sexta-feira, 31 de julho de 2020

Halachá e Hagadá


Halachá e Hagadá
O Talmude contém um material vasto, que aborda assuntos de naturezas muito diversas. Tradicionalmente, as declarações talmúdicas podem ser classificadas em duas categorias amplas, as declarações haláquicas e hagádicas.[12] As declarações haláquicas são aquelas que se relacionam diretamente com as questões da prática e lei judaica (Halachá), enquanto as declarações agádicas são aquelas que não tem qualquer conteúdo legal, sendo de natureza mais exegéticahomiléticaética ou histórica

As normas do judaismo muito em voga na época d e shaul-paulo eram divididas em duas partes!

Halachá =ralará
e Hagadá=ragadá


...elas abordam assuntos de naturezas muito diversas. Tradicionalmente, as declarações podem ser classificadas em duas categorias amplas, as declarações "haláquicas e hagádicas". As declarações haláquicas são aquelas que se relacionam diretamente com as questões da prática e lei judaica (Halachá), enquanto as declarações agádicas são aquelas que não tem qualquer conteúdo legal, sendo de natureza mais exegética, homilética, ética ou histórica.

Ou seja...nelas existiam os judeus conversos ao mashyah nazareno, mas, que ainda carregavam todo o peso da tradição judaica, e os goym-gentios que tb semi-convertidos ao mashyah, 
aos quais não estavam obrigados a seguir tais rituais dos judeus!

Sobre isso escreveu David stern...tradutor da Biblia Judaica Completa...no seu prefacio pg 29 o seguinte resumo sobre o Livro d e Atos dos apsotolos...um dos principais propósitos do Livro de atos é provar que os gentios podem se tornae messiânicos(seguidores do messias yahshuah) sem a conversão ao judaismo..!
È irônico que a opinião popular atual requeira aplicação reversa do Livro d e atos...para demonstrar que os judeus podem tornar-se messianicos sem a conversão aos moldes da aliança renavada! (grifo meu)


Nenhum comentário:

Postar um comentário