Shin é a 21ª letra do alfabeto hebraico; o seu valor é 300, seu elemento é o fogo, e o verão está sob a sua influência.
Shin é inicial de Shadai, o Guardião dos Portões de Israel. Toda mezuzá (Mezuzá (do hebraico מזוזה "umbral") é o nome de um mandamento da Torá que ordena que seja afixado no umbral das portas um pequeno rolo de pergaminho) traz uma letra Shin gravada do lado externo. Shalom também começa com Shin e, mais do que significar paz, temos em Shalom (considerado um dos TÍTULOS DO CRIADOR) um estado de plenitude...
Os três pilares que podem ser visto em sua forma são interpretados como as colunas da Árvore da Vida: Amor, Temor e Equilíbrio. Vista como três letras Vav unidas pela base, ao somá-las obtemos a guematria 18, que é a mesma de Chai (vida). Assim, o fogo de Shin é o fogo da vida, da fé constante e permanente. Lembrando que Yahveh se manifestou para Mehshuah (Moisés) em uma ARBUSTO ardente.
Shin é também associado a Shein (dente) pois, do mesmo modo que os dentes trituram a comida para que ela possa ser digerida, Shin "mastiga" a ESCRITURA, para que os seus ensinamentos possam ser absorvidos pela mente e pelo coração. Chegamos à mesma conclusão quando analisamos a posição de Shin na Árvore da Vida, entre as sefirót(Sefirot são as dez emanações de Ain Soph na cabala. Segundo a cabala, Ain Soph é um princípio que permanece não manifestado e é incompreensível à inteligência humana. Deste princípio emanam os Sefirot em sucessão. Esta sucessão de emanações forma a árvore da vida. ...) Chochmá (sabedoria) e Biná (entendimento): a sabedoria de Chochmá é caótica até ser organizada por Biná; o discernimento de Biná é inútil sem Chochmá como parâmetro. Shin estabelece uma comunicação entre uma coisa e outra. No corpo, Chochma e Biná correspondem aos lados direito e esquerdo do cérebro.
Ainda trazendo para a letra Shin atributos de palavras que ela inicia, temos Shiná (mudança) e Shaná (ano). Combinando estes dois elementos, devemos fazer de nossos anos um processo contínuo de mudança para realizarmos Shin em nossas vidas. O verão (última estação antes de Rosh HaShaná, o ano novo hebraico), regido por Shin, é uma fase de amadurecimento, em que o povo hebreu deve mostrar o que aprendeu nos estudos das estações anteriores. São os meses onde a Shechináh-pronucia-se xerrináh) (Presença de YAH, palavra também iniciada por Shin) se oculta, forçando o empenho do discípulo na revelação da verdade.
Quando um dia é igual ao outro de forma sucessiva, isto significa que estamos enredados pelo anjo da morte. A Cabalá recomeda a meditação na letra Shin para afastar as energias negativas, evocando guardiões à sua volta, e no resgate de sua herança espiritual. Shin também desperta Simchá-pronuncia-se simrá) (alegria), que é um dos atributos de Biná - quando vivemos em estado de alegria, tudo faz sentido, tudo se encaixa, todas as nossas necessidades são preenchidas
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