terça-feira, 2 de maio de 2017

OS MAGOS VIRAM O MENINO SALVADOR-NOVO


Resultado de imagem para os magos estudando os livros d e Daniel em Babilonia


Romanos 16; 25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo as minhas boas novas e a pregação do Yahshuah HaMashyah, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, 




Os Magos Que Visitaram o Menino Yahshuah: Quem Eram de Onde Vieram e Como Souberam Que Ele Tinha Nascido?
26 Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos navyim, segundo a miytsvah do ‘Ul (rr)hím(i) Eterno, a todas as nações para obediência da Emunah (fe);

E porque eles viram o messias recém chegado... e os rabinos e mestres da torah não o viram?

Uma questão séria a ser entendida... veja nesse tema emocionante, como Yahveh realizou o cumprimento da profecia sobre o nascimento de Yahshuah...mostrando aos goym, um segredo que ele havia prometido á Avraham, outro kaldeu-goy...segredo que os judeus julgavam ser exclusividade deles!!”“! deles!!!
Resultado de imagem para o smagos vindo do oriente  fotos
Como os magos souberam que a luz que viram  nas  escrituras  de  Danyahu 9 era tão especial? Que partiram em uma longa viagem a camelo para apresentarem presentes ao futuro Rei? Espere um minuto! Quem lhes disse sobre o Rei? Além disso, aqueles homens nem mesmo eram judeus; eram pagãos, adoradores de Zoroastro!

... E a que se referia essa luz, seria um cometa literal voando no espaço sideral, em direção bait lechem=Belém? Não! A estrela é no sentido figurativo, e indicava onde, quando e como os magos encontrariam o menino Yahshuah! Essa estrela descrita na profecia cronológica sobre o Salvador mostrava... a luz da palavra profética do rukha nevuah...essa palavra profética que é a luz que alumia em lugar escuro...2ªKefah=pedro 1,19-21..E que sem a orientação dela...o povo fica sem controle..Pro-29,18..e refs-

Como eles podiam saber algo sobre o recente nascimento do Salvador hebreu que tinha sido profetizado por tanto tempo? Quando avançamos 33 anos no tempo, vemos
Yahshuah chorando pelo povo de Yahshalaym, pois não o reconheceram como o Mashyah  de Yahveh. Ele disse:

Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; e te derrubarão a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação." [Lucas 19:42-44].

A profecia das 70 semanas sobre o Mashyah, e seu tempo de chegada na Terra; Foi bem estudada e entendida pelos sábios kaldeus... eles vira através dela...que Yahshuah tinha todo o direito de esperar que as pessoas sábias; soubessem quando Ele apareceria, pois esse segredo precioso tinha sido escrito pelo profeta Daniel mais de 500 anos antes.

A Profecia Mais Importante de Toda a Escritura Kadosh

O fato de DanYAHU ser um funcionário graduado no governo babilônio é muito significativo nesse estudo, pois somente os oficiais graduados e os líderes religiosos importantes daquele tempo tinham acesso aos livros, pois não havia imprensa, somente manuscritos. Os sábios que foram visitar o menino Yahshuah eram estudiosos e, portanto, tinham acesso aos escritos de Danyahu. Além disso, eram magos, uma ordem da religião pagã de Zoroastro, na Média e na Pérsia. Os magos eram antigos intérpretes dos sonhos e eram astrólogos (prognosticadores), encantadores, feiticeiros e mágicos. O rei os chamava de "sábios", pois eles o convenceram que podiam oferecer bons conselhos e interpretar seus sonhos. Hoje, entretanto, nós os chamaríamos de feiticeiros. Sempre que um rei pagão conquistava outra nação, ele tomava os melhores jovens e os melhores "sábios" e os levava para sua corte, para orientá-los.
Resultado de imagem para os magos estudando os livros d e Daniel em Babilonia


Na Bíblia, vemos os magos na corte do rei babilônio Nabucodonosor. Na verdade, os magos tinham muito respeito por Danyahu, pois ele salvou as vidas dos magos do seu tempo. História sabida por todos leitores da Escritura:
Além disso, os sábios eram “expertos” interpretes de tempos e datas!

Yahveh revelou o sonho a Danyahu e o rei Nabucodonosor poupou a vida dos magos. Danyahu (Daniel) 2:1-19].

Daquele momento em diante, os magos reverenciaram muito Danyahu, pela grande visão que recebera de Yahveh.
Assim, os escritos de Danyahu passou a ser um a referencia notável entre os sábios kaldeus!


Os magos que visitaram o menino Yahshuah conheciam os escritos de Danyahu, sem dúvida tinham cópias do seu livro e conheciam a profecia das setenta semanas.

Já que, o tempo profético de 70 semanas de anos=490 anos - fascinaram os sábios kaldeus, mesmo sendo eles parte de um povo fortemente politeísta!
 Vamos agora considerar essa impressionante profecia do livro de Danyahu capitulo 9.
 Vamos estudar a profecia referente ao tempo da vinda do messias Yahshuah, dada com detalhes inacreditáveis quase 500 anos antes de Ele nascer. Você verá que Yahveh anunciou o dia exato em que Yahshuah se apresentaria aos judeus como o longamente aguardado Messias! [cumprido ao pé da letra em Mateus 21:1-11... e demais profecias do Rukha nevuah sobre ele.].

Uma Profecia Inigualável

Danyahu 9-24-27... Peshita... Setenta semanas [Schavu’ím schiv’ím] estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Yahshalaim, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. 27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até a consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.

Observe que essa profecia contém três partes:

1. Sete semanas de anos (49 anos)

2. Sessenta e duas semanas de anos (434 anos)

3. Uma semana de anos (7 anos)

No ponto exato na história quando as 7+62 Semanas de Anos (483-anos) se cumpriram, Yahshurum podia esperar que o Mashyah se apresentasse. Que grande notícia! Isso significava que Yahshurum não poderia deixar de perder o Mashyah! 
Tudo o que os hebreus daqueles  dias,  precisavam fazer era contar, acompanhar os eventos atuais que se desdobravam e conhecer essa profecia!

PORQUE 70 SEMANAS E NÃO 60 OU 80?

 Agora surge a pergunta, porque 70 semanas e não 80 e ou 90 semanas? Lemos no início deste comentário que para entender os mistérios do reino de Yahveh de seu filho Yahshuah; É preciso primeiro receber dele... espírito de revelação e sabedoria; E este espírito é também chamado nas Escrituras Sagradas de...espírito de profecia; Yzayon=Revelação 19,10; O profeta Danyahu (Daniel)  havia entendido pelos livros de Yarmyahu=Jeremias, que a tempo do cativeiro em Babilônia seria de 70 anos; Danyahu=Daniel; 9,2; Yarmyahu=Jeremias 25,11.

Vemos que a matemática de Yahveh nas Escrituras Sagradas é exata; e o próprio Yahshuah diz que... A Escritura não pode falhar; e nem ser anulada; Yahchanam=João 10,36.
Vamos então aprender o porquê das 70 semanas de anos dadas aos Yahudim=Judeus, como tempo de arrependimento para o perdão de seus pecados; (que, aliás, não eram poucos). Quando Yahveh tirou seu povo do Egito, para os introduzir em Canaã, Ele s lhes deu entre outros o seguinte mandamento. “Quando estiverdes entrado na terra que eu vos dou... então a terra guardará um Shabbah a Yahveh... seis anos semearás a tua terra... e colherá a sua novidade... porem... ao sétimo ano...... haverá Shabbah para a terra; um Shabbah a Yahveh; não semearás o teu campo nem podarás o teu campo nem podarás a tua vinha... Se viverem de acordo com meus regulamento, observarem e obedecerem às minhas mitzvot=mandamentos; darei a vocês a chuva necessária na estação, a terra dará seu produto, e as árvores no campo frutificarão. Sua debulha se estenderá até a colheita da uva... Comerão quanto quiserem e viverão com segurança em sua terra... No entanto, se não me ouvirem e não obedecerem a todas as mityzvot=mandamentos... desolarei a vossa terra, e. Eu os dispersarei entre as nações e trarei a espada para persegui-los; sua terra será uma desolação, e suas cidades, um deserto. Então por fim, a terra terá cumprido seus-70-shabbatot=sábados. Enquanto permanecer desolada e vocês estiverem nas terras de seus inimigos, a terra descansará e será restituída de seus Shabattot=sábados sim enquanto permanecer desolada descansará o descanso que ela não teve durante seus Shabbatot=sábados quando vocês viviam ali... Eu os castigarei 7 vezes; Vayikra=Levitico 26.

Aconteceu que, enquanto Yahveh reinou sobre seu pode hebreu por meio de juízes. O povo respeitou e guardou o ano sabático de descanso da terra a cada 7 anos como era o mandamento de Yahveh.

Porém, o povo rebelou-se contra Yahveh nos dias de Samuyah=Samuel; E pediram um rei, não querendo mais que Yahveh os governasse; 1ª Shamyah (Samuel) capitulo 8. Então Yahweh lhes deu a Shaul como rei, desde então o povo na sua rebeldia e desobediência aos mandamentos de Yahveh, deixou de guardar o ano sabático a cada 7 anos. Shaul começou a reinar sobre Yahshurum (Israel) por volta do ano de 1095-6 antes do mashyah-Dic-bíblico pg 40. Contados a partir de 1095-6 até a saída do povo hebreu para o cativeiro na Babilônia em 605-6 dão exatos 490 anos; Ou seja, 1095-6 menos 490 anos cai no ano 605-6 inicio do cativeiro.

É muito importante entender que, o povo transgrediu o mandamento de Yahveh, deixando de guardar o ano sabático a cada 7 anos; exatamente 490 anos, ou seja, 70 semana de anos. Agora para nosso melhor entendimento, é somente somarmos os 605-6 mais os 490 anos de transgressão, e chegam-se-se em 1095-6 quando Shaul iniciou seu reino sobre israel. Ficando claro que o povo Yahudim (judeu) deixou de observar a mittzvat=mandamento do ano sabático durante 490 anos. E se a cada 7 anos dentre estes 490 anos era guardado um shabbatot anual.

Vemos que a terra ficou sem o seu descanso exatos 70 Shabbatot; Ou seja, 70 anos; Exemplo 7X70=490 anos. E como castigo o povo hebreu foi levado para o cativeiro na Babilônia, ficando fora de sua terra 70 anos; para que a terra descansasse como mostra As Escrituras. Pelo profeta Yahmyahu=Jeremias, Yahveh avisou o povo dizendo... a cidade infalivelmente será entregue na mão do exército do rei de babilônia... o que ficar na cidade morrerá à espada, à fome e de pestilência; mas o que for para os caldeus viverá...assim diz Yahveh Tiz´vaot=Deus dos exércitos, a Zedequias; se voluntariamente saíres aos príncipes do rei de Babilônia; então viverá a tua alma, e esta cidade não se queimará a fogo, e viverá s tu e a tua casa. Mas, se não saíres aos príncipes do rei de Babilônia, então será entregue esta cidade Yahshalaym na mão dos caldeus, e eles a queimarão a fogo, e tu não escaparás da mão deles; Yahmyahu=Jeremias 38,1-18.

Yahveh lutou com o povo para que eles saíssem da terra e fosse para o cativeiro pacificamente, já que a terra obrigatoriamente teria que repousar vazia durante os 70 shabbatot= sábados. E assim eles preservariam suas vidas, mas não aceitaram a proposta do Eterno, e foram destruídos... porque lhes faltou o entendimento. E os que... escaparam da espada Nabucodonosor levou para a Babilónia...até ao tempo do reino da Pérsia...para que se cumprisse a palavra de Yahveh pela boca de Yahmyahu=Jeremias...até que a terra se agradasse dos seus 70 shabbatot=Sábados...todos os dias da sua desolação repousou, até que os 70 anos se cumprissem. 2 Crônicas 36, 20,21. E refs.

Vemos que a transgressão do povo hebreu foi de 70 semanas de anos=490 anos; deixando de guardar o descanso da terra. Assim também Yahveh designou-lhes um mesmo período de tempo para arrependimento; ou seja, 70 semanas de anos =490 anos. Referindo-se há este tempo dado aos hebreus Yahshuah disse a Kefah=Pedro, dizendo que ele deveria "perdoar seus irmãos hebreus, 70 vezes 7=490. Mattytiahu=Mateus 18,21. Justamente as 70 semanas de tempo concedidas aos hebreus; interessante não?





Axioma das 70 semanas de Danyahu=Daniel 9...



O período das 70 semanas=490 anos; é dividida em 3 partes; 7 semanas=49 anos; 62 semanas=434 anos; e 1 semana=7anos.

A 1ª parte 7 semanas=49 anos, começa com o edito do rei Artaxerxes em 457 antes do Mashiach; (Dic-Bíblico pg 47; e refs) permitiu que os yahudim (judeus) se reedificassem Yahshalaym. Esta data 457 marca o inicio do tempo do mashiach.

Contadas as 7 semanas=49 anos, a partir de 457 chega-se no ano de 408 antes do Mashyah, este foi o tempo gasto na restauração da cidade de Yahshalaym e seus muros... em tempos trabalhosos...com uma mão fazia a obra e a outra tinha as armas; Danyah=Daniel 9,25; e Neemias 4,1-17.

A 2ª parte 62 semanas=434 anos; vai desde o término da restauração de Yahshalaym no 408 até a imersão=batismo de Yahshuah quando ele se tornou no mashiac; no ano 26 (15 anos de Tibério Cezar) era do Mashiach. Lemos na pequena Enciclopédia Bíblica por O, S, Boyer pg 608; que Tibério Cezar começou a reinar em Roma no ano 11 da era do Mashiach.

Somados estes 11 anos mais 15 do reinado de Tibério, chegam no ano 26 era do Mashiach.

Num exato cumprimento da profecia, basta contarmos as 62 semanas=434 anos a partir de 408 antes do mashiach; quando do término da restauração de Yahshalaym; que sobram na era do Mashiach 26 anos, data da imersão=batismo de Yahshuah.

3ª E ultima parte, compreende a semana do concerto do mashiach com muitos; envolvendo a vida pública de Yahshuah; sua pregação, morte e repúdio por parte do povo Yahudim; que vai desde o ano 26 quando Yahshuah Foi imergido=batizado e ungido pelo Ruach Hakodesh; passando por sua morte e ressurreição no ano 3o; até ao término das 70 semanas, e fim do tempo dos Yahudim, e inicio do tempo dos goym (gentios) no ano 33 era do mashiach.; O Malak=Anjo encarregado disse ao profeta Danyah=Daniel que da saída da ordem até a Tevilah=batismo de Yahshuah quando ele se tornaria no Mashiach=Messias; haveria uma contagem de 69 semanas de anos ou 483 anos. E Josefo afirma que a promulgação=saída=da ordem aconteceu no dia 14 de Tysri o 7º mês;
véspera da festa dos
tabernaculos; Contados desde o dia 14 de Tysri do ano 457 antes do Mashiach, vamos chegar em 14 de Tysri do ano 26 quando Yahshuah foi emergido tornando-se mashiach=ungido de Yahweh.

14-7-457---------antes do Mashiach-A promulgação da ordem.
14-7-408---------antes do
Mashiach-término da restauração de Yahshalaym e do estado judaico.
14-7-1----------- ----nascimento de
Yahshuah.
14-7-26-------A
Tevilah de Yahshuah (com 30 anos Lukas 3,21-23.) quando ele se tornou o mashiach=ungido.
14-1-30---------era do
Mashiach---crucificação e morte de Yahshuah hamashiach na metade da semana
14-7-33---------era do
Mashiach---fim das 70 semanas dos judeus e inicio do tempo dos gentios.
14-7-1843-----era do
Mashiach---fim das 2300 tardes e manhãs, inicio da purificação do santuário celeste.
14-7-2043-----era do
Mashiach---sheni biat-2ª vinda de Yahshuah-inicio festa da colheita.
14-7-2050-----era do
Mashiach---fim da colheita e das bodas do Mashiach de 7 anos-de 2043 a 2050.
14-7-2052----era do
Mashiach-----fim da festa de Purym de 2 anos.
14-7-2053----era do
Mashiach----fim da festa do jubileu durante 1 ano-inicio do milênio do Mashiach.
14-7-3053----era do
Mashiach---fim do milênio, a nova Yahshalaym desce do céu para a nova Terra.
Quando o filho
Yahshuah hamashiach entregará o reino ao Pai "Yahveh”. 1ª Cor, cap-15.
Lembrando que durante seu ministério terreno o
Mashiach celebrou a Pêssah=pascoa 4 vezes.
14-1-27 era do
mashiach.
14-1-28..........................
14-1-29..........................
14-1-30..........................

Como vemos a última parte de 7 anos, refere-se à semana da aliança renovada... com muitos;Dnayah=Daniel 9,27.

Desta aliança renovada com muitos. Yahveh falou por meio dos seus profetas... Eis aqui meu servo a quem sustenho, o meu eleito; pus o meu espírito sobre ele...Eu Yahveh...ti...darei por concerto do povo e para luz dos goym=gentios...assim diz Yahveh...te guardarei e te darei por aliança do povo, para restaurares a terra e lhes dares em herança as herdades assoladas...dias vêem diz Yahveh, em que farei uma renovada aliança com a casa de Yashorul=Israel Yashayahu=Isaias 42,1-6. E 49,8. Yahmyahu=Jeremias 31, 31,32.... Já que o concerto antigo feito com Dam=sangue de animais...era transitório; 2ª Corintios 3,13. A aliança renovada com o Dam-sangue do Mashiach seria eterna; Yahmyahu=Jeremias 32, 40. e 50,5. Hebreus 8,6. e 13,20.

Durante a semana dos Yahudim=Judeus Yahshuah dizia aos seus talmidim=discípulo... não ireis pelo caminho dos goym=gentios...mas, ide ante as ovelhas perdidas da casa de Yashorul=Israel...dizendo; é chegado o reino dos céus; Mattytiahu=Mateus 10,5-7. Antes de completar a metade da semana, a Escritura relata que... Os Yahudim=Judeus procuravam prender Yahshuah mas, ninguém lançou mão dele, porque ainda não era chegada a sua hora...que seria na metade da semanas de 7 anos. Yachonam=João 7,30. E 8,20. No entanto, ao terminar os 3/5 anos=metade da semana de nº 70. O mashiach disse... eis que é chegada a hora e o filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores. Mattytiahu=Mateus 26,45. E Yachonam=João 16,32.

Ao tomar o cálice da última pessah=páscoa o Mashiach afirmou.... Isto é meu dam=sangue; derramado por muitos; Mattytiahu=Mateus 26, 27,28. Recordemos que Gabryah relatou que...na metade da semana de 7 anos; o Mashiach faria cessar os sacrifícios...e as ofertas de manjares que eram exercidos no santuário terreno. Danyah=Daniel 9,27. Em fiel cumprimento da profecia, o mashiach após 3/5 anos de ministério terrestre, ofereceu a si mesmo para morrer na estaca de tortura; como eterna kaparah=expiação pelos pecados da humanidade.

E fazendo cessar todo o serviço típico de ofertas que era efetuado no santuário terreno por meio de animais.

A outra metade da última semana 3/5 anos, dedicada aos Yahudim=Judeus foi completada pelos Talmidim=Discípulos de Yahshuah. Terminado com a morte de Êstevam e conversão de Shaul=Saulo e a Diáspora=dispersão dos Yahudim=judeus no ano 36 era do mashiach. Fim do tempo exclusivo dado aos hebreus, e inicio do tempo dos Goyim=Gentios... Era necessário que a vós=judeus=se vos anunciasse primeiro a boa nova do reino dos céus. Mas, visto que a rejeitais e vos não julgais dignos da Chaim ´olam=vida eterna; Eis que nos voltamos para os goiym=gentios; Atos, 13,46,47.e refs.


Ivonil ferreira de carvalho-jatai-goias-Brasil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário