sexta-feira, 6 de abril de 2018

AS CARTAS DE SHAUL (PAULO)

AS CARTAS DE SHAUL (PAULO)



Maaseh Shlichim (Atos dos Emissários) 21;40 E quando lho permitiu, Shaul ficou em pé nas escadas, e acenou com a mão para o povo. E sucedeu que houve grande silêncio, e ele lhes falou em língua Ivrit (hebraica) dizendo:.



Maaseh Shlichim (Atos dos Emissários) 22 1 Homens, irmãos Yashurum, e ahvot (pais) de Yahshurum ouvia minha defesa, que eu faço agora perante vós.
2 E quando ouviram que ele lhes falava em língua Ivrit -hebraica -eles guardavam maior silêncio, e ele disse,

Shaul afirma que Yahshuah lhe disse seu nome em língua hebraica
Maaseh Shlichim (Atos dos Emissários) ;14 E ao cairmos todos por terra, eu ouvi uma voz me falando, e dizendo: em Ivrit-hebraico-, Shaul, Shaul, por que Me persegues? Duro é para ti propor resistência inútil contra Mim.


Um dos fatores primários, que precisam ser discutidos relativamente a origem das epístolas de Shaul (Paulo) é entender seu propósito:
1) que fosse lido para a congregação dos netzarim (Col. 4:16; I Tess 5:27)
2) que tivesse autoridade doutrinal dos hebreus nazarenos (I Cor 14:37)

Tarsus uma cidade que provavelmente começou em um Estado Hitita. Por volta de 850. A cidade de Tarsus tornou-se parte do Império Assírio, quando este foi conquistado por Babilônia por volta de 605 antes da era comum,quando passou a fazer parte deste Império. Então, em 540 antes da era comum, Império Babilônico, incluiu Tarsus como parte do Império Persa.
O Aramaico era a principal linguagem de todos os três principais e grandes impérios. Pelo primeiro século da Era Nazarena, o Aramaico permaneceu como o idioma principal vigente ainda naquela época em Tarsus. Moedas encontradas e esculpidas, tinham inscrições aramaicas.
Relativamente ainda sobre o idioma utilizado por Tarsus, existe também um grande questionamento se Shaul (Paulo) de fato foi trazido para Tarsus ou nasceu ali.
O texto em questão é Atos 22:3:“Eu sou certamente um hebreu nascido em Tarsus, cidade da Cilicia, mas trazido a esta cidade e educado aos pés de Gamaliel, de acordo com o estrito costume de nossos pais ensinado na Torah. Sendo zeloso para com Ulhim como o é até hoje …
Shaul (Paulo) ainda jovem foi trazido para Yahshalaym (Jerusalém). Ele descreve a si mesmo como Ivrit (hebreu) II Cor 11:2 “ um Hebreu dos Hebreus” (Philip 3:5) e da tribo de Benyamim (Rom 11:1).

O termo hebraico não era usado como termo genealógico, mas como termo cultural e linguístico.
Um exemplo disto pode ser encontrado em Atos 6:1 onde encontramos uma disputa entre hebreus e judeus helênicos Atos 11:19 - pouco helenizados Atos 16:6-10.

Em Atos 6:1 é feito um claro contraste entre hebreus netzarim e judeus helenistas.

Os helênicos não eram chamados hebreus, que era o termo usado para designar os judeus não-helênicos. Quando Shaul (Paulo) chama a si mesmo de “Hebreu” ele está enfatizando que não é grego-helênico e quando Shaul diz ser Hebreu dos Hebreus eles está enfatizando fortemente que não é helênico- grego.

E isto está explícito - sua discussão com os Helenistas, eles intentaram matá-lo “Atos 9:29”, e porque ele escapou para Tarsus? (Atos 9:30), porque não havia um povo judaico helênico em Tarsus, se assim o fosse teria sido uma má escolha ir para Tarsus.

O passado Farisaico de Paulo nos dá informação para questionar o que estava no caminho de qualquer Helênico. Paulo chama a si mesmo “Parush” (fariseu), filho de “Parush” (fariseu) Atos 23:6, significando que ele era da lista da segunda geração de Parushim (fariseus). Tanto o texto Aramaico como o Grego, ambos, dão ênfase na frase “ Parushim filho de Parushim”.
Na expressão semítica idiomática isto significa que era da terceira geração de Parush, Shaul era da segunda ou terceira geração de Prush, será difícil aceitar que ele tenha se levantado como Helênico Grego! Os Parushim eram fortemente contra os helênicos- gregos e se opunham a eles ferozmente. Isso explica porque ele foi educado aos pés de Gamaliel. (Atos23:3) Gamaliel era Neto de Hillel o principal daquela Escola. Ele era tão respeitado que se falava em relação a sua morte “Que a Kavod da Torah (exaltação da Torah) cessaria, e a pureza e modéstia morreriam. ”
Shaul (Paulo) fazia constante uso, por exemplo, dos papiros que continham os ensinamentos de Hillel. Todavia, é improvável que um Helenista, que tenha estudado aos pés de Gamaliel na Escola de Hillel, que era o Centro de Ensinamento parushim yahdim (Farisaico do Judaísmo) escrevesse para yahudem grego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário