sexta-feira, 8 de maio de 2020

A LETRA HEBRAICA 'HÊ': A letra 'HÊ' no início da sílaba soa como o 'H' aspirado da palavra inglesa 'HOUSE' ( Casa ). No final da sílaba é MUDA. Fonte: Gramática do Hebraico Clássico e Moderno, p. 47. - Prof. Roberto Alves


LETRA HEBRAAICA 'HÊ':

 A  letra  'HÊ'  no início da sílaba  soa como  o  'H'  aspirado
da palavra inglesa 'HOUSE' ( Casa ).  No final da sílaba
é  MUDA.






Fonte: Gramática do Hebraico Clássico e Moderno, p. 47.
           - Prof.  Roberto Alves


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A quarta letra do alfabeto hebraico é chamada de "Dalet" (pronuncia-se "dah-let") e tem o som de "d" como em "dado".

No hebraico moderno, a letra Dalet pode aparecer em três formas:
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Escreva a versão impressa manual (ou a versão "bloco") de Dalet da seguinte forma:
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Note-se que a primeira linha estende-se para além da linha vertical para a direita.

E a versão cursiva:
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Esta é um pouco difícil de escrever no início, mas a prática leva à perfeição!

Escreva a letra Dalet (da direita para a esquerda), tanto impressão manual e escrita várias vezes:
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Nota: Como Gimel, Dalet também pode algumas vezes ter um ponto no meio da letra (denominada marca dagesh), mas isso não afeta sua pronúncia: com ou sem o ponto, ainda é pronunciado "d", como em dado (historicamente, Dalet sem o ponto era pronunciado "th").Sumário
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Informação Avançada
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A letra Dalet é a quarta letra do Aleph-Bet, tendo o valor numérico de quatro. O pictograma Dalet é algo como uma porta da tenda fechada (pendurada), enquanto que a escrita hebraica clássica (ketav Ashurit) é constituída de duas linhas e um ponto de canto (ou excesso) chamado de "ouvido". A forma dobrada do dalet simboliza uma pessoa carente que está curvada (a palavra Dalet vem de (dalah) a qual significa tirar ou empobrecer, e a palavra (dalut) significa pobre ou empobrecido). Orelha de Dalet é dito ser escutando o gemilut chasidim do Gimel se aproximando.


1. Mistérios de Dalet
Dalet representa a humildade e a consciência de nada possuindo pertencente de outra pessoa. Como Dalet porta também representa simbolicamente a escolha de abrir-nos a esperança de nossos sonhos ou permanecer fechado e alienado.

O ponto de canto representa o conceito de bitul ou espiritual autoanulação. Prática de bitul leva a humildade, a porta de entrada para a casa de yhvh, que é atingida pela técnica conhecida como devekut; clivagem ou apego a Yahveh:
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2. Dalet e Pardes
Sábios judeus tradicionais identificam quatro níveis de interpretação das Escrituras, chamadas (Pardes), um acrônimo formado a partir de:

- P'shat (significado literal com base na intenção histórica do autor)
- Remez (dica, alusão, analogia, alegoria)
- D'rash (aplicação, exposição)
- Sod (mistério, sentido "profundo")
Na verdade, a palavra para conhecimento, (da'at), significa a "porta no olho" usando os pictogramas antigos.

3. Dalet e a Torá
Há quatro letras para o nome do soberano, assim como há quatro componentes do texto da Torah, incluindo:

- Otiyot (letras). Os 22 medial e 5 formas finais das consoantes hebraicas.
- Nikudot (marcas de vogal). As marcas vocalicas adicionada ao texto.
- Tagin (coroas). As letras coroadas para as chamadas letras Sha'atnezgets: Shin , 'Ayin, Tet, Nun, Zain, Gimel e Tzade.
- Ta'amim. Cantilação (ou tropo) marca usada para entoar o Torah.

4. Dalet e os nomes e títulos de ULHIM(ULRRIM).

ULHIM (ULRRIM) é chamado dayan ha'emet, o Juiz Verdadeiro.
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Yahshuah o Mashya é de fato o Verdadeiro Juiz a quem o Pai deu toda a autoridade sobre os destinos da humanidade.

5. Dalet e o Portal de Judá
Yahshuah o Mashyah, é claro, era da tribo de Yahdah (Judá.) Curiosamente, o nome da tribo (Yahdah) contém todas as letras do nome kadosh (sagrado,) exceto pela a letra Dalet, sugerindo que a porta para o Soberano Yahshuah o Mashyah viria através de Yahdah (Judah.)

6. Dalet é um retrato da Humanidade na necessidade de Yahshuah o Mashya
A palavra religião é (dat), o que significa a "porta da estaca  de  tortura" usando os pictogramas antigos. O Pai (Aleph) enviou Seu Filho (Bet) e por meio do Rukah  Hakadosh (Gimel), que faz apelo ao pobre e necessitado de receber o favor imerecido  do soberano ULHIM de Yahshurum. Como Yahshuah o Mashya disse: "Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo"  Gilyahna (Apocalipse 3:20). 

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