quinta-feira, 7 de junho de 2018

Yahveh o nome.

Ehyer-Asher-Ehyer...



Para começar vamos fazer uso do texto Hebraico e analisarmos o verso de Shemot (Êxodo) 3:14:

A expressão que normalmente se traduz como "eu sou", na verdade em hebraico significa "serei que serei" אהיה אשר אהיה Ehye asher ehye.

Este Ehye é o verbo "ser" na primeira pessoa do singular, na conjugação futuro, portanto não teria lógica de se traduzir como eu sou, mas sim eu serei.
O nome YAHVEH= יַהְוֶה é derivado da forma causativa do verbo hebraico HAVAH (הָוָה)que significa “ser”, ou “existir”
.


O nome Yahveh signiifca Ele faz existir.

E de acordo a tradição judaica é a terceira pessoa do imperfeito no singular do verbo SER.

 




Então aconteceu que aqueles que ainda temiam Yahveh, conversaram uns com os outros; e Ulhim ouviu as suas orações com atenção. E diante dele foram escritos num sêfer, (livro,) todos os nomes dos que amavam;  reverentemente a Ulhim como memorial acerca dos que temiam Yahweh e honravam o seu NomeMalakyah 3,16.



Tehilim(Salmos) 1391Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado

e entretecido como nas profundezas da terra.

16 Os teus olhos viram o meu embrião;

todos os dias determinados para mim
    foram escritos no teu livro

    antes de qualquer deles existir.



Ivonil Ferreira de Carvalho




Nenhum comentário:

Postar um comentário