quinta-feira, 6 de julho de 2017

A BESSORAH-KETUVIM NETZARIM-novo



A BESSORAH-KETUVIM NETZARIM


KETUVIM  NETZARIM(ESCRITOS  NAZARENOS)






O que é o EVANGELHO? A palavra que foi traduzida por Evangelho é Bessorah que significa Boa Nova! Mas quais são as Boas Novas? A Escritura? A Vinda do Mashyah? Pregar que "Jesus"salva? Vamos analisar esta palavra de de forma mais contundente e racional. 


O bondoso Mestre disse: Errais em não conhecer as Escrituras, nem o poder de Yah? Mat. 22:29. Ele falou isso para o povo que sabia de cor as Escrituras, que praticava todos os ritos da Torah, se existe um povo que conhecia bem as Escrituras era o povo, para quem o Mashyah dirigia estas palavras. Se Ele falasse isso pra nós hoje, seria compreensível, porque que muitos que estão lendo este artigo, nunca leram a Escritura de forma completa, isso sem falar na complexidade dos assuntos que ali estão envolvidos. 

O que é então conhecer as Escrituras? Que Evangelho é este? Então vamos a uma análise deste assunto de forma mas assentada. Saber o que está escrito não é apenas ler ou decorar, é preciso da instrução do Rukha kadosch para sua compreensão exata,  dizer que se conhece a  Escritura, totalmente seria presunção. "Ora o  homem natural nãocompreende as coisas do Rukha Kadosch de Yahveh, porque elas se discernem espiritualmente".  I Cor. 2:13 Mas o que dizem as Escriutras? Foi essa a pergunta do Mashyah! Quais suas 'Boas Novas"?  Na realidade nem os discípulos compreendiam plenamente tudo o que estava acontecendo ao redor deles. A viagem para Emaús Somente após Sua morte, no entardecer do dia da ressurreição, no caminho de Emaús, uma aldeia que distava cerca de 12 quilômetros de Yahushalaym (Jerusalém), o Mashyah começou desvendar perante os olhos de seus amados discípulos que estavam tristes e decepcionados, incapazes de compreender os acontecimentos daquele final de semana. 

 "Começando com mehshuah( Moisés, ) o próprio Alef da história bíblica, Yahshuah expôs em todas as Escrituras as coisas que Lhe diziam respeito. Houvesse primeiro Se manifestado a eles, e seu coração teria ficado satisfeito. Na plenitude de seu regozijo não teriam ambicionado nada mais. Mas era-lhes necessário compreender os testemunhos dados a respeito dEle pelos símbolos e profecias do tanak(Antigo Testamento. )Sobre estes devia estabelecer-se sua fé. O Salvador não operou nenhum milagre para os convencer, mas foi Seu primeiro trabalho o explicar-lhes as Escrituras. Haviam considerado Sua morte a ruína de todas as suas esperanças. Agora Ele lhes mostrou pelos profetas que ali se achava a mais vigorosa prova de sua fé. "E começando por mehshuah(Moisés, ) discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras". Lucas 24:27 Ensinando esses discípulos, mostrou Yahshuah a importância do Tanak  (Antigo Testamento) como testemunha de Sua missão. Muitos professos seguidores do Mestre, desprezam hoje aquela porção das Escrituras, pretendendo não ter mais utilidade. Não é isto, porém, ensino do Mashyah. Tão alto o estimava, que disse certa vez: 

“Se não ouvem a mehshuah(Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite”. Lucas 16:31. É a voz de Yahshuah que fala através dos patriarcas e profetas desde os tempos de Adão até às cenas finais deste mundo. O Salvador é tão claramente revelado no Antigo Testamento como no Novo. É a luz do passado profético que apresenta a vida do Mashyah e os ensinos do Novo Testamento de maneira clara e bela. Seus milagres, são uma prova de Sua autoridade; mas uma prova mais forte ainda de que Ele é o Redentor do mundo, encontra-se comparando as profecias do Antigo Testamento com a história do Novo. Com provas tiradas da profecia, deu Ele aos discípulos uma ideia correta do que Ele devia ser na humanidade... Mostrou-lhes que o tremendo conflito que ainda não podiam compreender, era o cumprimento do concerto feito antes de serem postos os fundamentos do mundo. 

 O Mashyah devia morrer, como deve morrer todo transgressor da lei, se continuar em pecado. Tudo isso devia ocorrer, mas não devia terminar em derrota, e sim numa gloriosa e eterna vitória. Yahshuah lhes disse que cumpria fazer todo esforço para salvar o mundo do pecado.  Assim discursou Yahshuah para os discípulos, abrindo-lhes a mente para compreenderem as Escrituras. Os discípulos estavam fatigados, mas a conversação não esmoreceu.  Mas ainda os olhos deles estavam fechados. Mal suspeitavam ainda, no entanto, quem era seu companheiro de viagem. Não pensavam que o objeto de sua conversação ia ali caminhando ao lado deles; pois Yahshuah Se referia como se fosse outra pessoa. Pensavam que era um dos que tinham ido assistir à grande festa, (a Pessach) e regressava agora para casa. Yahshuah andava tão cautelosamente como eles sobre as rudes pedras, parando de quando em quando com eles para descansar um pouco. 

Assim prosseguiam pela montanhosa estrada, ao passo que Aquele que em breve tomaria Seu lugar à direita de Yahveh, e que podia dizer: “É-Me dado todo o poder no Céu e na Terra” (Mateus 28:18), caminhava ao seu lado." DTN As pessoas pensam que a parte da Escritura que compõe o Tanak (Velho Testamento)  não tem validade alguma, mas foi exatamente esta as Boas Novas - o Evangelho que o Mashyah pregou dando exemplo aos seus discípulos e foi, isso que os seus discípulos pregaram. Muito longe de um simples crer, não se sabendo exatamente no que consite ou em qual conteúdo crer... O "Evangelho" é um profundo conhecimento das profecias, como elas começaram o seu cumprimento no ano 31, no dia 14 de Abibe na morte do Mashyah, no dia 16  dia da Primícias, representando Sua ressurreição, naquela semana de Pães Ázimos, onde o pão da vida sem fermento foi repartido. 

No Templo, cinquenta dias depois, no vento que trouxe a chuva em forma de línguas de fogo que desceu sobre seus servos cumprindo o simbolismo do Dia de Shavuot (Pentecostes), contemporaneamente, é entender como a profecia  de Daniel 7 e 8 -  Dia de Yom Kippur (Dia da Expiação dia 10 do mês Sétimo) se cumpriu em 22 de outubro de 1844 com o fim dos 2300 anos,   evangelho é um conhecimento profundo,... é *Remez, Drassh é SOD...  onde aquele que desconhece corre o grande risco de cair na censura do Mashyah, - "Errais em não conhecer as Escrituras nem o poder de Yahveh" Mat. 22:29  ou "O meu povo foi destruído porque lhe faltou conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que sejas sacerdote diante de Mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Ul-him (Soberano de Poderes), também Eu me esquecerei de teus filhos. Oseias 4:6

 Para pregar o Evangelho é necessário primeiramente conhecer o que seja a Bessorah, e ter a guia do Rukha Kadosch do Eterno para compreender o que antemão se conhece.  "Quando te desviares para a direita, e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti um apalavra dizendo: Este é o caminho, ANDAI nele"! "E dir-se-á: Aplainai, aplainai a estrada, preparai o caminho tirai os tropeços do caminho do meu povo. Isa.57:14 Prossigamos! * Pardes: (hebraico) -  Quatro Níveis De Escritura Compreensiva (De Mais Básico A Mais Fundo):  Pashat (Simples),  Remez (Sugere, Ou Alusões), Drash (Parábolas, Enigmas e Alegorias),  Sod (Nível Misterioso) meu ip

Ivonil  Ferreira  de  Carvalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário