PROFECIA 2300 DIAS E O CALENDÁRIO LUNI SOLAR.
"E disse-me, até Duas mil e 300 tardes e manhãs, então o mishkah (santuário) será purificado. "(Daniel 8:14, KJV)
Esta profecia, abraça o
mais longo período de tempo na Bíblia, foi o Alto Clamor do grande movimento
Millerita da década de 1840 e tornou-se fundamental para o estabelecimento da
Igreja Adventista do Sétimo Dia.
As três datas desta
profecia são os pregos em um lugar certo.
Tudo começou no outono de 457 aC com a "ordem para restaurar e para edificar Yahshulayim(Jerusalém"). As primeiras 70 semanas de anos chegou ao ano 34 e.c, quando a besorah (o evangelho) fsaiu para os goym (gentios) após o apedrejamento de Estêvão.
No meio da última semana de sete anos, ade número 70; o Messias foi morto. Um adicional de 1.810 anos estendeu até 1844.
Tudo começou no outono de 457 aC com a "ordem para restaurar e para edificar Yahshulayim(Jerusalém"). As primeiras 70 semanas de anos chegou ao ano 34 e.c, quando a besorah (o evangelho) fsaiu para os goym (gentios) após o apedrejamento de Estêvão.
No meio da última semana de sete anos, ade número 70; o Messias foi morto. Um adicional de 1.810 anos estendeu até 1844.
Esta é uma equação
matemática simples com o qual a maioria dos adventistas do sétimo dia estão bem
familiarizados:
2300 - 457 + 1, (porque não houve ano zero), atinge a 1844. Isso
aponta 31 e.c, como o ano da execução do Mashyah Yahshuah.
Mas como é que Guilherme Miller chegou a uma data final precisa para a profecia?
Os Milleritas sabia que, a fim de encontrar o Dia da Expiação, e a data final precisa para o fim dos 2300 anos da profecia, eles precisavam usar o calendário da katuv( escritura,) que se baseia exclusivamente nos movimentos dos corpos celestes, Yahveh usou este movimento profético poderoso para começar a restaurar o conhecimento do calendário original para o mundo!
Mas como é que Guilherme Miller chegou a uma data final precisa para a profecia?
Os Milleritas sabia que, a fim de encontrar o Dia da Expiação, e a data final precisa para o fim dos 2300 anos da profecia, eles precisavam usar o calendário da katuv( escritura,) que se baseia exclusivamente nos movimentos dos corpos celestes, Yahveh usou este movimento profético poderoso para começar a restaurar o conhecimento do calendário original para o mundo!
O entendimento da
profecia incluso a da purificação do santuário
tornou-se a doutrina fundamental da Igreja Adventista do Sétimo Dia que cresceu
a partir do movimento milerita. infelizmente, e menos de 100 anos depois, IASD esqueceu-se completamente dos estudos dos
Milleritas .
Guilherme Miller chegou a
uma data precisa para o Dia da Expiação em 1844 e a data
de término da profecia 2300 dias .
Em 1938, o presidente da
Associação Geral, JL McElhaney, nomeou uma Comissão de Investigação para
estudar a questão. A comissão incluiu Dr. Leroy Froom,
presidente;
Dr. Lynn Harper Wood, Secretário;Dr. ML Andreasen e Elder FC Gilbert, entre outros conhecidos líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Dr. Lynn Harper Wood, Secretário;Dr. ML Andreasen e Elder FC Gilbert, entre outros conhecidos líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
O estudo cuidadoso dos
métodos mileritas e calendário bíblico levou a uma descoberta totalmente
inesperada e indesejada: ! Quando o shabah (sábado) é calculado pelo
calendário escrituristico, não cai no sábado gregoriano, ao rever
cuidadosamente as linhas proféticas dos 2300 dias, eles viram uma outra revelação chocante: embora a
Escritura deixa claro que Yahshuah foi executado na estaca de tortura na pesach(Páscoa,) o sexto dia da
semana, a pesach(Páscoa) não caiu na sexta-feira em 31 E.C!
As implicações deste estudo
são vastos e profundos. O ano 457 e .c para o início da profecia dos 2300
dias/anos é inatacável. Isso deixa
um ano e um ano, só para a execução do Mashyah: AD 31. No entanto,
quando o calendário da katuv(escritura) é aplicado aos movimentos lunares em 31 E.C,
descobriu-se que a execução de Yahshuah ocorreu no equivalente moderno de terça-feira,
24 de abril , não sexta-feira, 27 de abril.
(A lua cheia ocorreu em 25 de abril, em 31 AD, o que teria sido o primeiro dia da Festa da matzah(dos Pães Ázimos) (Abib 15), a contar da primeira aurora depois da Conjunção Lunar-Solar - com o equivalente moderno de quarta-feira. Isto significa que Yahushuah foi realmente executado na estaca de tortura, com o equivalente moderno de terça-feira, o que teria sido Abib 14. Mesmo o primeiro método crescente visível para imputando Dia da Lua Nova, tal como aprovado pelos Millerites, não coloca a execução do Mashyah na sexta-feira; ao contrário, coloca-a, com o equivalente moderno de quarta-feira. Não há maneira de contornar isso.)
(A lua cheia ocorreu em 25 de abril, em 31 AD, o que teria sido o primeiro dia da Festa da matzah(dos Pães Ázimos) (Abib 15), a contar da primeira aurora depois da Conjunção Lunar-Solar - com o equivalente moderno de quarta-feira. Isto significa que Yahushuah foi realmente executado na estaca de tortura, com o equivalente moderno de terça-feira, o que teria sido Abib 14. Mesmo o primeiro método crescente visível para imputando Dia da Lua Nova, tal como aprovado pelos Millerites, não coloca a execução do Mashyah na sexta-feira; ao contrário, coloca-a, com o equivalente moderno de quarta-feira. Não há maneira de contornar isso.)
O problema é claro: Se ano 31
for rejeitado como o ano da morte do Mashyah Yahshuah, então a profecia 2300 dia não começou
em 457 E.C. e, portanto, não terminou em 1844. Além disso, o ciclo semanal
do calendário das Escrituras não corresponde ao ciclo semanal
do calendário gregoriano, porque não há nenhuma maneira possível
para Yahshuah ter sido executado numa sexta-feira , em 31 d.C.
A pesquisa adicional
confirmou a descoberta indesejável. Grande parte dessa pesquisa tem sido
preservada na Coleção de Grace Amadon, do Centro de Pesquisa Adventista da
Universidade Andrews. Outros documentos estão alojados nos “Arquivos e
Estatísticas do Departamento da Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo
Dia”.
O Comité de Investigação estava sem saber o que fazer. Eles estudaram as ramificações da apresentação do calendário bíblico para a Igreja. ML Andreasen escreveu numerosas cartas aconselhando contra a Igreja a adotar o calendário escrituristico com seu ciclo semanal e seus shabatooh (sábados) regulados pela Lua Nova .
A maioria dessas cartas não
estão disponíveis para o Adventist média. No entanto, o impulso dos
argumentos de Andreasen são bem resumida em uma carta sem data mandou a
colega-comité, Grace Amadon:
ML Andreasen |
Não seria( ou não é fácil) explicar as
pessoas que o Yahveh o Eterno (Deus) que determinou e instituiu tal compromisso( mandamento) é
muito específico acerca do Sétimo Dia exatamente.
"Se
uma explicação fosse possível, e as pessoas estivessem finalmente dispostas
para a mudança no dia da festa e da estabilidade do sétimo dia , pode-se supor
que, no momento elas iriam se acostumar com o ajuste (ou mudança). Mas antes
elas teriam que se acostumar com isso, até que outra mudança fosse feita. . . .
outra mudança vem , e outra e outra . . . Não há uniformidade e assim como as
pessoas se acostumarem com um determinado ajuste (mudança) certo (ou seja, qdo
elas começam a se acostumar o dia é mudado novamente), o dia é alterado
novamente. Assim é mais que as pessoas comuns podem compreender , e se formos
para as pessoas agora com tal proposição (ou proposta) , devemos esperar que a
confusão será o resultado. . . .
"Se no novo esquema de
calendário, estamos pensando em adotar deve-se admitir que as comunidades
locais têm o direito de fazer suas próprias observações [ da lua ] . . .
Ficaria ainda uma questão se os homens adequados e competentes para tal observação
estariam disponíveis . . . .
"Se as pessoas que observam o
shabah também defendem o novo esquema de
calendário, a confusão resultante não será de nenhuma ajuda para nós. . . A
aprovação, sem reservas , do plano agora diante de nós , parece-me . . . Em
suas implicações tão carregado de dinamite(perigo), com TNT, que nós podemos
acautelarmos (sermos cuidadosos) . Eu advertiria seriamente o comitê neste
assunto. eu tenho medo das repercussões . . . . (M. L. Andreasen,
Grace Amadon
Collection, Andrews University, Box 2, Folder 4.)
Evangelistas IASD apontam
para a doutrina da purificação do santuário, que começou no outono de 1844,
como exclusiva do adventismo. Esta doutrina é inseparável do calendário
luni-solar bíblico de diz que dia cai o shabah..
O fato de que aI Igreja Adventista Sétimo Dia manteve o sábado gregoriano,
durante muitos anos não é a prova de que o sábado é o sábado bíblico.
"Não há desculpa para qualquer um em tomar a posição de que
não há mais verdade a ser revelada, e que todas as nossas exposições das
Escrituras são, sem um erro. O fato de que certas doutrinas têm sido aceitas
como verdade por muitos anos pelo nosso povo , não é uma prova de que nossas
ideias são infalíveis. O tempo não fará com que o erro se torne em verdade, e a
verdade pode se dar ao luxo de ser justa. Nenhuma verdadeira doutrina perderá
nada por ser investigada de perto" (EG White, Review & Herald, 20
de dezembro de 1892.)
"Aqueles que se apegam
a velhos costumes e erros venerandos perderam de vista o fato de que a luz é
cada vez maior no caminho de todos os que seguem [Yahushuah];... A verdade é
constantemente desdobramento para o povo de [YHWH].... Devemos estar
continuamente avançando, se estamos a seguir o nosso Líder. É quando andamos na
luz que brilha sobre nós, que nós recebemos mais luz, a
obediência à verdade que está aberta para o nosso
entendimento, Não podemos ser desculpável em
aceitar apenas a luz que nossos pais tinham cem anos atrás. Se o nossos
pais tinham visto o que vemos e ouvimos o que ouvimos, eles
teriam aceitado a luz, e caminhou na mesma. Se desejamos imitar o seu
fidelidade, devemos receber as verdades abertas para nós, como eles
receberam
os apresentados a eles, devemos fazer como eles teriam feito, se
tivessem
vivido em nossos dias ". (EG White, Historical Sketches, 1891,
p. 197.)
A luz está
avançando. A decisão deve ser tomada. Ou você vai desistir de sábado,
como o bíblico sábado do sétimo dia e aceitar o shabbah da escritura, calculado pelo
calendário luni-solar original, ou você vai se apegar a sábado, e dar-se a
profecia dos 2300 dias, de 1844, e a doutrina do santuário. Elas
são crenças que se excluem mutuamente.
"Quando um homem que é honestamente
enganado ouve a verdade,
ele quer parar de ser enganado ou deixar de
ser honesto. "
(Richard Humpal, JD)
(Richard Humpal, JD)
Dina sores
Ivonil Ferreira de Carvalho
Parabéns Ivonil e Diná pelo artigo!
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