terça-feira, 25 de outubro de 2011

CELULAS TROCOS


Imagem relacionada


Bereshet(genesis)2;18 E YAHVEH יהוהUL-him disse, Não é bom que o homem esteja só; Eu farei para ele uma adjutora como sua correlativa.

21 E YAHVEH יהוהUL-him fez com que um sono profundo caísse  sobre Adam e ele dormiu: e Ele tomou uma de suas costelas, e fechou com carne no seu lugar;
22 E com a costela que YAHVEH יהוהUL-him tinha tomado do homem, Ele fez a isháh (mulher,) e a trouxe para o ishih (homem.)
23 E Adam disse, Esta é agora osso dos meus ossos, e carne de minha carne: ela será chamada Isháh, porque ela foi tomada do Ishíh
Resultado de imagem para celulas tronco fotos



blastocisto

    nome masculino
    biologia
    Fase de desenvolvimento embrionário dos mamíferos, o equivalente ao blastocisto, que é uma estrutura celular complexa derivada da mórula; Ele é formado por uma massa celular interna do embrião e as origina uma camada periférica de células que formam a placenta.


21 Então o Eterno ULhim C fez cair um sono pesado sobre o Ishí(homem,) e este adormeceu; tomou-lhe então, uma das costelas , e fechou a carne em seu lugar; 22 e da costela que o Criador Yahveh lhe tomara, formou a Ishá(mulher) e a trouxe ao Ishi(homem.) 23 Então disse o Ishí (homem:) Esta é agora osso (substância) dos meus ossos , e carne(basar) da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.”





O que são células tronco ou stem-cells?

Resultado de imagem para celulas tronco fotos


Fascina os biólogos, desde a fundação da teoria celular, em 1839, pelo fisiologista alemão Theodor Schwann, a capacidade da vida de gerar um organismo adulto completo a partir de apenas uma célula. A pergunta formulada por Hans Spemann (1869-1941), em 1938, abriu o caminho e criou a obrigação de respostas consistentemente adequadas à qualidade da indagação científica: "o núcleo de uma célula totalmente diferenciada seria capaz de gerar um indivíduo adulto normal, se transplantado para um óvulo enucleado?( Que se conseguiu remover o núcleo?).".


Resultado de imagem para celulas tronco fotos

No mundo inteiro estão espalhando os experimentos científicos com ovelhas, camundongos, bezerros, inclusive no Brasil, mostraram, a partir de 1996, ano da clonagem de Dolly, na Escócia, que a pergunta que reberberava no nosso tempo, era absolutamente correta, mas, também, que a resposta era boa e que o enigma da vida encontrava uma nova e instigante formulação.

Atualmente, as pesquisas com células-tronco adultas e embrionárias, além das questões controversas que se abrem, do ponto de vista ético e do ponto de vista jurídico-legal, contribuindo enormemente para a efabulação intrincada das ficções sociais do mundo em que vivemos, trazem para esse mesmo mundo a esperança de promessas de novas terapias médicas num mundo tão corrompido e degenerado neste campo de doenças, epidemias, endemias acentuadas, e vão tornando cada vez mais realidade programas de manipulação genética e de bioengenharia, em busca das possíveis curas medicinais.

Resultado de imagem para celulas tronco fotos
As células-tronco estão presentes desde a vida embrionária até a vida adulta, e provavelmente até nossa morte. São elas as responsáveis pela formação do embrião e também pela manutenção dos tecidos na vida adulta. No início da vida embrionária, as células-tronco são virtualmente totipotentes, ou seja, apresentam capacidade de gerar quaisquer tecidos do organismo. Contudo, após a formação do embrião propriamente dito, diversos tecidos mantêm células-tronco que participam da fisiologia normal (e da patologia também) na vida adulta.

Conceitualmente, as células-tronco apresentam duas características fundamentais: 1) auto-renovação ilimitada, por exemplo, a capacidade de multiplicar-se gerando células iguais à célula-original durante toda a vida, e; 2) pluripotência, como, por exemplo, a capacidade de gerar diferentes tipos celulares.

Apesar de existirem em baixa freqüência, seus números são suficientes para manter os tecidos que necessitam de renovação constante. Em alguns sistemas onde são bem caracterizadas, sua freqüência é estimada em 1 para cada 100.000 células totais daquele tecido. As células-tronco, à medida que se dividem, geram progenitores comprometidos, com uma capacidade de proliferação ainda mais limitada e um restrito potencial de diferenciação devido ao comprometimento com uma linhagem celular única. A partir deste ponto, esta célula já comprometida chamada precursor, já possui morfologia definida e seu potencial proliferativo é limitado ou mesmo nulo.

Resultado de imagem para celulas tronco fotos
Esta é agora osso (substância) dos meus ossos ,
e carne da minha carne

Quando eu era jovem na minha primeira aula de Biologia lembro-me do meu professor dizendo o quanto era um absurdo alguém crer na possibilidade de um pedaço de osso formar um ser humano, isso ele estava se referindo quanto à passagem Gênesis 2:21-23: “21 Então o Soberano Ulhim fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe então, uma das costelas , e fechou a carne em seu lugar; 22 e da costela que o Soberano Ulhim lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. 23 Então disse o homem: Esta é agora osso (substância) dos meus ossos , e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.” ; no entanto eu também não deixava de rir quanto ao assunto. Os anos se passaram e pela infinita benignidade do aba-Pai de Nosso Salvado yahshuah hamashyah;  que  me recebeu em seus braços.
Resultado de imagem para celulas tronco fotos

Tehillim(Salmos) 139;15 Meus ossos não te estavam ocultos Quando fui feito ... Quando fui tecido nas partes mais baixas da terra. 16 Teus olhos viram até mesmo meu embrião. E todas as suas partes estavam  assentadas por escrito no teu livro!!!Hoje quando tenho a oportunidade de falar aos alunos começo sempre com uma pergunta: Vocês crêem na autenticidade arqueológica de manuscritos antigos? E eles respondem com um grande “Sim”! Então continuo: No momento qual é o assunto que a comunidade científica tem se maravilhado? Eles respondem: células-tronco! (madre). Hoje os cientistas de várias partes do mundo vangloriam-se dessa recém descoberta. No entanto quando olhamos para a palavra deCriador, podemos encontrar algo maravilhoso no livro de Gênesis; quando o Soberano como criador do homem toma uma parte de Adam e com essa parte forma Havah, Adam usa uma expressão se relacionando com Havah dizendo que ela é “ substancia ” da sua “ substância “, segundo o original em hebraico a palavra “ osso ” aparece como substância .

Resultado de imagem para celulas tronco fotos

Temos em nossas mãos algo de valor inestimável, o livro de Gênesis foi escrito há mais de 4.000 mil anos, mas atualmente muitos pesquisadores (cientistas) acreditam terem descoberto algo novo e de grande importância para a humanidade. Recorro-me em rendição às Sagradas Escrituras ao livro de Eclesiaste escrito aproximadamente 935 a.C., capítulo1:9-11 "O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer: nada há, pois , novo debaixo do sol. 10 Há alguma cousa de que se possa dizer: Vê isto é novo? já foi nos séculos que foram antes de nós. 11 Já não há lembrança das cousas que precederam; e das cousas posteriores também não haverá memória entre os que hão de vir depois delas."


Resultado de imagem para celulas tronco fotos
Todo este assunto de clonagem com a tentativa do homem gabar-se de ter o poder criador, revela o quanto somos infinitamente pequenos diante da grandeza do verdadeiro Criador Eterno .

As células-tronco podem ser encontradas mais comumente em:

a) vários tecidos humanos (sangue, medula e outros tecidos) mas em quantidade muito pequena;

b) no cordão umbilical e na placenta (em quantidades bem maiores);

c) em embriões nas fases iniciais da divisão celular, isto é, na fase de blastócito. (Conjunto de blastômeros ou seja células derivadas de várias clivagens sucessivas.)
Possuem a capacidade de se multiplicarem, reparando e formando diversos tecidos do corpo, como os da própria pele, do cérebro, dos ossos, do coração e dos músculos, torna essa pesquisa um importante avanço da medicina no tratamento de doenças até hoje incuráveis, como câncer (a leucemia inclusive), lesões na coluna (problemas de paralisia), danos cerebrais (traumas e doenças como os males de Alzheimer e de Parkinson), tratamentos para doenças neurodegenerativas, danos no coração entre outras. Com a “recém ” descoberta das células tronco sabe-se que através da medula óssea ou utilizando-se de um termo não técnico “tutano” material encontrado dentro do osso.

Resultado de imagem para celulas tronco fotos
Então quando lemos em Gênesis, Adam falando que Havah é osso dos meus ossos acredito que não preciso ir muito além, seria como uma resposta à comunidade cientifica que o assunto de células tronco não e algo novo. Não pretendo de forma alguma com esse assunto ferir e com muito temor ser irreverente a santa palavra de Yahveh. Também com respeito à ciência não negligenciar os benefícios desde que sejam governados pela autoridade da Palavra do  eterno!

Calem-se todos aqueles que ostentam uma descoberta como sendo recente, mas que, no entanto já encontramos fatos suficientes em um documento escrito a mais de 4.000 mil anos. Yahveh está acima de tudo. Quando Yahshuah Hamashyah andou sobre as águas foi-se a lei da Física humana sobre a gravidade, quando Ele transformou água em vinho foi-se a Química humana, quando multiplica com apenas um pouco de peixe e pão e alimenta mais de 5.000 pessoas foi-se a matemática humana, quando ressuscita um homem já em estado de putrefação foi-se a Biologia humana e etc.

Posso confessar com os meus lábios através dessas poucas palavras: O Soberano Yahveh é sobre tudo e me rendo diante de Sua majestade.


“Quem é como o sábio? E quem sabe a interpretações das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e com ela à dureza do seu rosto se transforma.” Eclesiastes 8:1


Relato de um médico!!


Ivonil Ferreira  de  Carvalho



Nenhum comentário:

Postar um comentário