sábado, 3 de setembro de 2011

O 3º TEMPLO..................


"o Ttabernaculo=Templo

Resultado de imagem para tabernáculo no deserto-fotos

"O Tabernaculo  no Deserto"



"Uma reconstituição do Templo de Salomão"

" destruam este mischan=templo, e em 3 dias eu o levantarei" mas, o templo do qual ele falava era seu corpo; Yachonam=joão, 2,18-21; Foram as palavras de Yahshuah aos yahudim=judeus. Mais tarde shaul hashaliach=Paulo apostolo afirma que o templo novo de Yahveh, a partir da morte e ressurreição do mashiach; seria a sua kehilah=igreja fiel...dizendo que...vós sois o templo de Yahshuah...e o templo do mashyah que sois vós é santo...Porque...vós sois o corpo do mashyah...e  o  templo  do  Yah vivo..1ª Corintios 3; e 12,27.
O processo de adoração ao Altíssimo na bryt hadashah é espiritual , e não mais FISICO como o era na Tanakh.
Esclarecendo isso Yahshuah disse... a hora vem, em que nem nesse monte nem em Yahshalaym=Jerusalém-adorareis o pai...Mas vem a hora, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em RUKHA(espírito) e em EMETH(verdade.) Yachanam=joão 4,21,24.
E isso porque... o Eterno não habita em templos feitos por mãos de homens...1 ª Reis 8,27; Atos 7,48 e
rfs. Por isso Shaul completou escrevendo...não sabeis vós que sois o templo de Yahveh...e vós juntamte sois edificados casa para morada de Yaveh em espírito; 1 ª Corintios 3,16. e refs.Efésios 2,22;  O tema é amplo, aqui é apenas um pequeno esboço dele; mas nunca será construído um novo templo La em Yahshalaym=Jerusalém-porque não está na cadeia profética do Rukha  Nevuah(espírito de profecia.) O novo templo depois do mashyah é o seu povo kadosh que é o seu  templo...a  cidade  de Yahveh  vivo a Yahshalaym (Jerusalém) celeste  universal  assembléia  dos  primogênitos  que  estão  inscritos   no shamaym( céus)..ou a Morada do Eterno... Hebreus   12, 20-23.
Por  essa  razão óbvia  o profeta  relatou...há  um  rio cujas correntes de aguas alegram a cidade  do Al´tissimo; A morada  kadosh de  Ulhim...ELE  mora  nessa cidade...Tehilim 46;4.
Sabiam  que o 1º  Templo foi destruído  por  Nabuzarandão  capitão  da  guarda de Nabucodozor...no  5  mês, mês  de  Abe=julho-Agosto no  10º  dia  do  mês ele cercou  Yahshalaym=Jerusalém; E  queimou a casa   de  Yahveh=Templo;...Yahmyahu=Jeremias 52.12,13,14. E  Tito  também   destruiu e queimou;  o 2º  Templo no  mesmo  dia  10  do  5º  mês só que  no  ano  70.  era  do  mashyah.



O primeiro templo é chamado Templo de Salomão, pois foi contruído por ele, no século XI antes do mashyah , sobre um terreno comprado pelo rei Doaud (Davi,) no monte Moriah (2Samuel 7,1-16; 1Reis 5,3-5; 8,17; 1Crônicas 17,1-14; 22,6-10).


A construção do Templo tinha sido desejada pelo pai de Ya´di dyah ( Salomão) o rei Daoud (Davi.) O objetivo era ter uma ‘casa’ para a Arca da Aliança. A tradição diz que o desejo de Daoud (Davi) não foi realizado por causa dos pecados que cometeu. Ya´di dyah ( Salomão) , no entanto, conseguiu construí-lo. Foi um trabalho que durou 7 anos (1Reis 6,37.38), com madeiras vindas do Líbano. Os números, como contam 1Reis 5,15-16; 9,20-23 e 2Crônicas 2,2 são espetaculares: Ya´di dyah ( Salomão)  enviou 30 mil homens para o Líbano para a madeira e convocou 70 mil libaneses (do reino de Tiro) como carregadores e 80 mil como cortadores. Além desses, nomeou 550 homens como responsáveis pelos serviços e outrso 3.300 como ajudantes. As medidas da construção são descritas em 1Reis 6,20 e 2Crônicas 3,8). A Arca da Aliança foi colocada no lugar kadoshim(Santo dos Santos,) uma sala dentro do edifício.


Esse templo foi destruído por Nabucodonosor, rei de Babilônia, em 586 antes de Cristo. A destruição do templo, depois de 2 anos de assédio de Jerusalém, culminou no exílio dos judeus em Babilônia.


A razão da sua destruíção, segundo os profetas, é motivada pela falta de fidelidade do povo. É essa a leitura, por exemplo, que encontramos em Ezequiel 6.






O segundo templo (veja o modelo na foto ao lado) tem uma história mais complicada. Algumas décadas depois da destruíção do templo de Salomão, os judeus voltaram da Babilônia e puderam recontruir o seu templo. Essa primeira contrução terminou em 515 antes de Cristo. Ele foi reformado por Judas Macabeu em 164 antes de Cristo. A imponência e fama que teve o segundo templo, invés, veio graças à intervenção de Herodes o Grande, que ampliou de forma monumental aquilo que existia. As obras iniciadas com Herodes duraram diversos anos, tendo terminado somente no seculo 1 EC.

Foi gasto 46 anos nessa obra -Yachanam=joão, 2,18-21.


O segundo templo foi destruído pelos romanos, através de Tito, no ano 70 da era comum.

Destruição de  Yahshalllaim(Jerusalem) no ano 70 e c.

Resultado de imagem para destruição d ejerusalem fotos

Resumo as datas mais importantes.
Século XI (cerca de 990 anos a.c-antes da era comum): Contrução do Primeiro Templo por Salomão
586 antes
 a.c-antes da era comum) O templo de Salomão é destruído por Nabucodonosor, rei de Babilônia
515 antes
 a.c-antes da era comum): Os judeus controem o Segundo Templo
19 antes
.-antes da era comum): Herodes o Grande amplia o Segundo Templo
70 era comum: Tito destroi o Templo de Herodes"
É  significativo  não?  Já  pararam  para  analisar  isso?  Se  não!  Reflitam-se.






   Shalom


ivonil ferreira de carvalho


                                                                        

                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário