SHAUL CONSULTA A PITONISA DE EN-DOR
Leia-se Shamuyah(Samuel) capitulo 28.
Entre as passagens
bíblicas comumente apresentadas em apoio a errônea crença do estado
consciente dos mortos, e que... os indoutos e
inconstantes...torcem como as demais escrituras para a sua
própria perdição; 2ª Kefah=Pedro 3,16. Acha-se
também o relato da visita do rei Saul
à pitonisa de Em-dor!
Pretendem os imortalistas que
foi realmente a “alma” de Shamuyah(Samuel) que apareceu
e manteve entrevista com Saul. Mas os
fatos relacionados com essa prática necromante
impossibilitam essa conclusão. Velamos, Yahveh se
havia negado a responder Saul por meios
oficiais, com, sonhos, Urim e Tumim, e os
profetas(verso 6). E será que Yahveh poria
de lado dos meios lícitos para comunicar-se
com Shaul por meios ilícitos e
condenados como eram as artes de necromancia?
Ver Levi, 19,31; e Deut-18,9-12. E também Satanás não
teria nunca poder para chamar Shamuyah (Samuel)
do céu, onde, segundo a crença popular ele
estaria, ou pelo o menos a sua “alma” supõem-se,
deveria se encontrar.
E será que Yahveh o
Eterno e Kadosh enviaria se u servo caso ele estivesse
vivo, à caverna duma feiticeira em atenção
aos seus sortilégios? Como poderia Shamuyah (Samuel)
atender à evocação da necromante, se ele
quando ainda vivia se havia condenado a necromancia
como um pecado nefando? Sam-, 15,23.
E como poderia ele
comunicar-se primeiro com a mulher amigavelmente e
preveni-la de que seu visitante era Shaul, cooperando
assim com ela na sua prática diabólica?
A feiticeira viu o pretenso Samuel enquanto Saul
nada via. E como poderia ela contempla-lo mediante seus
sortilégios, ao passo que a Shaul não fosse
dado vê-lo? Será que a feiticeira era
mais santa que Shaul? O suposto Samuel
apareceu vestido de capa (verso 14)
Será que as “almas”
abstratas andam vestidas de capas? O pretenso Shamuyah(Samuel)disse ainda que Shaul e seus filhos estariam com
ele no dia seguinte (verso 19). SE Shamuyah(Samuel) estava no
céu como poderia Shaul ali entrar, uma
vez que Yahveh o havia rejeitado por causa
dos seus pecados? Impossível!.
Outrossim, o relato do diálogo
entre a feiticeira e Shaul contem ainda o seguinte... a
mulher...lhe...disse; A quem farei subir? E disse
ele: faze-me subir Shamuyah(Samuel) (verso 11) Se Shamuyah(Samuel) estivesse vivo ele pela sua fidelidade a Yahveh,
teria logicamente que estar no céu.
E nesse caso para
vir até a presença de Shaul na terra, ele
teria que descer e nunca subir!. Como então
os imortalistas podem explicar isso? Com base
nas Escrituras não podem. O fato de
Shaul ter-se comunicado com o suposto Shamuyah(Samuel) por meio da pitonisa, foi um dos
motivos porque Yahveh o matou (1ª Cron-, 10,13).
É como poderia o Justo Yahveh castigá-lo por
um ato que o próprio Eterno tivesse favorecido?
Se os mortos justos estão no céu,
como poderia Shamuyah(Samuel) subir da terra? Como já explicamos atrás?).
Se alguém achar que Shamuyah(Samuel) ressuscitou, então que nos explique,
como poderia ele ressuscitar aos apelos de
uma feiticeira, atentando aos seus sortilégios?
Enquanto As Escrituras afirmam que só Yahveh o
eterno Criador e doador da vida, tem
o poder de ressuscitar os mortos?
A menos que
alguém queira crer (o que não seria
razoável) que satanás pode ressuscitar os mortos. Pois
o único que atende a chamados de
feiticeiros é o hashatan. E também outro fato
importante é. Como poderia Shamuyah(Samuel) ressuscitar na cidade de Em-Dor se ele foi sepultado em Ramah sua
cidade natal? Esses fatos nos levam à
conclusão inevitável de que o Shamuyah(Samuel) que
ali apareceu vestido de capa, foi
simplesmente um shed(demônio) disfarçado de Shamuyah(Samuel). Já que hashatan (satanás)... se transfiguram em
mensageiro de luz...e não é de admirar que
seus agentes s e transformem em ministros da
justiça; 2ª Cor,11,11-16.
Neshmah
Pode-se entender que neshamá parece se referir ao ato da respiração, enquanto o “sopro de vida” (ruach-rukha chayim) se refere ao ar, que dá vida aos animais.
“kol-neshamá”
...vejamos algumas passagens que usam a fraseologia, “kol-neshamá”:
Devarin 20; 16 Mas das cidades deste povo, que יהוה teu Ulhim te.
dá por uma herança, tu nada pouparás com vida aquilo.
que respire: [kol-neshamá]
"Mas, das cidades destes povos, que YHWH teu ULhim te dá em herança, nada que tem fôlego [kol-neshamá] deixarás com vida. Antes destrui-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou YHWH teu ULhim." (Devarim/Deuteronômio 20:16).
40 Assim Yahshuah feriu toda a terra das colinas, e do.
sul, e das nações baixas, e das corredeiras, e todos seus completamente tudo que tinha fôlego, (kol-ha-neshamá) como יהוה Ulhim
de Yahshurum ordenara.
11 E eles feriram todos os seres (kol-hanefesh) que estavam nela à ponta
da espada, completamente os destruíram: não houve
qualquer um deixado com fôlego: (kol-ha-neshamá) e ele queimou Chatzor
com fogo.
Nas passagens descritas; "kol-neshamah" poderia ser traduzido literalmente como “todo fôlego”. Evidentemente, referindo-se a todo aquele que tem fôlego, isto é, o Tanach procura enfatizar nesses trechos a morte de todas as pessoas.
2ª Samuel 22:16 E as canalizações do mar apareceram; os fundamentos
do olam ficaram descobertas, pela repreensão de ,יהוה
pelo assopro do vento (minishmat- rukha) de Suas narinas
Tehillim-salmos 18; 15 Então os canais de mayim foram vistos, e os
fundamentos do olam foram descobertos em Tua
repreensão, Ó יהוה , na estrugir do fôlego das Tuas
narinas (minishmat rukha).
nefesh também aparece se formando em conexão com neshamá (fôlego) e rukha (sopro) em Bereshit (Gênesis) 2:7
bereshit-genesis 2; 7 E יהוה Ulhim formou o homem do pó da terra, e.
soprou (rukha) em suas narinas o fôlego (neshamá) da chayim, e o homem
tornou-se um nefesh (alma) vivente.
Acima, a linguagem poética também se utiliza do antropomorfismo para afirmar que a terra seca apareceu a partir do momento que o fôlego de YHWH foi soprado pelas suas narinas. Novamente, “neshamá” aparece como o movimento do fôlego, e rukha - aqui traduzido como vento - é o que sai das narinas.
O uso de neshamá (fôlego) aqui novamente se refere à vida da pessoa. "Para quem proferiste palavras? E de quem é o espírito [venishmat] que saiu de ti?" (Iyov/Jó 26:4) "O espírito do homem [nishmat adam] é a lâmpada de YHWH, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre." (Mishlei/Provérbios 20:27)
...então o filho da mulher proprietária da bayit, caiu doente; e sua
doença era tão severa, que não lhe restava fôlego "neshamá". Melachim Alef/1 Reis 17:17)
A ausência de fôlego é usada na escritura para se referir ao estado d e óbito da criança!
"sopro (minishmat) de yhvh
Pelo sopro de yhvh eles perecem, e pelo Rukhah de
Suas narinas ele são consumidos." (Iyov/Jó 4:9)
o conceito de "neshamá" seja ele literal ou figurativo, permanece sendo o do fôlego.
"A Rukha de yah me fez, e o sopro do [venishmat] Shadai me dá vida." (Iyov/Jó 33:4)
(Iyov/Jó 34:14-15);14...Ele ajuntasse para
Si mesmo o rukha do homem e seu o seu sopro;
15 Toda carne pereceria juntamente, e o homem voltaria
para o pó.
A vida do homem vem pelo fôlego (neshamá) do Shadai (Todo-Poderoso). Isso significa um reconhecimento de que o nosso fôlego vem de ULhim. Essa ideia é semelhante à de Bereshit (Gênesis). Isto é, a vida só existe porque Ulhim lhes concede o seu fôlego (neshamá).
"Tudo quanto tem fôlego [kol haneshamá] louve ao Yah. Halelu-Yah!" (Tehilim/Salmos 150:6)
Assim diz El YHWH que criou os céus e os desenrolou, e estendeu a terra e o que dela procede; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito [neshamá] aos que andam nela." (Yashayahu/Isaías 42:5) "Pois eu não contenderei para sempre, nem continuamente ficarei irado; porque de mim procede o espírito [rukha], bem como os fôlegos da vida [neshamot] que eu criei." (Yashayahu/Isaías 57:16) Em ambas as passagens, o uso do termo neshamá (fôlego) se refere à própria vida. Sem YHWH, o homem não poderia sequer respirar. Foi YHWH quem concedeu o fôlego (neshamá) ao homem, e Ele pode a qualquer momento removê-lo. "Como, pois, pode o servo do meu Adon falar com o meu Adon? “pois, quanto a mim, desde agora não resta força em mim, nem fôlego [uneshamá] ficou em mim.” (Danyahu 10:17)
A primeira coisa que se observa de equivocado é que neshamá (fôlego) não é super-alma, e sim o ato bastante físico da respiração - quando muito um simbolismo para a vida. Ela não separa o homem de outros seres vivos porque, conforme visto em Gn. 7:21-22, o termo é usado indiscriminadamente tanto para homens quanto para animais. A neshamá (fôlego) também não tem qualquer conexão com vida após a morte, pois observa-se em textos tais como Melachim Alef (1 Reis) 17:17 e Iyov (Jó) 34:14-15 que a neshamá (fôlego) não permanece após a morte, pois nenhum morto respira. A ideia de que a neshamá (fôlego) tenha qualquer coisa a ver com intelecto ou consciência da existência de Ulhim também é uma enorme extrapolação do texto poético de Iyov (Jó) 32:8,
Ivonil Ferreira de Carvalho!
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