O TABERNACULO ONTEM E HOJE!
O TABERNÁCULO E O SEU SIGNIFICADO HOJE !
"as 7 peças do mihkan (tabernaculo-no Deserto)
No tempo em que o povo de Yahshurum (Israel) esteve peregrinando no deserto (Ex 40), YHVH-YAHVEH... mandou eles construirem uma Beyt Hamikdash(A tenda Sagrada) Ou Tabernáculo, uma espécie de tenda móvel.
Era um lugar destinado a Sacrifício e Adoração, a Beyt Hamikdash que possuía vários utensílios. Todos os detalhes foram feitos de acordo com o plano divino dado a Mehshua(Moisés) (Ex 25.01-09). A obra foi coordenada por Betzyah e Aholiav (Ex 31.01-06).
Em forma retangular, media 18 metros de comprimento, por 6 metros de largura. a Beyt Hamikdash (Tabernáculo) continuou a ser usado até que o TEMPLO foi construído em Yahshlaym (Jerusalém,) no tempo do rei Yad´dyah-amado de Yahveh- (Yadi´dyah (Salomão.)
Tanto o Tabernáculo movel, quanto o Templo de Alvenaria construido em Yahshalaym que o substituiu, eram lugarres de adoração a Yahveh, onde se realizavam o culto ao Criador Eterno. Era o lugar de sua habitação, onde a "sh´kinah" presença de Yahveh se fazia presente em ocasiões especiais!
A DIFERENÇA MAIOR DE UM PARA O OUTRO
É que o O mishkan (Tabernáculo) era portátil, móvel, e o hamikdash (Templo) era fixo.
AMBOS ERAM FIGURAS DA KEHILAH D E YAHSHUAH HAMASHYAH-O SEU POVO REMIDO PELO SEU SANGUE!
Ou seja...sem esses simbolismo deveras importantes e significativos na Tanak, jamais existiria a kehilah de Yahshuah o Mashyah de Yahveh!
A Beyt Hamikdash de Ya´did-yah
AMBOS ERAM FIGURAS DA KEHILAH D E YAHSHUAH HAMASHYAH-O SEU POVO REMIDO PELO SEU SANGUE!
Ou seja...sem esses simbolismo deveras importantes e significativos na Tanak, jamais existiria a kehilah de Yahshuah o Mashyah de Yahveh!
A Beyt Hamikdash de Ya´did-yah
O Templo de Salomão
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Depois de conquistada a cidade de Yahshalaym-Jerusalém, Daoud-Davi trouxe para ela a (aróhn hab·beríth)-Arca da Aliança, estabelecendo assim um novo lugar de culto para o povo de Yahshurum. Yahshalaym tornou-se assim a cidade Sagrada dos hebres.
Davi, que construíra para si um rico palácio, entristecido pelo fato da (aróhn hab·beríth)Arca da aliança estar depositada numa tenda, desejou construir para o Soberano YHVH a mais bela e esplendorosa casa jamais vista pelo olhar humano. Mas o Profeta Natan anunciou-lhe que somente seu filho,
Ya´didyah(Salomão) realizaria seu sonho.
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Assim, o ano de 957 a. e c. assistia deslumbrado à construção da magnífica beyt hamikdash- Templo.
A “Casa de Yahveh” deveria ser de uma riqueza esplendorosa, pois “o nosso soberano ultrapassa em grandeza todos os idolos das nações.” (I Rs, 5,21), dizia Salomão.
Qual o objetivo da beyt hamikdash- Templo?
Enaltecer o Criador. “Neste Templo queimar-se-á incenso diante dEle e colocar-se-ão os pães da proposição, assim como se realizará o sacrifício da manhã e da tarde, se celebrarão os Sábados, a Festa da Lua Nova e as grandes solenidades prescritas pela nossa torah-instrução (I Rs.5,2)”.
Trabalharam na construção, nada mais nada menos do que trinta mil hebreus e cento e cinquenta mil estrangeiros. Talhavam pedras e transportavam materiais do porto de Jope até Yahshalaym-Jerusalém.
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O edifício foi construído com base no modelo do Tabernáculo de Mehshuah(Moisés,) mas em extraordinárias proporções.Adentrava-se o palácio pelo pórtico de Salomão que dava para um grande salão chamado lugar kadosh(“Santo”). Este salão, revestido de lambris de cedro e lâminas de ouro, era ornamentado com maravilhosas esculturas, continha o “Altar dos Perfumes”, o Menorah-candelabro de ouro e o “Altar dos pães da Proposição”.
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O lugar kadosh “Santo” dava acesso ao kadoshim “Santo dos Santos”, onde um misterioso véu púrpura e escarlate impedia a entrada a quem quer que fosse, com exceção do kohem gadol (Sumo Sacerdote.)_ Este podia ali penetrar uma vez ao ano(no dia 10 do 7° mês) No seu interior estava a Arca da Aliança(arón
hab·beríth)contendo as Tábuas da torah (instrução). Dois Serafins resplandecentes de ouro ladeavam a Arca, diante da qual o Soberano Yahveh proferia seus oráculos e
manifestava sua Sh´kinah-presença!
PERÍODO DO hamikdash (TABERNÁCULO) – O Tabernáculo serviu ao povo de Yahshurum (Israel) desde o êxodo do Egito, até o reinado de Yad´dyah (Salomão.)
O TABERNÁCULO DIVIDIA-SE
EM TRÊS PARTES DISTINTAS
1°Átrio ou Pátio exterior
2°Lugar kadosh
3°Lugar kadoshim
Veja na figura abaixo!
1 - ÁTRIO OU PÁTIO EXTERIOR
Área ao redor do mishkan (Tabernáculo,) descoberta e cercada de colunas, dividindo-o dos alojamentos do povo (Ex 27.09-19), onde ficava a pia de bronze e o altar do sacrifício. Era um lugar próprio para os sacrifícios, amplo e ao ar livre. Era a área externa do mishkan (tabernaculo,) onde todos podiam entrar menos os leprosos, os impuros e castrados.
Sl 65.04 Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu hamikdash-kadosh.
Sl 92.13 Os que estão plantados na casa do soberano florescerão nos átrios do nosso soberano.
Sl 96.08 Dai ao soberano a honra devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios.
No Átrio ou Pátio Exterior, existiam dois importantes objetos
O Altar do Sacrifício ou dos Holocaustos – Era o local onde os sacrifícios ao eterno Yahveh eram realizados. Media cerca de 2,20 m de comprimento, por 2,20 metros de largura, e 1,30 metros de altura. O altar era um tipo da estaca, onde Mashyah iria oferecer a si mesmo como oferta sem mácula diante do Pai-soberano, em favor dos pecadores Ex 27.01-08.
b) A Pia ou Bacia de Bronze - Era usada pelo sacerdote para limpar (lavar) suas mãos e seus pés antes de entrar na tenda da congregação, ou de aproximar do altar para oferecer os sacrifícios. Era um tipo do Mashyah, que nos limpa das impurezas . Ex 30.17-21.
SACERDOTE – O SACERDOTE era descendente de ARÃO, separado para servir como oficiante no culto realizado em primeiro lugar no mishkan ( Tabernáculo) e depois no hamikdash (Templo.) O Sacerdote era mediador entre soberano e o povo, oferecendo sacrifícios e orando em seu favor Ex 20.29, Lv 21, 1 Cr 24.
O Sacerdote representava o povo diante de soberano, oferecendo a YAHVEH sacrifícios de animais, cereais e incenso em favor do povo.
SUMO-SACERDOTE – Chefe dos sacerdotes Ex 28, Lv 16 e presidente do shenedrin-Sinédrio, mais alto tribunal religioso dos Yahdim (Judeus.) É um tipo de Yahshuah hamashyah, que, diante do pai soberano, é representante dos que são salvos, conseguindo o perdão dos pecados deles Hb 04.14, 05.10, 09.11-28
O Sumo Sacerdote coordenava o culto e os sacrifícios, primeiro no mishkan (Tabernáculo,) e depois no hamikdash (templo.) De acordo com a tradição bíblica, apenas os descendentes de ahram (Arão,) irmão de mehushua (Moisés,) poderiam ser elevados ao cargo, ainda que posteriormente esta norma foi abolida.
O Sumo Sacerdote era o responsável pelo Tabernáculo, suas ofertas e funções diárias, e também suas festas regulares, três vezes ao ano : pesach-(Páscoa,) shavout-(Pentecostes) e sukot-(Tabernáculos.) O primeiro kohem gadol-(Sumo Sacerdote) foi Arão, irmão de mehushua-(Moisés,) e depois dele, os seus filhos...
Altar de bronze era um lugar de morte, de holocausto. Bronze fala do julgamento divino. No altar eram feitos os sacrifícios de animais para expiar o pecado dos homens, de forma alegórica, na expectativa do verdadeiro sacrifício de yahshuah hamashyah. Hb 09.13-14 e 22, Lv 17.11, Is 53.07. Jo 01.29, 1 Pe 02.22 e 25, Jo 19.17-18, 2 Co 05.21, Rm 05.08-09.
O que as pessoas precisam entender é que em mashyah temos o perdão de tudo, somos santificados, soberano nos vê através de mashyah. O problema é que muitas vezes a mentalidade humana ou mesmo o próprio ego, não aceita tão grande salvação de “graça”, sem que se tenha que pagar um preço, uma penitencia, um sacrifício, então praticam as boas obras, fazem votos, pagam promessas, andam de joelhos, acendem velas, etc, com a intenção de “merecer” o benefício ou a benção.
Mas, é impossível, porque o homem peca desde o principio e não há nenhum que não tenha pecado. Tudo em Cristo é pela graça. Ef 02.08 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de soberano!
PIA DE BONZE
A Escritura não menciona o seu tamanho ou dimensão. Ela foi feita de bronze polido. Ao olhar dentro da pia, via-se a sua própria imagem refletida - reluzia.
A passagem pela pia não é opcional, a lavagem de todo tipo de contaminação mundana é obrigatória antes de entrar no Lugar kadosh (Santo.)
A pia era cheia de água para os sacerdotes lavarem as mãos e os pés, para tirar a terra, que simboliza a imundície, as paixões do mundo, o contato com o mundo.
Jo 13.10 “Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés, quanto ao mais está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos”.
Jo 15.03 “Vós já estais limpos, pela Palavra que vos tenho falado”.
Portanto, a renovação é pela lavagem da Palavra, e esta lavagem deve ser feita constantemente, porque é um processo de redenção da alma.
Rm 12.12 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de yahveh”.
Ef 05.26 “Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra”.
2 - Lugar Santo ou Santo Lugar – A parte interna do Tabernáculo ou do templo, em que ficavam a mesa dos pães da proposição, o candelabro de ouro e o altar de incenso Hb 09.02, onde somente os sacerdotes podiam entrar para prestar culto (Ex 29.28-46)
OBJETOS DO LUGAR SANTO
MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO –
Era utilizada para colocar perpetuamente diante do soberano, os pães da proposição. Servia como um símbolo de soberano como provedor de alimento. Essa mesa tinha cerca de 0,90 cm de comprimento por 0,45 cm de largura, e 0,65 cm de altura Ex 25.23-30.
CANDELABRO DE OURO OU PROPCIATÓRIO – Servia para iluminar o interior do Lugar kadosh, e media cerca de 1,10 m de comprimento por 0,65 cm de largura. Era o símbolo do trono de soberano, protegido por querubins.
No dia da Expiação, o Sumo Sacerdote aspergia o sangue do novilho sobre e diante do propiciatório (Lv 16.14-15). A tradição sustenta que essa aspersão era feita na forma de uma cruz Ex 25.31-40.
ALTAR DE INCENSO – Ficava de frente para o véu onde eram queimados incensos (perfumes) produzidos a mando de yahveh,, 24 horas. Ex 30.08. Essa queima simbolizava a contínua adoração e as orações do povo de soberano Ex 30.01-10.
Fp 01.03-04 Dou graças ao meu soberano todas as vezes que me lembro de vós,
Vers. 04 Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,
3 - LUGAR-kadoshm-ou SANTÍSSIMO, – Aqui somente o Sumo-Sacerdote entrava uma vez ao ano, para entregar a oferta de expiação (efeito de expiar, cumprimento ou pagamento da pena,
pela vida, culpa). Nossa culpa foi paga no calvário através de yahshuah o cordeiro !
Lv 16.29-34 E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.
Vers. 30 Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante ao soberano.
Vers. 31 É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo.
Vers. 32 E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas;
Vers. 33 Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação.
Vers. 34 E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como osoberano. ordenara a Moisés.
Cl 02.14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na estaca
Is 53.04 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de soberano., e oprimido.
DETALHES DO lugar kadoshim-SANTO DOS SANTOS
ARCA DA ALIANÇA OU DO TESTEMUNHO – Era o objeto mais sagrado do Tabernáculo, onde o eterno se manifestava em yahshurum, onde o soberano. vinha para falar com mehushua(Moisés) e com seu povo.
Era uma espécie de cofre. Nela eram guardadas as Tábuas da Lei, um pote de maná e a Vara de Arão Ex 25.10-15.
Dentro da arca haviam três objetos
a) As Tábuas da Toráh - Isto nos fala da Palavra do Eterno que nos foi dada como uma dádiva, a fim de que o conheçamos. Esta não é uma Palavra comum. Aqui estão as tábuas que Ele mesmo havia escrito e dado ao povo! Isso tipifica a pureza da Palavra, escritas em tábuas lavradas por mehushua(Moisés,) porém com conteúdo divino.
As tábuas de pedra da lei, recebidas por mehushua (moises) no Monte Sinai, foram colocadas na Arca, que recebeu então o nome de "Arca da Aliança". Isto aponta para o mashyah como aquele que não somente guardou a torah-lei, mas também a tinha em Seu coração (Sl 40. 07-08, Gl 04.04).
Em yashuah a lei foi completamente honrada, e ao mesmo tempo a benevolencia tornou-se possível.
Sl 85.10 A benevolencia e a emeth-verdade se encontraram; a justiça e a shalom se beijaram.
Jo 01.17 Porque a lei foi dada por mehushua (Moisés;) a chem-graça e a verdade vieram por yahshuah hamashyah
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Depois de conquistada a cidade de Yahshalaym-Jerusalém, Daoud-Davi trouxe para ela a (aróhn hab·beríth)-Arca da Aliança, estabelecendo assim um novo lugar de culto para o povo de Yahshurum. Yahshalaym tornou-se assim a cidade Sagrada dos hebres.
Davi, que construíra para si um rico palácio, entristecido pelo fato da (aróhn hab·beríth)Arca da aliança estar depositada numa tenda, desejou construir para o Soberano YHVH a mais bela e esplendorosa casa jamais vista pelo olhar humano. Mas o Profeta Natan anunciou-lhe que somente seu filho,
Ya´didyah(Salomão) realizaria seu sonho.
Ya´didyah(Salomão) realizaria seu sonho.
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Assim, o ano de 957 a. e c. assistia deslumbrado à construção da magnífica beyt hamikdash- Templo.
A “Casa de Yahveh” deveria ser de uma riqueza esplendorosa, pois “o nosso soberano ultrapassa em grandeza todos os idolos das nações.” (I Rs, 5,21), dizia Salomão.
Qual o objetivo da beyt hamikdash- Templo?
Enaltecer o Criador. “Neste Templo queimar-se-á incenso diante dEle e colocar-se-ão os pães da proposição, assim como se realizará o sacrifício da manhã e da tarde, se celebrarão os Sábados, a Festa da Lua Nova e as grandes solenidades prescritas pela nossa torah-instrução (I Rs.5,2)”.
Trabalharam na construção, nada mais nada menos do que trinta mil hebreus e cento e cinquenta mil estrangeiros. Talhavam pedras e transportavam materiais do porto de Jope até Yahshalaym-Jerusalém.
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O lugar kadosh “Santo” dava acesso ao kadoshim “Santo dos Santos”, onde um misterioso véu púrpura e escarlate impedia a entrada a quem quer que fosse, com exceção do kohem gadol (Sumo Sacerdote.)_ Este podia ali penetrar uma vez ao ano(no dia 10 do 7° mês) No seu interior estava a Arca da Aliança(arón
hab·beríth)contendo as Tábuas da torah (instrução). Dois Serafins resplandecentes de ouro ladeavam a Arca, diante da qual o Soberano Yahveh proferia seus oráculos e
manifestava sua Sh´kinah-presença!
hab·beríth)contendo as Tábuas da torah (instrução). Dois Serafins resplandecentes de ouro ladeavam a Arca, diante da qual o Soberano Yahveh proferia seus oráculos e
manifestava sua Sh´kinah-presença!
O Individuo analfabeto de quatro costados vem no meu blog num tema profetico historico e cientifico...e faz um comentário imbecil desse...so posso lamentar!
ResponderExcluireu desejo ter esclarecimento como posso entender hoje a necessidade dos utensílios hoje.
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