quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A DATA DO NASCIMENTO DE YAHSHUAH

A DATA DO NASCIMENTO DO SALVADOR




A Besora De Acordo Com
Mattityahu – מתיתיהו – Mateus
As Todas As Nações

1;21 E ela dará à luz a um Filho, e tu chamarás Seu Nome
de =יהשועה =yahshuah =
: porque Ele salvará o Seu povo dos seus
pecados.

A Besora De Acordo Com
Luka – לוקא – Lucas
As Todas As Nações

2; 21 E quando se completaram os oito dias para a brit milah
do Menino, Seu Nome foi chamado   =יהשועה =yahshuah = que fora
assim chamado pelo malach celestial, antes que Ele fosse
concebido no ventre.


mattityahu  2; 1..Ora, tendo יהשועה=yahshuah nascido em Beth-Lechem de
Yahudah nos dias de Herod, o melech...

Yahveh quer pensadores racionais...

“Eu rogo-vos, portanto, irmãos, pelas rachamim de יהוה , que apresenteis vosso corpo por sacrifício vivo, kadosh, e aceitável a יהוה , que é vosso ato de adoração racional”
Romanos 12:1

                                                                                                                            UMA   PROVA...ESCRITURISTICA  E  HISTORICA.

Segundo estudiosos do judaísmo messiânico a mais provável época do nascimento de Yahshuah teria sido na conhecida Festa de “Sukot”= Tabernáculos(Cabanas). O estudo está baseado no comentário de que Z´kharyah (Zacarias) tinha visitado o templo pouco antes de sua esposa engravidar:

Nos dias de Herodes, rei de Yahudah, havia um kohen=sacerdote, chamado Z´kharyah, que pertencia à divisão de Aviyah=Abias;  Sua mulher descendia de Aharon...mas, eles não tinham filhos, porque Elisheva (Izabel) era estéril;
Logica e matematicamente Yahshuah o Messias faria 34 anos dali a 6 meses, no mês do Tirsi [tysrá - setembro/outubro meses correspondentes no calendário gregoriano]
João 1:14


E o verbo se fez carne, e habitou [tabernaculou] entre nós cheio de graça e de
 verdade e vimos a sua tifret [esplendor]...do unigênito nascido do Aba Pai cheio do favor imerecido e emet [verdade].
Ele habitou entre os homens. A palavra "habitou" vem da mesma palavra traduzida tabernáculo. 


Literalmente, a idéia é que Yahshuah "tabernaculou" entre os homens. Esta palavra evoca lembranças do tabernáculo do Antigo Testamento, que era o lugar onde os homens encontravam Yahveh. o Salvador, que é a expressão exata do Pai (Hebreus 1:3), é a pessoa na qual encontramos Yah. Yahshuah na carne era Yah no meio dos homens.
O povo só lotava a cidade três vezes por ano, nas Festas do Primeiro Mês, no
 Shavuot [Pentecostes]no terceiro mês e nas Festas do Sétimo Mês [setembro/outubro] 
no dia primeiro na Lua Nova - Festa das Trombetas,no dia 10  - Dia da Expiação - Yom kipur, na  Festa dos Tabernáculos [Socot] dia 15 (lua cheia e mudança de lua o que provoca os partos normais...) os judeus vinham de todas as partes para celebrar a festa que durava 7 dias (15 a 21=vaikra-levitico  2339-42) mais o 8º dia que era um shabat do 7º dia e retornavam dia 23 para suas casas.....a cidade lotada, ocasionou a falta de hospedagem para o casal viajante...

Se considerarmos a influencia da lua nos partos normais ele nasceu numa mudança de lua, o que nos deixa as opções dos dias 01, 08 e 14, se observarmos a exatidão do Criador, levando em conta que ele morreu no dia 14 de Abibe [março/abril data da Páscoa [Lev.23:5 e Mateus 26:24 a 30], sua morte ocorreu exatamente na metade da semana, confirmando ele deve ter nascido nesta data. Dia 14 do Sétimo mês, do ano 3 a.C.

Uma vez quando Z´kharyah cumpria seus deveres de kohen (sacerdote) no período de serviço de sua divisão...lhe apareceu um anjo de Yahweh...dizendo-lhe...sua mulher Elisheva , engravidará. E Z´akharyah, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. Lucas 1:13

Considerando a ordem de Abias segundo as turmas dos sacerdotes. I Crônicas 24:10 era a oitava turma. 

Em yahanam (João 1:14) "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." vemos que o Verbo (yahshuah) habitou entre nós. Esta palavra no grego é skenoo = tabernáculo. Devemos ler "E o Verbo se fez carne, e TABERNACULOU entre nós, e...". A festa dos Tabernáculos cumpriu-se em yahshuah  o imanyah (Isa 7:14)  que significa "yah conosco". Em yahshuah se cumpriu não apenas a festa dos Tabernáculos, mas também a festa da pessach(Páscoa,) na Sua morte  (Mat. 26:2; 1Cor 5:7), e a festa do shavuoh(Pentecostes,) quando o mashyah imergiu dentro do rukha  kadosh(Espírito Santo) a todos os que estavam  reunidos  na festa e creram  namensagem  de kefah..sobre  o mashyah ressuscitado (Atos 2:1).

Vejamos nas Escrituras alguns detalhes que nos ajudarão a situar cronologicamente o nascimento de yahshuah :
·        Os levitas eram divididos em 24 turnos e cada turno ministrava por 1/24 = 15 dias, 2 vezes ao ano. Os números estão arredondados, pois 24 turnos x 15 dias = 360 dias =/= 365,2422 dias = 1 ano. Durante os shabatoh(sábados festivos), todos os turnos ministravam juntamente; 1Cr 24:1-19.
·        O oitavo turno pertencia a Abias (1Cr 24:10).
·        O primeiro turno iniciava-se com o primeiro mês do ano hebraico – mês de Abibe. Êxo 12:1-2; 13:4; Deut 16:1; Ex 13:4.
·        Usualmente havia 12 meses, alguns deles com 29 dias, outros com 30 dias, totalizando apenas 12 x 29,5 = 354 dias, ficando faltando 11,2422 dias para o ano solar. A cada 3 ou anos a distorção entre este calendário e o solar era corrigida através da introdução do mês de Adar II.
Temos a seguinte correspondência:
Mês (número)
Mês (nome, em Hebraico)
Turnos
Referências
1
Abibe ou Nissan
= março / abril
1 e 2
Êxo 13:4 Ester 3:7
2
Zive = abril / maio
3 e 4
1Re 6:13
3
Sivan = maio / junho
5 e 6
Est 8:9
4
Tamuz = junho / julho
7 e 8 (Abias)
Jer 39:2; Zac 8:19
5
Abe = julho / agosto
9 e 10
Núm 33:38
6
Elul: agosto / setembro
11 e 12
Nee 6:15
7
Etenim ou Tisri
= setembro / outubro
13 e 14
1Rs 8:2
8
Bul ou Cheshvan
= outubro / novembro
15 e 16
1Rs 6:38
9
Kisleu
= novembro / dezembro
17 e 18
Esd 10:9; Zac 7:
10
Tebete = dezembro / janeiro
19 e 20
Est 2:16
11
Sebate = janeiro / fevereiro
21 e 22
Zac 1:7
12
Adar = fevereiro / março
23 e 24
Est 3:7
                                                                 
Zakaryah, pai de yahanam imersor(João Batista,) era sacerdote e ministrava no templo durante o "turno de Abias" (Tamuz,(nome  idólatra  trazido pelos hebreus  de  Babilonia) é, junho / julho) (Luc 1:5,8,9).
Terminado o seu turno voltou para casa e (conforme a promessa que yahveh lhe fez) sua esposa Isabel, que era estéril, concebeu yahanam(João Batista-Luc 1:23-24) no final do mês Tamus (junho / julho) ou início do mês Abe (julho / agosto).
yahshuah foi concebido 6 meses depois (Luc 1:24-38), no fim de Tebete (dezembro / janeiro) ou início de Sebate (janeiro / fevereiro).
Nove meses depois, no final de tysri( Etenim) (que cai em setembro e/ou outubro), mês em que os yahdim (judeus)comemoravam a Festa de sucot (Tabernáculos,) yah veio habitar, veio tabernacular conosco. Nasceu yahshuah, o imanyah (yah-conosco").
CONFIRMANDO  A PROFECIA...!!

Sendo que haviam 24 Turmas de Sacerdotes exercendo o trabalho 1 semana durante o ano.

A primeira turma iniciava seus trabalhos no primeiro dia do primeiro mês da Pascoa,=Abib, sendo este o primeiro mês Judaico (entre Março-Abril), veja: No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis a matizah=pães ázimos, até vinte e um do mês à tarde. Êxodo 12:18 . I Crônicas 24:19

O ofício destes no seu ministério era entrar na casa do Yahveh, segundo lhes fora ordenado por Arão seu pai, como Yahveh Helohim de Yashorul=Israel, lhe tinha mandado. Isto quer dizer que a mãe de João ficou grávida logo após o retorno de Z´kariah. Zacarias teria servido entre Julho e Agosto.

“E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa. E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens”.



E, no 6º mês (de gravidez de Isabel) foi o anjo Gabriel enviado por Yahveh a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré. A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era Yossef (José) da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Yahudah (Judá)

E entrou em casa de Z´akharyah (Zacarias) e saudou a Elisheva (Isabel)., Lukas capitulo 1º.

 Isto dá-nos a entender que Isabel já estava com 6º meses de gravidez quando Maria engravidou, no Mês de Kisleu=9º  mês hebraico=Novembro-Dezembro, no tempo da festa de Hannukah (Dedicação), adicionando os 9 meses de gravidez, de Miryam chegam no 7º mês hebraico, Mês de Tyshri=Setembro-Outubro.



Em Novembro já estaria frio demais para os pastores apascentarem o rebanho no campo a noite.

Outro Raciocínio!

Segundo a Escritura ele foi imergido com a idade de 30 anos – Lucas 3: 23
“E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo imergido também Yahshuah, orando ele, o céu se abriu; E o Rukha Ha’Kodesch desceu sobre Ele ... E o mesmo Yahshuah tinha cerca de  trinta anos...”

“No outono do ano 27 de nossa era o Salvador foi batizado por João e recebeu a unção do Espírito.[Rukha Kadosch] -  Grande Conflito pag. 326

Por três anos e meio estiveram os discípulos sob a direção do maior Professor que o mundo já conheceu. Atos dos Apóstolos 10.2

No período de Danielcapítulo 9versos 25-27. Sessenta e nove semanas, os primeiros 483 anos dos 2.300, deveriam estender-se até o Messias, o Ungido; e o batismo e unção de Cristo, pelo Espírito Santo, no ano 27 de nossa era, cumpriu exatamente esta especificação. No meio da setuagésima semana o Messias deveria ser tirado. Três e meio anos depois de Seu batismo, na primavera do ano 31, Cristo foi crucificado. CS 82.2


O Salvador morreu no dia da páscoa – 14 de Abib – O primeiro mês do ano judaico com 33 anos e meio. Depois de três anos e meio de seu fascinante ministério de ensino, cura e milagres numa demonstração do amor de Yah para conosco.


Na ocasião de Seu nascimento a cidade de Jerusalém estava repleta de gente ... 

 Como o Eterno é preciso e matemático e não faz as coisas fora de tempo determinado, o Salvador muito provavelmente nasceu na primeira quinzena (dia 14  de Tysri-7º mes)das Festas do mês de Tirsi [setembro/outubro- lua nova início do mês]. Nas viagens do povo para festa, a lua estava em fase crescente o que facilitava a visão noturna, tornando agradável e menos perigosa.


Muitos podem até ficar horrorizados com esta audaciosa suposição, mas a evidencia histórica e escriturística que a envolve é fantástica e real!


Ivonil fereira  de carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário