terça-feira, 25 de outubro de 2011

NOME IVRYT

Ivryt………………….alfabeits

O hebraico (תירבע, ivrit) é uma língua semítica pertencente à família das línguas afro-asiáticas. A Esritura original, a Torá, e o Tanak que os Yahdim (judeus) consideram ter sido escrita na época de Moisés,e os profetas n um esspaço  de   de cerca de 3.000 anos atrás, foi redigida no hebraico dito "clássico". Embora hoje em dia seja uma escrita foneticamente impronunciável, devido à não-existência de vogais no alfabeto hebraico clássico, os Yahdim (judeus) têm-na sempre chamado
de
       שודקה    ןושל 
Lashon haKadosh       
("A Língua Sagrada")
 Já que muitos acreditam ter sido escolhida para transmitir a mensagem de yahveh à humanidade. Por volta da primeira destruição de  Yahshalaym (Jerusalém) pelos babilônios em 586 a.C., o hebraico clássico foi substituído no uso diário pelo aramaico, tornando-se primariamente uma língua franca regional, tanto usada na liturgia, no estudo do Mishná (parte do Talmude) como também no comércio.
O hebraico renasceu como língua falada durante o final do século XIX e começo do século XX como o hebraico moderno, adotando alguns elementos dos idiomas árabe, ladino, iídiche, e outras línguas que acompanharam a Diáspora Judaica como língua falada pela maioria dos habitantes do Estado de Israel, do qual é a língua oficial primária (o árabe também tem status de língua oficial)

         “Lashon haKadosh=A Língua Sagrada".        “YAHVEH=SHALOM= םשלו = הוהי
 já que muitos acreditam ter sido escolhida para transmitir a mensagem de Deus à humanidade. Por volta da primeira destruição de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C., o hebraico clássico foi substituído no uso diário pelo aramaico, tornando-se primariamente uma língua franca regional, tanto usada na liturgia, no estudo do Mishná (parte do Talmude) como também no comércio.
O hebraico renasceu como língua falada durante o final do século XIX e começo do século XX como o hebraico moderno, adotando alguns elementos dos idiomas árabe, ladino, iídiche, e outras línguas que acompanharam a Diáspora Judaica como língua falada pela maioria dos habitantes do Estado de Israel, do qual é a língua oficial primária (o árabe também tem status de língua oficial).

 YHWH – (יהוה) - Tetragrama; Um nome difícil, quase impronunciável, de Deus; quase sempre traduzido por Senhor.
Yehoshua - (Jesus)é o Salvador
Javé - (Ha'Shem) é a Salvação

YHAVEH  Ulhim (ULRRIM) – (יהוה-אולהים) - Eterno criador de todas as coisas
YHVH -YAH Hosseu - O Eterno que nos criou
YHVH  YAH- Yaser - O Eterno é Reto
YHWH -Yah Yireh – (יהוה ידח) - O Eterno proverá
 YHWH Yah Nissi – (יהוה נסי) - O Eterno é a Minha Bandeira
YHWH  Raah – (יהוה דעה) - O Yah é o Meu Pastor
YHWH  Rafa – (יהוה דפה) - O Eterno que te sara
YHWH  Sabaoth – (Sebhãôh) – (יהוה צכאח) - Eterno dos Exércitos
YHWH Shalom – (יהוה שלום) - O Eterno é Paz
YHWH Shammah – (יהוה שמה) – O Eterno está presente; O Eterno está ali
YHWH Tsidikenu – (יהוה צדקנו) –O Eterno Justiça nossa;

Nenhum comentário:

Postar um comentário