quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SHAUL CONSULTA A PITONISA DE EN-DOR

SHAUL CONSULTA A PITONISA DE EN-DOR


Leia-se Shamuyah(Samuel) capitulo  28.




Entre  as  passagens  bíblicas comumente apresentadas em  apoio a errônea crença  do estado consciente  dos  mortos, e que... os  indoutos e inconstantes...torcem  como  as demais escrituras para  a sua própria  perdição; 2ª Kefah=Pedro 3,16.     Acha-se  também  o relato  da  visita  do rei  Saul  à  pitonisa de Em-dor!
Pretendem os  imortalistas  que foi  realmente  a “alma” de  Shamuyah(Samuel) que  apareceu  e  manteve  entrevista  com Saul.   Mas  os  fatos  relacionados com essa  prática  necromante  impossibilitam essa conclusão.  Velamos,  Yahveh  se havia   negado a  responder  Saul  por meios  oficiais,  com,  sonhos,  Urim  e Tumim, e  os  profetas(verso 6).  E  será  que Yahveh  poria  de  lado dos  meios  lícitos  para  comunicar-se  com  Shaul    por  meios    ilícitos e condenados  como  eram  as  artes  de  necromancia? Ver Levi, 19,31;  e Deut-18,9-12.  E também Satanás  não  teria nunca  poder para   chamar  Shamuyah (Samuel)  do  céu, onde,  segundo  a crença  popular  ele  estaria,  ou  pelo o menos a sua “alma”  supõem-se,  deveria  se encontrar.
E  será  que  Yahveh o Eterno  e Kadosh  enviaria se u servo  caso ele  estivesse vivo, à caverna  duma  feiticeira  em  atenção  aos  seus sortilégios?  Como  poderia  Shamuyah (Samuel) atender  à  evocação  da  necromante, se ele  quando  ainda  vivia se havia  condenado a necromancia  como um  pecado  nefando? Sam-, 15,23.
E  como  poderia  ele comunicar-se  primeiro  com a mulher  amigavelmente e preveni-la  de  que  seu  visitante era Shaul, cooperando assim  com ela  na  sua  prática  diabólica?  A  feiticeira  viu o  pretenso Samuel  enquanto Saul  nada  via. E  como poderia ela contempla-lo  mediante  seus sortilégios,  ao  passo  que  a Shaul  não fosse  dado  vê-lo?  Será  que  a feiticeira  era  mais   santa  que Shaul?  O  suposto  Samuel  apareceu  vestido  de capa (verso 14) 
Será que  as  “almas” abstratas  andam  vestidas  de capas? O pretenso  Shamuyah(Samuel)disse ainda que Shaul e seus  filhos  estariam  com  ele  no dia seguinte (verso 19).  SE Shamuyah(Samuel) estava  no céu  como  poderia  Shaul  ali  entrar,  uma vez  que  Yahveh  o  havia  rejeitado por causa  dos  seus  pecados? Impossível!.
Outrossim, o relato  do diálogo  entre a feiticeira  e Shaul  contem  ainda  o seguinte... a  mulher...lhe...disse; A quem  farei  subir? E  disse  ele:  faze-me  subir Shamuyah(Samuel) (verso 11)   Se Shamuyah(Samuel)  estivesse vivo ele  pela  sua fidelidade a Yahveh,  teria   logicamente  que estar  no céu.
E  nesse  caso  para  vir até a presença  de Shaul  na  terra,  ele  teria  que  descer  e nunca  subir!. Como  então  os  imortalistas  podem explicar isso?  Com  base  nas  Escrituras  não  podem.  O  fato  de  Shaul  ter-se  comunicado  com  o  suposto Shamuyah(Samuel)  por  meio  da  pitonisa,  foi um  dos  motivos  porque  Yahveh o  matou (1ª Cron-, 10,13).  É  como  poderia  o Justo Yahveh  castigá-lo por  um  ato que  o próprio Eterno  tivesse  favorecido? Se  os  mortos  justos  estão  no  céu,  como  poderia  Shamuyah(Samuel)  subir  da  terra?  Como  já  explicamos  atrás?).
Se  alguém  achar  que Shamuyah(Samuel) ressuscitou,  então  que  nos  explique,  como  poderia  ele  ressuscitar  aos  apelos  de uma  feiticeira,  atentando  aos seus sortilégios?  Enquanto As  Escrituras afirmam que  só  Yahveh  o eterno  Criador  e  doador  da  vida,  tem  o  poder de ressuscitar  os  mortos?
A  menos  que  alguém   queira  crer (o  que  não  seria  razoável) que  satanás pode ressuscitar  os  mortos. Pois  o   único  que  atende  a  chamados  de feiticeiros é  o hashatan.  E  também outro  fato  importante é.  Como  poderia  Shamuyah(Samuel)  ressuscitar  na cidade de  Em-Dor  se ele  foi  sepultado  em Ramah  sua  cidade  natal?  Esses  fatos  nos  levam à  conclusão  inevitável  de  que  o  Shamuyah(Samuel) que  ali apareceu  vestido  de  capa,  foi  simplesmente  um  shed(demônio)  disfarçado  de  Shamuyah(Samuel).  Já que hashatan  (satanás)... se transfiguram  em  mensageiro  de luz...e  não é  de admirar  que  seus  agentes s e transformem  em  ministros  da  justiça; 2ª Cor,11,11-16.


Neshmah



Pode-se entender que neshamá parece se referir ao ato da respiração, enquanto o “sopro de vida” (ruach-rukha chayim) se refere ao ar, que dá vida aos animais. 

“kol-neshamá”
...vejamos algumas passagens que usam a fraseologia, “kol-neshamá”: 


Devarin 20; 16 Mas das cidades deste povo, que יהוה teu Ulhim te.
dá por uma herança, tu nada pouparás com vida aquilo.
que respire: [kol-neshamá]


"Mas, das cidades destes povos, que YHWH teu ULhim te dá em herança, nada que tem fôlego [kol-neshamá] deixarás com vida. Antes destrui-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou YHWH teu ULhim." (Devarim/Deuteronômio 20:16). 


40 Assim Yahshuah feriu toda a terra das colinas, e do.
sul, e das nações baixas, e das corredeiras, e todos seus completamente tudo que tinha fôlego, (kol-ha-neshamá) como יהוה Ulhim
de Yahshurum ordenara.


11 E eles feriram todos os seres (kol-hanefesh) que estavam nela à ponta
da espada, completamente os destruíram: não houve
qualquer um deixado com fôlego: (kol-ha-neshamá) e ele queimou Chatzor
com fogo.


Nas passagens descritas; "kol-neshamah" poderia ser traduzido literalmente como “todo fôlego”. Evidentemente, referindo-se a todo aquele que tem fôlego, isto é, o Tanach procura enfatizar nesses trechos a morte de todas as pessoas. 


2ª Samuel 22:16 E as canalizações do mar apareceram; os fundamentos
do olam ficaram descobertas, pela repreensão de ,יהוה
pelo assopro do vento (minishmat- rukha) de Suas narinas






Tehillim-salmos 18; 15 Então os canais de mayim foram vistos, e os
fundamentos do olam foram descobertos em Tua
repreensão, Ó יהוה , na estrugir do fôlego das Tuas
narinas (minishmat rukha).



nefesh também aparece se formando em conexão com neshamá (fôlego) e rukha (sopro) em Bereshit (Gênesis) 2:7


bereshit-genesis 2; 7 E יהוה Ulhim formou o homem do pó da terra, e.
soprou (rukha) em suas narinas o fôlego (neshamá) da chayim, e o homem
tornou-se um nefesh (alma) vivente.
Acima, a linguagem poética também se utiliza do antropomorfismo para afirmar que a terra seca apareceu a partir do momento que o fôlego de YHWH foi soprado pelas suas narinas. Novamente, “neshamá” aparece como o movimento do fôlego, e rukha - aqui traduzido como vento - é o que sai das narinas. 



O uso de neshamá (fôlego) aqui novamente se refere à vida da pessoa. "Para quem proferiste palavras? E de quem é o espírito [venishmat] que saiu de ti?" (Iyov/Jó 26:4) "O espírito do homem [nishmat adam] é a lâmpada de YHWH, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre." (Mishlei/Provérbios 20:27)




...então o filho da mulher proprietária da bayit, caiu doente; e sua
doença era tão severa, que não lhe restava fôlego "neshamá". Melachim Alef/1 Reis 17:17)
A ausência de fôlego é usada na escritura para se referir ao estado d e óbito da criança!


"sopro (minishmat) de yhvh

Pelo sopro de yhvh eles perecem, e pelo Rukhah de
Suas narinas ele são consumidos." (Iyov/Jó 4:9) 

o conceito de "neshamá" seja ele literal ou figurativo, permanece sendo o do fôlego.

"A Rukha de yah me fez, e o sopro do [venishmat] Shadai me dá vida." (Iyov/Jó 33:4)

(Iyov/Jó 34:14-15);14...Ele ajuntasse para
Si mesmo o rukha do homem e seu o seu sopro;
15 Toda carne pereceria juntamente, e o homem voltaria
para o pó.

A vida do homem vem pelo fôlego (neshamá) do Shadai (Todo-Poderoso). Isso significa um reconhecimento de que o nosso fôlego vem de ULhim. Essa ideia é semelhante à de Bereshit (Gênesis). Isto é, a vida só existe porque Ulhim lhes concede o seu fôlego (neshamá).

"Tudo quanto tem fôlego [kol haneshamá] louve ao Yah. Halelu-Yah!" (Tehilim/Salmos 150:6)


Assim diz El YHWH que criou os céus e os desenrolou, e estendeu a terra e o que dela procede; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito [neshamá] aos que andam nela." (Yashayahu/Isaías 42:5) "Pois eu não contenderei para sempre, nem continuamente ficarei irado; porque de mim procede o espírito [rukha], bem como os fôlegos da vida [neshamot] que eu criei." (Yashayahu/Isaías 57:16) Em ambas as passagens, o uso do termo neshamá (fôlego) se refere à própria vida. Sem YHWH, o homem não poderia sequer respirar. Foi YHWH quem concedeu o fôlego (neshamá) ao homem, e Ele pode a qualquer momento removê-lo. "Como, pois, pode o servo do meu Adon falar com o meu Adon? “pois, quanto a mim, desde agora não resta força em mim, nem fôlego [uneshamá] ficou em mim.” (Danyahu 10:17)

A primeira coisa que se observa de equivocado é que neshamá (fôlego) não é super-alma, e sim o ato bastante físico da respiração - quando muito um simbolismo para a vida. Ela não separa o homem de outros seres vivos porque, conforme visto em Gn. 7:21-22, o termo é usado indiscriminadamente tanto para homens quanto para animais. A neshamá (fôlego) também não tem qualquer conexão com vida após a morte, pois observa-se em textos tais como Melachim Alef (1 Reis) 17:17 e Iyov (Jó) 34:14-15 que a neshamá (fôlego) não permanece após a morte, pois nenhum morto respira. A ideia de que a neshamá (fôlego) tenha qualquer coisa a ver com intelecto ou consciência da existência de Ulhim também é uma enorme extrapolação do texto poético de Iyov (Jó) 32:8,




Ivonil Ferreira  de Carvalho!

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