo que pudéssemos sem a
ajuda divina, realizar tal petição. Por isso o salmista
suplica: “Firma meus passos na sua palavra; e
não me domine iniquidade alguma”. Salmos 119:133.
Observamos
que a oração do salmista é uma confissão, e
não uma profissão; um anseio
por plena liberdade, e
não uma ostentação própria. Yahshuah nos disse: “Sem
mim nada podeis fazer; Yahanam (João) 15:5. Shaul=Paulo confirma: “Posso
todas as coisas naquele que me fortalece”. Fil. 4:13.
Depois de predestinado
não teria preservado de fato, se não tivesse recebido
ao mesmo tempo, o poder e o querer de Yahveh.
De tal maneira foi-lhe inflamada à vontade pelo rukha kadosh,
que podia precisamente porque queria. E queria
porque Yahveh operava nele, tanto o querer como o
efetuar. Mas, se na fraqueza profunda de sua condição
mortal. “Fraqueza tal, que não dá lugar a jactância... Pois, o poder se aperfeiçoa na
fraqueza” Se sua vontade fosse abandonada
sem ajuda do alto, ele jamais teria dado
conta de pedir. E mesmo que pedisse não seria ouvido.
Essa é assistência simultânea, O primeiro homem Adam =Adão quando criado; recebeu a
possibilidade de não pecar, de não decair do estado de
justiça, e de não morrer. Essa possibilidade no entanto,
não foi de tal natureza que forçosamente levaria à
perseverança de fato.
A liberdade concedida ao
homem criado por Yahveh na retidão, dava-lhe capacidade
de não pecar, mas também capacidade de pecar.
Entretanto, no caso da pessoa predestinada ao reino dos shamayim
(céus) pelo favor imerecido; a liberdade concedida (a liberdade com
que Yahshuah nos libertou, Gal. 5:13.) não tira do kadosh a possibilidade
de ser atraído pelo pecado. Mas, dá-lhe a
capacidade de não cair.
E assim, será
tanto mais livre quanto mais isento se achar do prazer de
pecar; Até conseguir o prazer imutável de não pecar. “Sabemos
que todo aquele que é nascido de Yahveh não vive pecando; mas, o que dele é
gerado esse é guardado por ele e o maligno não lhe toca; I Yahanam (João) 5:18”
Essa liberdade dada ao
predestinado à vida eterna, é mais
poderosa do que a que foi concedida à Adam (Adão;) Porque
consiste em não ter capacidade para pecar; É
esse um dom de Yahshuah, e não uma possibilidade de
natureza, aquele que de Yahveh participa, recebe
Dele a benignidade de não poder pecar. Assim,
como a primeira imortalidade que
Adam (Adão) perdeu pecando, consistia simplesmente em
poder não morrer. A nova imortalidade será a
incapacidade de morrer. Do mesmo modo, a
primeira liberdade consistia na capacidade de pecar. A
nova, consistirá na incapacidade de pecar.
“Qualquer
que é nascido de Yahveh, não comete pecado; porque a sua semente
permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Yah; I Yahanam
(João) 3:9. Ousará alguém afirmar
que Yahveh não conheceu antecipadamente àqueles a quem concederia a fé? Se
antecipadamente os conheceu (pois nos elegeu no
Mashyach entes da fundação do mundo)E fomos...Eleitos
segundo a presciência de Yahveh...que...nos predestinou para
filhos de adoção por Yahshuah haMashyah, para si mesmo
segundo o beneplácito de sua vontade.” I Kephah=Pedro 1:2. e
Efes.1:4 e 5.
Também previu certamente sua
própria benevolência mediante a qual se digna a nos resgatar.
“Porquanto...aos que
predestinou a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também
justificou; e aos que justificou a esses também selou. Rom. 8:30.
Shaul=Paulo relata ainda que
“Yahveh através do... Mashyach
nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas
obras, mas, segundo o seu propósito e benignidade que nos foi dada
em Yahshuah haMashyah antes dos séculos.”II Tim.1:9
E Yahanam (João) confirma que: “Os que não
adoraram a besta, são os àqueles cujos nomes, estão escritos no livro da vida...do Cordeiro desde
a fundação do mundo.” Glyahna=Apocalipse 13:8, e 17:8.
Isso não é outra coisa,
senão a predestinação dos santos à presciência de
Yahveh, e a sua determinação de sua condescendência através da qual,
certamente são salvos todos os predestinados. As orações
de Yahshuah e de Shaul=Paulo a nosso favor, revelam
a predestinação.
Pai
manifestei o Teu nome aos homens que do mundo me deste...Eu
rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas,
por aqueles que me deste...Yahanam (João) 17:6 e 9
Portanto esse
sururu das religiões querendo ganhar o mundo para
o Mashyach, não tem o aval intercessório de Yahshuah. E Shaul
acrescenta: Dou sempre louvores
a Yahveh por vós irmãos amados do Mashyach
Yahshuah...por ter Yahveh vos elegido desde o principio
para a salvação. II Tess.2:13.
Vemos que em sua oração
Yahshuah deixou bem claro, a sua interdição em favor dos
predestinados, e não do mundo, como as religiões dizem.
Assim as grandes cruzadas evangelísticas que eles realizam a fim de
ganhar o mundo para o Yahshuah, não conta com o
aval intercessório do Mestre, não é mesmo? Daí o
Mashyah censurá-los dizendo: “Ai de vós escribas e fariseus
hipócritas, que percorreis o mar e a terra(grandes campanhas
evangelísticas pra tudo que lado)para fazer um
prosélito, mas quando conseguis conquistá-lo, vós o tornais duas vezes
mais, digno da Geena do que vós; Mattytiahu=Mateus 23:15.
Essa liberdade dada pelo Mashyah
aos kadoshim netzarim não é removida pela assistência recebida,
mas, é assistida precisamente porque não é removida. Quem implora;
“sê tu meu auxiliador”
confessa seu propósito de cumprir o que o Eterno
mandou, e sua necessidade de ser auxiliado por quem
mandou, para que tenha “ante a assistência recebida preveniente” o poder de
obedecer. Assim por exemplo, aquele que, sabendo que ninguém podia
ser continente se Yahveh não o permitisse, aproximou-se do Eterno e
suplicou! Ele certamente, aproximou-se e orou voluntariamente; não teria
orado se não tivesse vontade de orar. Mas, se não tivesse orado,
com que força podia sua vontade contar?
E mesmo que tivesse possuído a
força, de que lhe serviria sua força, a não ser que, desse louvor
como resultado dessa força, àquele de quem invocou o poder que
antes não possuía? Assim o favor imerecido nos socorrerá se
não formos presunçosos acerca de nossas próprias virtudes. Não
levados pelo gosto das grandezas, mas acomodados às coisas
humildes; Rom. 12:16. Se pelo que já temos podido fazer,
damos louvor e, pelo que ainda não podemos fazer,
imploramos a Yahveh com ansiosa esperança. Significa que, o que já
temos feito foi pela assistência de Yahveh, e o que ainda não fazemos
necessitamos de sua ajuda, sem a qual somos impossibilitados de
fazê-lo.
TIRO E SIDOM
Quanto
aos demais, onde está o varão que, entregue ao justo juízo de
Yahveh, se salvará da massa da perdição onde foram
abandonados os de Tiro e Sidom?
Os olhos dos
habitantes de Tiro e Sidom não estavam tão cegos,
nem seus corações tão endurecidos, pois teriam crido se
tivessem presenciado os atos poderosos de
Yahshuah que os Yahdim=judeus viram e
ouviram. Mas, de nada lhes serviu sua capacidade de
entender, pois não estavam predestinados por aquele
cujos “juízos são insondáveis,
e cujos caminhos são inescrutáveis. Rom.11:33. E por isso a
“boa nova” não foi anunciada à eles.
Esses contudo, teriam crido, se
tivessem visto os prodígios de Yahshuah. Mas, não
se lhes concedeu a fé nem, consequentemente os meios de
crerem. Esse exemplo nos ensina, evidentemente, a existência
de homens que tem na mente o dom de compreender
naturalmente as coisas de Yahveh, pelo qual são levados à fé se ouvirem
as palavras ou perceberem os sinais apropriados à sua
inteligência.
“De sorte que a fé vem pelo
ouvir, e o ouvir pela a palavra de Yahveh. Rom.10:17.
E se muitos ainda não
estão separados da massa de perdição pela
predestinação do favor imerecido então nenhuma dessas
palavras ou desses atos o atinge. Já que Yahshuah
disse:
“Eu
vim ao mundo para dar testemunho da verdade; todo aquele que
é da verdade ouve a minha voz...pois...as
minhas ovelhas ouvem a minha voz...e elas me seguem, E
dou-lhes a vida eterna; Porque a vós vos é dado conhecer os
mistérios do reino de Yahveh; mas, aos outros falo por
parábolas, para que vendo, não vejam e ouvindo, não
entendam...porquanto...a minha palavra não entra em vós...Quem é de
Yahveh, escuta as palavras do Eterno; por isso vós
não as escutais, porque não sois de Yah.
Yahanam (João) 8:37e 47. e
10:27e28. e 18:37. Luka 8:10.
Segundo as palavras de
Yahshuah, primeiro é necessário que alguém seja predestinado à
verdade; para depois recebê-la. Os Yahdim=judeus, por outra
parte, foram abandonados na mesma massa de perdição, porque
não podiam crer, nas obras poderosas de Yahshuah realizadas à sua
vista...cegou-lhes os
olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam
com os olhos, e nem entendam com o coração, e se convertam e
sejam curados por mim. Yashayahu=Isaias 6:10. Yahanam (João) 12:40.
FRÍSIA E GALÁCIA!
Certa ocasião
Shaul=Paulo passando pela “Frísia
e pela província da Galácia, foi impedido pelo Rukha Hakadosh de anunciar a palavra
ali...e quando chegaram a Misia, intentava ir para a
Bitinia, mas, O Rukha=Espírito de Yahshuah não lho permitiu. Atos 16:6 e
7.
Se Shaul=Paulo fosse narrar hoje,
esses fatos de sua viajem missionária pela
Ásia, dizendo que o rukha kadosh o havia impedido de anunciar
a boa nova em algum lugar.
Com certeza, os juízes de plantão, iriam dizer que ele
estava louco! O motivo claro de o espírito impedir
Shaul pregar a palavra nesses lugares, indica que
não haviam lá, ninguém “predestinados à chai olam= vida
eterna.
Yahshuah proíbe seu enviados dar...aos cães as coisas santas, e
lançar perolas aos porcos.
Mattytiahu=Mateus
7:6.
Seria portanto,
inútil Shaul e seus companheiros anunciar a
boa nova nesses lugares.
Yahveh desde toda a eternidade, por um sapientíssimo e kadosh conselho
de sua soberana vontade, livre e imutavelmente ordenou tudo o
que acontecerá. Mas, de tal modo que assim Yahveh nem é
o autor do pecado, nem a vontade das criaturas é violentadas.
Pelo decreto de Yahveh, para a
manifestação de sua tiferet, alguns homens(os vasos de
benevolência – Rom.9:23.) e anjos eleitos são
predestinados para a vida eterna, e outros pre-ordenados
para a morte eterna. Ninguém é redimido por Yahshuah senão
somente os eleitos... “nele antes da
fundação do mundo” Efesiyah1:4; Apoc. 17:8.
O resto da humanidade (os vasos
da ira; Rom.9:22) aprouve a Yahveh, deixá-la de lado e
ordenou-a, para a desonra e para a ira. Todos os que Yahveh
predestinou para a vida na sua onisciência, e somente esses,
apraz-lhe no tempo apontado e aceito, chamar efetivamente por sua Lashom
hakadosh (palavra sagrada). Não por qualquer coisa prevista
no homem, o qual é nesse ponto totalmente passivo. Já
que somente são chamados os que dantes
predestinou...a esses chamou...Yahveh antes da constituição
do mundo pré-ordenou alguns homens para a vida eterna através
de Yahshuah, para louvor e esplendor de seu favor imerecido,
deixando os restantes em seus pecados, para seu justo julgamento para
louvor de sua justiça. Assim aqueles que Yah efetivamente chamou,
livremente também justifica, imputando-lhes a obediência e a
satisfação de Yahshuah, não são justificados senão no momento em que o Rukha
Kadosh age realmente neles pela palavra, e no devido tempo, lhes aplica o
Mashyach, e embora nunca possam decair do estado de justificação
(quem os justifica é Yahshuah), podem por seus pecados
cair, no paterno desagrado de Yahveh.
Todos os que possuem está
preciosa fé produzida neles pelo Rukha Kadosh através do
conhecimento e obediência à Palavra da vida, nunca podem
definitivamente e totalmente, decair dela. Todos os
leitores da Escritura conhecem a história do povo descendente de Abraham=Abraão
no Egito, e sua escravidão ali durante o tempo designado por Yahveh.
Iniciando com a venda de Yossef=José para o Egito
pelos seus irmãos! Cerca de 30 anos antes
de toda a família de Ya´akov (70-pessoas) ali chegar.
YOSSEF - JOSÉ
As Escrituras relatam que o
tempo dos hebreus no Egito foi de 430 anos; Shemot=Êxodo
12,40. e Gal, 3,17. Se fosse pela livre escolha (livre
arbítrio) de Yossef=José, ele jamais teria deixado seus pais
e sido vendido como escravo para o Egito. Ele
próprio declarou mais tarde a seus irmãos:
“Agora pois, não
vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos
por haverdes me vendido para cá; por que
para conservação da vida, Yahveh me enviou diante
de vossa face...para conservar a vossa sucessão na terra.”
Bereshyt=Genesis 45.
MEHUSHUAH - MOISÉS
Moisés
também nunca foi o dono de sua própria vontade, e nem foi
quem determinou seu destino, como se vê na sua
historia, aliás, mesmo a sua sobrevivência quando nasceu, dependeu
exclusivamente de Yahveh, o Yah shaday dos
hebreus. Se não fosse a interferência do
Eterno Todo-Poderoso, ele teria sido morto
sobre a ordem do faraó, como o foram milhares de
crianças hebreias de seu tempo.
A Escritura relata que:
“Apascentava Mehushah=Moisés o rebanho de seu sogro Yetro...no
Sinai...E apareceu-lhe o malak=anjo de Yah...com uma
ordem do Eterno para ele...Tenho visto atentamente a aflição
do meu povo...vem pois agora, e Eu te enviarei...para
tirar o meu povo do Egito. Shemot=Êxodo cap-3.
Vê-se-que, Mehushah=Moisés não
estava procurando Yahveh, nem vindicando tal
cargo. Tanto é verdade, que ele assustou-se com essa
declaração do malak=anjo, replicando...Então disse Mehshuah=Moisés ao malach=Anjo
de Yah, “quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os
filhos de Yashuruml? Shemot=Êxodo 3:11
Porventura tudo o que aconteceu
com Mehshuah=Moisés desde seu nascimento, fuga para
Mídiã e o retorno ao Egito após 40 anos
(Shemot=Êxodo 2: 3.) Exatamente quando completaram os
400 anos, e o fim do cativeiro do povo hebreu no
Egito; foi simples acaso, a vontade dele? E
ou um projeto pré-elaborado e executado
por Yahveh?
Tudo estava genuinamente
traçado pelo Eterno Criador que é o grande
projetista do planeta Terra e a vida do
mesmo, incluso os humanos.
DAOUD –DAVI
Davi sabia bem disso
quando falou...De um modo terrível e tão maravilhoso fui
formado; maravilhosas são as tuas obras...os meus ossos não
te foram encobertos, quando no oculto fui formado...os teus olhos
viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas essas
coisas foram escritas; as quais iam sendo dia
a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia. Salmos 139:14,15,16.
O Profeta unge Davi a despeito de todos
O Profeta unge Davi a despeito de todos
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Davi conhecia muito
bem como é a escolha de Yahveh, ele próprio foi
escolhido para ser Rei, mesmo contra a vontade
de seu pai Yessef=Jessé, e até do próprio profeta
de Yah, Shamuyah=Samuel...Yessef=Jessé ouvindo que Yahveh havia
escolhido um de seus filhos para ser o rei
em lugar de Shaul; Apressou em reuni-los diante de Shamuyah=Samuel,
deixando Davi fora, achando que a ele Yahveh
jamais escolheria. E o que aconteceu? Vejamos:
Pois fez Yessef=Jessé passar seus sete filhos diante de Shamuayh=Samuel; Porem o profeta disse a Yessef=Jessé...Yahveh não tem escolhido a nenhum desses; e perguntou, acabaram-se os mancebos? Yessef respondeu a Shamuyah...ainda falta o menor ! Sam.16:6-11.
Provavelmente Yessef não
estava de acordo com a escolha de Yahveh, pois
havia deixado Davi no campo. Mas, quando
Davi entrou e Shamuyah o viu:
“Yahveh
disse-lhe...levanta-te e unge-o,
porque esse mesmo é. I Sam.16:12. Yessef reuniu sete
de seus oito filhos, crendo que a escolha recairia
sobre um deles. Já Shamuyah foi logo antecipando
a escolha...quando viu Eliabe,
disse, certamente está perante Yahveh o seu ungido. I
Sam.16:6. Vemos que não foi de Shamuyah... e nem de Yessé,
e muito menos de Doud (Davi) a escolha mas, de
Yahveh.
YAHMYAHU – JEREMIAS
Ao profeta
Yahmyahu=Jeremias,Yahveh disse sobre a sua predestinação:
“Antes que te formasse no ventre...te conheci, e
antes que saísses da madre, te santifiquei; e as nações te
dei por profeta; Yahmyahu=Jeremias 1:5.
YAHANAM hamatibil (JOÃO) BATISTA
Também de Yahanam hamatbil
(Joãoo imersor) estava escrito dele antes de ele nascer uns
500 anos.
E naqueles dias apareceu Yahanam
pregando...esse o anunciado pelo profeta Yashayahu=Isaias, que disse...preparai
o caminho de Yahshuah; Yashayahu=Isaias
40:3. e Mattytiahu 3:1-3. Vê-se
que, o trabalho do batista foi determinado por Yahveh a
mais ou menos 500 anos antes de ele
nascer, Predestinação pura!!!
Refutando aos que são
contra a predestinação...se devemos esperar da livre escolha do
homem o primeiro movimento de conversão, como podemos orar
pela salvação dos pagãos? Seria em vão nossa intervenção a favor
deles, já que dependeria de sua vontade e não de
Yahshuah. Oramos a favor deles justamente para que o
Mashyach interceda junto ao Pai em favor dos
predestinados...Já que....ninguém conhece o Pai...senão aquele a
quem o Filho o quiser revelar. Mattytiahu=Mateus11:27.
Assim damos sempre louvor
ao Eterno Yahveh Ulhim (Ulrrim) que...nos
predestinou para filhos de adoção em Yahshuah haMashyah, para
si mesmo, segundo o seu beneplácito de sua...VONTADE=PREDESTINAÇÃO!!!
Pois ele que opera em nós o quer e o efetuar!
Efesiyah 1,5.
Ivonil Ferreira de
Carvalho
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